Cinco dicas de ferramentas para impulsionar seu negócio
* Por Léo Andrade, referência em low-code e no-code no Brasil
Convenhamos: a mente de um empreendedor não deve parar no tempo!
Aqueles que já deixaram a zona de conforto para sobreviver com os frutos do
próprio negócio precisam se manter antenados frente às constantes transformações
digitais que podem favorecer sua área de atuação.
O avanço da tecnologia associado à revolução no-code, por exemplo,
pode (e deve!) facilitar muito o desenvolvimento de projetos e estratégias de
vendas. Afinal, com as mudanças de
comportamento do consumidor e dos padrões de compra, hoje se torna essencial
lançar mão de ferramentas para tornar seu negócio mais atrativo, relevante e
singular diante do público e da concorrência.
Então, que tal ficar por dentro de cinco dicas
que prometem ser verdadeiras aliadas para impulsionar o seu mercado? E o
melhor: elas podem ser colocadas em ação em um mês ou até em poucas horas a fim
de acelerar a conquista de resultados promissores.
1 - Podcast
Apesar de não gerar tanto lucro para seus desenvolvedores, muitos
profissionais, em especial da área de marketing, acabam investindo na produção
desses áudios para divulgação de trabalho e conteúdo.
O Descript é uma ferramenta no-code excelente para
gravar, transcrever e editar seu podcast, mesmo para quem não possui
experiência em engenharia de áudio.
2 - Blog
Quem ainda acha que os blogs são estratégias do passado já está um
passo atrás da concorrência. Há anos essa ferramenta é usada para engajar
leitores e atrair potenciais clientes. A questão é criar um conteúdo de
qualidade aliado a uma estratégia consistente! Com os blogs, você pode
compartilhar suas ideias em questão de minutos.
E existem diversas plataformas no-code que podem auxiliar nessa
empreitada, mas indico três delas: WordPress, Webflow e Squarespace.
3 - Comércio eletrônico ou venda de produtos físicos
É fato que a aceleração digital provocada pela pandemia de
covid-19 colocou em evidência os e-commerces e canais digitais. Por isso,
aderir a essa mudança de comportamento pode render um bom lucro.
Uma ferramenta excelente para quem se interessa por esse modelo de
negócio é o Shopify. Essa plataforma possui um back-end (estrutura
que possibilita a operação do sistema) bem robusto, o que torna o processo
rápido e fácil. Contudo, uma das desvantagens do Shopify é o seu custo
elevado, quando comparado a outras plataformas.
A Webflow também é uma ótima
opção, principalmente para aqueles que procuram ferramentas mais avançadas. Mas
se você deseja uma plataforma com a interface mais amigável aposte na Squarespace.
4 – Cursos
Se acredita, de fato, em seu potencial e sabe que é capaz de
transmitir sua expertise na área para auxiliar mais pessoas no processo, então,
criar um curso on-line pode ser uma ótima opção.
Nesse caso o Gumroad é uma boa pedida, principalmente
se for iniciante no assunto. Essa ferramenta possui um back-end completo,
o que facilita o crescimento no mercado digital.
5 – Aplicativos
Com o avanço de tantas plataformas no-code, o desenvolvimento de
aplicativos se tornou algo ágil, intuitivo e acessível, além de uma
oportunidade de negócio. O que antes só era possível para os programadores
agora está ao alcance de todos.
A Flutterflow e a Bubble são as principais
plataformas no-code utilizadas para esse propósito. Com elas você consegue
criar aplicativos mobile e web utilizando interfaces visuais simples e permite
alcançar resultados incríveis.
* Léo Andrade é influenciador e especialista em tecnologia,
referência em low-code e no-code no Brasil e autor dos e-books gratuitos A Revolução Low-Code e Citizen Developers – leoandrade@nbpress.com
Sobre Léo Andrade
Influenciador e especialista em
tecnologia, Léo Andrade é uma das principais referências em low-code e no-code
no Brasil. Com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, ele compartilha
conteúdos, dicas, informações e conhecimento sobre programação para mais de 45
mil pessoas todos os meses. Formado em Ciências da Computação pela Universidade
Santa Cecília e pós-graduado em Engenharia de Software, o profissional possui
larga experiência como desenvolvedor. Ele atuou em projetos de grandes empresas
como Vale, Itaú, HSBC, Santander e BTG Pactual. Além disso, liderou a equipe
front-end em um projeto no Ministério de Saúde de Portugal em 2018. É
idealizador dos projetos Baixada Nerd, que promove eventos em Escolas Técnicas
e universidades na Baixada Santista para criar novas possibilidade no mercado
empresarial, e o Clube Léo Andrade, escola virtual focada no ensino das
primeiras plataformas low-code e no-code de mercado sem abrir mão dos
princípios essenciais da programação. Para mais detalhes, acesse: https://www.youtube.com/leoandradenet e https://leoandrade.net.
Nenhum comentário