BidonCred foca expansão da franquia nas regiões Sul e Sudeste
BidonCred chama a atenção pelo baixo
investimento, estrutura enxuta, além de ser um modelo altamente rentável e
lucrativo graças a tradição da marca
A pandemia mudou a visão das pessoas sobre a real
necessidade de contar com um seguro. Cada vez mais o mercado se faz presente no
dia a dia das pessoas como proteção de vida e para bens materiais. O seguro de
vida disparou nesse período como uma proteção financeira em caso de morte ou
invalidez permanente.
Balanço da plataforma IRB + Inteligência
mostra que o setor faturou R$ 11,2 bilhões apenas em maio do
último ano, o que representa uma alta de 26,4% em relação ao mesmo período em
2020. Com isso, o mercado atingiu a marca de 54,2 bilhões de reais no acumulado
de 2021, um acréscimo de 15,9% se comparado ao ano anterior.
A expectativa do mercado de seguros é de mais
crescimento para 2022. A BidonCred, franquia especializada em seguros e
mercado financeiro, segue no mesmo ritmo e quer fechar o ano com mais de
duzentas unidades.
Mercado de franquias no Sul e Sudeste do Brasil
As regiões Sul e Sudeste são consideradas as mais
desenvolvidas do Brasil. São os avanços nas áreas social e econômica que atraem
as redes de franquias para expansão dos seus negócios. Em 2021, de
acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do sul do
país faturaram mais de R$ 33 bilhões em vendas.
Segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região
é responsável por 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. É destaque
positivo praticamente em todos os segmentos econômicos, no setor
industrial não é diferente. Ocupa, atualmente, o segundo lugar do percentual
nacional nesse setor da economia, o volume comercial corresponde a 21% do total
nacional.
Já o Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, é
conhecido por concentrar centros comerciais importantes e reunir bom público
consumidor, já que o desenvolvimento das grandes cidades acumula condições
econômicas favoráveis para quem quer empreender.
Além de reunir 42% da população brasileira (somente no
estado de São Paulo são 46,6 milhões de pessoas), a região concentra o maior
PIB do país. Por conta do alto poder econômico, a região Sudeste do
Brasil sempre foi um atrativo para empreendedores.
No franchising, marcas se apoiam no bom
desenvolvimento local para expandir. “Queremos potencializar nossa marca
nessas regiões. Essas localidades atualmente são um celeiro de oportunidades
por possuir cidades de excelente poder aquisitivo e com um bom público
consumidor – que inclusive, é ideal para o nosso modelo de negócio”, explica
Marluz Felipe Wichmann, diretor executivo da BidonCred.
Expansão com modelos enxutos e rentáveis
A BidonCred é uma marca do setor de seguros que
pertence ao Grupo Wichmann, com mais de 30 de experiência no ramo de seguros e
mais de seis de know-how no mercado de franquias. Atualmente conta com
mais de 40 seguradoras e 13 bancos parceiros, oferecendo uma variada linha de
créditos e seguros diversos, proporcionando aos franqueados possibilidades de
oferta de empréstimos com taxas menores aos seus clientes.
Com 107 unidades ativas, a marca conta com duas
unidades próprias nas cidades de Novo Hamburgo (RS) e em Porto Belo (SC), além
de unidades franqueadas em quase todos os estados do Brasil.
Marluz Felipe Wichmann, diretor executivo da
BidonCred, enfatiza que o plano de expansão se estende por todo o país. “Claro
que as capitais e regiões metropolitanas são ideais para receber o negócio
proposto pela BidonCred, mas a marca não vai excluir investidores de nenhuma
parte do país. Para isso, potencializando nosso marketing como vitrine da nossa
marca”, diz.
Na região sul, a marca está presente em Porto Alegre,
Barão, Caxias do Sul, Sarandi, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Campo Bom, Porto
Belo, Itapema entre outras cidades e vê cidades como Canoas, Porto Alegre, São
Leopoldo, Rio Grande, Pelotas, Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí,
Joinville, Londrina, Curitiba, entre outras, como potenciais para abrir uma
unidade BidonCred.
Já na região sudeste, as cidades São Paulo, Guarulhos,
Campinas, Osasco, São Bernardo, Barueri, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Duque
de Caxias, Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora entre outras,
estão no radar.
A BidonCred oferece dois modelos de
negócios compactos para quem quer empreender na área:
Home office
– modelo com estrutura mínima, apenas computador, telefone e internet, sem
funcionários, otimizando os custos operacionais do franqueado. Nesse formato o
investimento inicial de R$ 15.590 (taxa de franquia mais capital de giro e o
custo de abertura da empresa), com faturamento médio mensal de R$ 15 mil e
prazo de retorno estimado entre 2 e 3 meses.
Loja física
– para quem busca mais visibilidade do negócio a BidonCred disponibiliza modelo
para espaço físico, com investimento inicial de R$ 28.590 (incluso taxa de
franquia, mais capital de giro e gastos para instalação). O faturamento pode
chegar a R$ 40 mil por mês, com retorno do investimento entre 18 e 24 meses.
Mercado potencial
Dados do Banco Central mostram que, de fevereiro de
2020 (antes da pandemia) a dezembro do ano passado, a atividade econômica
cresceu em alguns locais no Brasil. Dentre as regiões, o Sudeste ficou em
segundo lugar no ranking - ou seja, conseguiu crescer e avançar com a
economia.
A reação positiva evidencia o potencial local, que não
é de hoje. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somam
sozinhos mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Considerando
também o Espírito Santo, a região Sudeste concentra 55% da soma de todos os
bens e serviços finais produzidos pelo setor. São Paulo é o Estado que mais
ocupa o PIB industrial em uma mesma região. A Unidade Federativa é responsável
por 54,2% do indicador no Sudeste. Os dados são de um levantamento da CNI
(Confederação Nacional da Indústria).
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou as
cinco cidades brasileiras com maior concentração de renda, ou seja, com pessoas
mais ricas. No ranking, quatro dos cinco municípios pertencem ao Sudeste.
Metade dos municípios mais desenvolvidos do Brasil está na região. “Desde
que entramos no franchising nossa estratégia de expansão foca o potencial de
consumo dos estados, por ser um ambiente muito propício para fazer negócio”,
concluiu Wichmann.
No franchising, o Sudeste também é forte. Dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), mostram que essa é a região do país com
melhor receptividade para a expansão das franquias. Para se ter uma ideia, no
ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil, divulgado pela associação,
46 marcas são brasileiras e 43 têm sede por lá.
Sobre a BidonCred
A BidonCred surgiu em 2010, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), e entrou para o mercado de franchising em 2016, com atuação no mercado de seguros. Em 2022 incorporou a financeira e atualmente comercializa seguros e créditos nas áreas de: acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, automóvel e seguro de vida. Além de empréstimo consignado, crédito empresarial, consórcio, financiamentos, entre outros. A marca atua pelo sistema home office e loja física com investimento inicial a partir de R$15.590 e prazo de retorno estimado entre 2 a 24 meses. www.bidoncred.com.br
Nenhum comentário