Artemisia articula os primeiros investimentos de impacto de Elie Horn, fundador da Cyrela
Estante Mágica e Barkus Educacional são os
primeiros negócios de impacto selecionados para receber os investimentos via
financiamento de longo prazo. Articulada pela Artemisia, a negociação demandou
uma análise criteriosa para identificar negócios com solidez financeira e bons
números de impacto social, adequados para o recebimento do empréstimo.
São
Paulo, 2022 | Uma
conversa com Muhammad Yunus, Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank, sobre o
papel dos negócios sociais como solucionadores de problemas sociais, contribuiu
para a decisão de Elie Horn – um dos maiores filantropos do Brasil – de
investir, via financiamento de longo prazo, na Estante Mágica e na Barkus
Educacional. A articulação foi conduzida pela Artemisia, organização pioneira
no Brasil no fomento e na aceleração de negócios de impacto, que passa a contar
com mais um case
robusto de apoio ao empreendedorismo de impacto no país. A operação contou com
a assessoria jurídica do escritório Mattos Filho e apoio do Banco BMP.
Segundo Luciano Gurgel,
diretor-executivo da Artemisia e articulador da operação, a iniciativa começou
com a premissa de que é chegado o momento de a Artemisia passar a articular,
com mais potência, investimentos com capital paciente para negócios de impacto
promissores (da base acelerada e de fora dela). A partir daí, articulou-se o
encontro entre Yunus – criador dos conceitos de microcrédito e de negócios
sociais – e Horn para desenvolver informações balizadoras da decisão do
filantropo de direcionar recursos, complementares à filantropia, ao
investimento de impacto. Com esse diálogo estabelecido, os profissionais da
organização deram início à seleção de negócios qualificados a receber os
investimentos.
“Estamos
muito felizes em sermos os articuladores dos primeiros investimentos de impacto
do empresário Elie Horn. A Artemisia tem uma trajetória consolidada em
diferentes processos de capacitação de empreendedores – e na atração de grandes
empresas, governos, institutos e fundações para a correalização de programas
inovadores em conteúdos, formatos e metodologias. Com essa operação, atingimos
um novo patamar complementar ao trabalho já realizado com grande expertise e pioneirismo, no
qual podemos contribuir ainda mais com o fortalecimento do empreendedorismo de
impacto no Brasil”, afirma Gurgel.
Na percepção do diretor-executivo da
Artemisia, o acesso à capital é uma das grandes travas para o avanço de muitos
negócios comprometidos com o impacto positivo – sendo que deveria ser uma
alavanca. “Por isso, passamos a articular e facilitar o aporte de recursos de
investidores dispostos a oferecer financiamento de longo prazo a negócios de
impacto em fase crescimento. Trata-se de um passo importante na construção de
um arco completo de apoio ao empreendedor de impacto social ou ambiental em
toda a sua jornada, da capacitação ao acesso a um capital condizente com o
estágio de maturidade dos negócios, passando pelas mentorias dedicadas e
conexões com players
relevantes do mercado. É aqui que queremos posicionar a Artemisia: o ‘one stop shop’ do
empreendedorismo de impacto do país”, afirma, acrescentando que esse foco novo
de atuação recai na articulação de capital, investimento via dívida, aliada ao
acompanhamento próximo da Artemisia às empresas investidas com apoio para que
cresçam e gerem alto impacto. “Criamos, assim, um círculo virtuoso para o
ecossistema”, finaliza.
Na visão do empresário e filantropo Elie
Horn, a educação é fundamental para a transformação e para o desenvolvimento de
gerações que passam a multiplicar conhecimento e fazer parte direto da
inovação. “Há mais de quarenta anos me dedico a fazer o bem e, como empresário,
entendo que temos o papel de estimular e construir jornadas de produtos e
serviços que não existem na sociedade – e que vão agregar algo que pode ser intangível
para as pessoas. Esse é o caso do poder de transformação que a educação
viabiliza, e hoje como grande apoiador de diversos projetos com foco na
educação, tenho a certeza de que são em iniciativas como esta que plantamos
sementes que renderão muita prosperidade para o futuro”, destaca.
