Brasileiro surpreende no Dia das Mães e vendas no comércio crescem 20% em relação a 2020
Em comparação a 2021, segundo ano da pandemia,
a elevação foi de 3%
O cenário de inflação em alta, juros
elevados e desemprego apontava que as vendas do Dia das Mães, comemorado no
último dia 8, seriam menores do que em 2021, ainda dentro da pandemia da
Covid-19. Mas, o brasileiro resolveu surpreender e contrariar os números e
as estimativas mais pessimistas. Mesmo com a crise atual, as pessoas
confirmaram que o Dia das Mães é a data comemorativa mais significativa no
calendário anual em relação à representatividade nas vendas do comércio. Mais
do que o Natal, o consumidor não deixou a mãe brasileira passar sem um presente
ou uma lembrancinha.
Estudo realizado pela proScore, bureau
de crédito e authority de Score, apontou que houve sim um crescimento nas
vendas de 20% em relação a 2020, mesmo com baixas expectativas do mercado. A
apuração considerou a primeira quinzena de maio de cada ano analisado. Em
comparação com 2021, houve um aumento de 3%.
Um aspecto a ser destacado é como as
regiões do País refletem o consumo. A maior concentração aconteceu na Região
Sudeste, com os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nos três
primeiros lugares, seguidos de Bahia e Rio Grande do Sul. "Eu creio que o
acesso facilitado à infraestrutura tecnológica, mais capilarizado nesses
estados, auxiliou no crescimento desses números. Grande parte das compras
ocorreram digitalmente", disse Mellissa Penteado, CEO da proScore.
Ela destacou ainda que a característica
da digitalização das compras, não apenas nesse período, também é influenciada,
além da mudança cultural do consumidor, pela economia agregada implicitamente.
"O fato de você não precisar se deslocar, gera economia de combustível e
transporte, além de impedir o ímpeto por compras adicionais, que não estavam na
verba separada para o presente da mamãe", afirmou a executiva.
Outro recorte trazido no estudo
realizado é a faixa etária de maior originação do consumo, que se agrupou mais
significativamente entre 31 e 40 anos. Um dos pilares que justificam esse
perfil é a estabilidade empregatícia, maior maturidade financeira e maior
flexibilidade ao universo digital, o que reflete uma gestão mais organizada das
compras.
Sobre Mellissa Penteado
Formada em Administração pela PUC/SP, com especializações pela Disney
Institute, Law Business School, Ohio University e Business pela University of
Akron. Iniciou sua carreira no setor de fomento mercantil em 1995 até fundar a
proScore Tecnologia no ano 2000, bureau digital de crédito e authority de
Score. Com mais de 19 anos de vivência na área administrativa e tecnológica, é
CEO da empresa e em 2018 fundou o Bancoin, fintech de inclusão financeira e
social especializada em desbancarizados.
Sobre a proScore
A proScore Tecnologia é um bureau digital de crédito, authority de Score,
especialista em Big Data e plataformas tecnológicas customizadas, assim como
motores de decisão, com objetivo de desenvolver soluções completas e
customizadas focadas em negócios com qualidade, segurança e agilidade
tecnológica. As informações fornecidas pela proScore auxiliam na tomada de
decisão, seja no viés crédito, cobrança, fraude ou prospecção de clientes; além
de sanear e enriquecer bases de dados legadas. Com mais de 20 anos de tradição
no mercado brasileiro é o único bureau tailor-made.
Acesse: www.proscore.com.br
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