Carnaval e Páscoa impactam positivamente vendas no varejo, mostram dados da Criteo
Segundo Commerce Data da Criteo, a proximidade
entre os feriados e o Carnaval fora de época resultou em um aumento de quase
50% em vendas nas lojas
04 de maio, 2022 - O Carnaval de 2022 foi atípico, dividido
em duas partes: os blocos de rua que comemoravam a tradicional data em
fevereiro e as escolas de samba que desfilaram em abril. A nova data foi
atrelada ao feriado de Tiradentes, em 21 de abril, e marcou o retorno dos
foliões ao sambódromo. A Criteo, líder global em Commerce Media, analisou os
padrões de consumo em abril e apontou o crescimento das vendas no varejo.
Os dados da Criteo constataram que as
vendas aumentaram de 21 para 22 de abril, movimento contrário ao que geralmente
se observa entre quintas e sextas-feiras. Normalmente, as vendas tendem a cair
nesses dois dias, e o principal fator que pode ter contribuído para essa
mudança são as vendas de última hora para o fim de semana de Carnaval.
As lojas de departamentos, em especial,
foram beneficiadas pelos compradores de última hora, com aumento de 48% nas vendas
na segunda semana de abril, que antecedeu a Páscoa e o feriado de Tiradentes.
Cosméticos e fantasias tiveram pico de
vendas
Uma tendência observada pela Criteo foi
o aumento das vendas de fantasias e cosméticos no final de março, atingindo o
pico em abril. Em comparação com os dados registrados no final de março de
2022, os figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por
um aumento de 43% na semana seguinte.
De forma similar, os cosméticos também
tiveram um aumento no início de abril, registrando 25% a mais que nas duas
semanas anteriores. Os dados apontam que, poucos dias antes do Carnaval de
abril, houve um aumento de 19% nas vendas.
As vendas de artigos para festas
começaram a crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com
um crescimento de 69%.
"Os consumidores estavam prontos
para participar e comemorar as festividades de Carnaval depois de um hiato
devido ao Covid nos últimos dois anos. Nossos dados de Commerce Data destacam
que o mercado está trabalhando para uma recuperação e os varejistas estão vendo
efeitos positivos. Com essas tendências de crescimento, podemos ver que o
Carnaval, mesmo atípico neste período do ano, ainda é algo que movimenta uma
parcela significativa das vendas do varejo, que sai fortalecida deste
feriado", destaca Tiago Cardoso, Diretor Geral para América Latina da
Criteo.
Viagens e artigos esportivos também
cresceram no Carnaval 2.0
Além das compras relacionadas ao
Carnaval, os dados da Criteo também mostraram um aumento nas vendas de artigos
esportivos durante o feriado de Tiradentes, com alta de 33% no início de abril
em relação às duas semanas anteriores. As reservas de viagens começaram a
aumentar no final de março, atingindo o pico cerca de uma semana antes do
Carnaval, pouco antes da Páscoa. Especificamente, as reservas aumentaram 18%,
com o tráfego aumentando 27% em relação às duas semanas anteriores.
“A combinação do Carnaval com um feriado
que já tinha potencial para aumentar o número de viagens deixou claro que os
consumidores estão retomando seus hábitos, tanto em termos de consumo quanto de
viagens. É importante observar como o varejo se comportará nos próximos meses,
sobretudo à medida que os consumidores retomam às suas rotinas
pré-pandemia", acrescenta Tiago Cardoso.
Sobre a Criteo
Criteo (NASDAQ: CRTO) é a empresa de tecnologia global que fornece a Commerce Media Platform líder mundial. 2.500 membros da equipe da Criteo fazem parceria com mais de 20.000 profissionais de marketing e milhares de proprietários de mídia em todo o mundo para ativar o maior conjunto de commerce data do mundo para gerar melhores resultados de comércio. Ao fornecer publicidade confiável e impactante, a Criteo oferece experiências mais ricas a cada consumidor, ao mesmo tempo em que apoia uma Internet justa e aberta que permite descoberta, inovação e escolha. Para obter mais informações, visite https://www.criteo.com/br/.
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