Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte promove projeto literário inédito com base no livro “Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, do autor Lázaro Ramos
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Inteligência
Emocional das crianças do 3º ano, a iniciativa traz, junto à Matriz
Institucional de Habilidades Socioemocionais, ferramentas para que os
estudantes aprendam a validar seus sentimentos e a desempenhar ações para lidar
com as emoções de forma consciente e reflexiva
A unidade de Belo
Horizonte, da rede de Colégios Santa Marcelina, instituição educacional que alia a tradição de gerações à
inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, promove, com os
estudantes do 3º ano, um projeto literário inédito com base no livro “Sinto o
que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, do autor Lázaro Ramos,
publicado pela Carochinha Editora. O objetivo da iniciativa é fomentar o
desenvolvimento da Inteligência Emocional dos estudantes, abarcando disciplinas
como Música, Língua Portuguesa, Geografia e História.
De acordo com a Coordenadora
Educacional Aline Oliveira, o projeto “Caminhando com as emoções” traz, junto à
Matriz Institucional de Habilidades Socioemocionais, atividades para que os
estudantes aprendam a validar seus sentimentos e a desempenhar ações para lidar
com as emoções de forma consciente e reflexiva. “Ao
observamos atentamente uma criança, percebemos como suas emoções surgem com
liberdade, força e intensidade. E, após passarmos
por um período pandêmico, onde nossas crianças vivenciaram um enclausuramento e
um distanciamento das relações socioafetivas, idealizamos um projeto literário
que abarque as habilidades cognitivas e socioemocionais, pois é por meio das interações
que o sujeito é construído como ser sensível, social, emocional e afetivo”,
explica.
Aline reforça, ainda, que o projeto
literário tem como premissa principal favorecer o desenvolvimento integral do
indivíduo, estimulando a formação de uma
personalidade estável e equilibrada, capaz de conviver de maneira harmoniosa
com todas as emoções e ações, a partir da experiência com cada uma delas. Indo
de encontro a este propósito, foi escolhido o livro escrito por Lázaro Ramos,
que aborda, justamente, temas ligados aos sentimentos, à
ancestralidade, ao pertencimento, à diversidade cultural, à aceitação e, ainda,
ao respeito às diferenças.
Desenvolvimento do projeto
Segundo a professora Jacqueline
Mendes, a atividade foi dividida em quatro etapas. A primeira incluiu a “Sondagem de Emoções”, realizada com o
objetivo de detectar as emoções que as crianças já conheciam anteriormente à
aplicação do projeto. Já a segunda envolveu o “Start do Projeto”, que ocorreu
na Sala de Convivência, por meio da apresentação do vídeo do ator,
trazendo uma mensagem de acolhimento aos alunos. Na sequência, houve a
“Dinâmica dos Balões das emoções”, na qual as crianças escolheram a cor do
balão de acordo com a sua preferência, depois os enchiam e desenhavam nele a
emoção que estavam sentindo naquele momento. Ainda nesta etapa, os estudantes
apresentaram seu registro e o justificaram.
Na terceira etapa, ocorreu a
entrega do 1º artefato do projeto, sendo um livreto construído com “21 passos da
Trilha Literária”, em que as crianças puderam, por meio da organização das
habilidades cognitivas e socioemocionais, expor suas emoções e aprendizagens
alcançadas a partir da leitura compartilhada e das atividades propostas. “Foi
bonito perceber o quanto a provocação do projeto trouxe liberdade de expressão
e, entre tantas falas amadurecidas, guardo uma em especial: ‘Professora, tudo
bem sentir o que eu sinto, mas o que eu preciso é saber o que fazer com o que
eu sinto!’”.
Para a Coordenadora Pedagógica
Sabrina Rosa, a escola, enquanto espaço de relacionamento
humano, precisa ampliar seu foco atencional também para as habilidades
socioemocionais, a fim de que o estudante desenvolva a competência de se
relacionar bem com o outro, consigo mesmo e com as emoções que o compõem. “Queremos que nossos estudantes, por
meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, possam reconhecer suas
emoções, nomeá-las e escolher a melhor maneira de lidar com elas, além de estimular o gosto pela leitura,
promover autoconhecimento, automotivação e o exercício da empatia”, comenta
Sabrina.
Além disso, o projeto literário
“Caminhando com as emoções” visou favorecer o desenvolvimento da autoestima e,
ainda, diferenciar emoções, sentimentos e ações geradas por este âmbito
emocional, colaborando, assim, para a externalização de suas pessoalidades,
além de auxiliar na construção da representação de si e de reconhecer, em si
próprio e no outro, as vulnerabilidades. Atualmente, o projeto já está na fase
3 e deve ser concluído até o final do mês de maio de 2022.
Sobre o Colégio Santa
Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs
de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o
auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e
à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da
instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
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