A conversa entre Elie Horn, Muhammad
Yunus e Luciano Gurgel contou, ainda, com o apoio de Aron Zylberman,
diretor-executivo do Instituto Cyrela, e Maure Pessanha, presidente do Conselho
da Artemisia.
|| OS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL
SELECIONADOS
BARKUS
EDUCACIONAL | Fundada
por Bia Santos e Marden Rodrigues em 2016, a Barkus Educacional busca
compartilhar não apenas conhecimentos: oferece suporte no desenvolvimento de
comportamentos financeiros mais saudáveis. Para isso, uma das ferramentas
utilizadas é a Iara – um bot
humanizado que ensina finanças pessoais por meio de trilhas de aprendizagem
individuais e personalizadas ministradas pelo WhatsApp. Na prática, o apoio tem
a missão de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos à medida que aprimora a
relação deles com o dinheiro, principalmente por meio das áreas de Recursos
Humanos e Marketing de médias e grandes empresas, que contratam a solução para
seus colaboradores e clientes.
O tema da educação financeira surgiu na
vida dos fundadores depois de uma pesquisa que fizeram no Ensino Médio, em
2012. Anos depois, os jovens perceberam que ter acesso a esse conhecimento foi
essencial para melhorarem de vida. Essa percepção inspirou a criação da edtech que conta, hoje, com
mais de 45 mil pessoas atendidas. O negócio de impacto social utiliza
metodologias autorais e, com apoio da tecnologia, cria soluções educacionais
que fomentam novos conhecimentos, novas atitudes e comportamentos financeiros
mais saudáveis em jovens e adultos. O desafio enfrentado por empreendedores no
país também é objeto dos conteúdos segmentados em finanças pessoais,
investimentos, empreendedorismo e negócios.
Segundo Bia Santos, para além da
importância do capital para o crescimento da startup,
este investimento é um passo super-relevante para o cenário dos negócios de
impacto do Brasil, que, muitas vezes, quebram por falta de recursos. “Como
ecossistema, precisamos de mais canais de financiamento e, claro, de pessoas
que acreditem no potencial das empresas de impacto – e que entendam as nossas
particularidades. Estamos muito felizes em ser uma das primeiras empresas
escolhidas por um filantropo como Elie Horn, que apoia tantas organizações
maravilhosas e tem um histórico exemplar. Mas, não podemos esquecer que com
grandes poderes vêm grandes responsabilidades! Estamos trabalhando duramente
para sermos um grande case de
sucesso e, assim, abrir ainda mais portas para outras startups”, afirma Bia,
acrescentando que o sentimento é de felicidade com um misto de brilho nos
olhos. “Temos ainda mais força para continuar trabalhando, dia após dia,
aprendendo, construindo e crescendo.”
ESTANTE
MÁGICA | A Estante
Mágica é um negócio de impacto social que acredita na educação como chave para
transformar o mundo. A empresa oferece novas formas de estimular a criatividade
e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas histórias. Em
parceria com escolas públicas e privadas, os alunos escrevem e ilustram o
próprio livro, com direito a evento de autógrafos no final do projeto. Já foram
impactados mais de 1,5 milhão de alunos em países como Brasil, Quênia,
Portugal, Espanha, México, Argentina e Colômbia. A empresa oferece ferramentas
para auxiliar escolas e professores no incentivo à leitura e escrita. Com o
investimento de empresas e pessoas que acreditam no poder transformador da
educação, o objetivo é alcançar 1 bilhão de crianças até 2030. Elie Horn –
segundo Robson Melo, sócio e fundador da empresa – é uma dessas pessoas.
“Quando a Estante Mágica transforma
crianças em autores, queremos mostrar que elas têm o poder de contar as
próprias histórias; que são donas de suas narrativas. E a história do sr. Elie
Horn é uma inspiração a mais para nós – empresários de impacto social – e para
todas as crianças beneficiadas pela Estante Mágica. Com esse financiamento se
abre uma nova página para que milhares de outras crianças possam escrever as
suas histórias”, diz Melo.
SOBRE OS NEGÓCIOS DE IMPACTO | São empresas que oferecem, de forma
clara e intencional, soluções para endereçar um problema social e/ou ambiental
por meio de sua atividade principal. Atuam de acordo com a lógica de mercado,
com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a
medir o impacto que geram. Em resumo, os negócios de impacto seguem os
seguintes critérios: intencionalidade de resolução de um problema social e/ou
ambiental; a solução de impacto é a atividade principal do negócio; busca de retorno
financeiro – operando pela lógica de mercado –; e têm compromisso com
monitoramento do impacto gerado.
ARTEMISIA | A Artemisia é a organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Tem como foco de atuação identificar e potencializar negócios que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal. Fundada em 2005, a Artemisia possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. www.artemisia.org.br
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