Com forte desempenho operacional, Grupo Profarma inicia o ano de 2022 com crescimento de 15,3% na Receita e de 24,7% no Ebitda
O
Grupo Profarma (B3: PFRM3)
divulgou ontem, 11 de maio de 2022, os resultados do 1T22, em
mais um trimestre com desempenho operacional consistente e aumento nos
principais indicadores financeiros.
A
Receita Bruta consolidada do Grupo saltou de R$ 1,7 bilhão no 1T21 para R$ 2,0
bilhões no 1T22, adicionando R$ 267,6 milhões ou 15,3% ao faturamento.
Contríbuíram para tal desempenho a evolução de 14,3% na Profarma Distribuição e
de 25,8% na Rede d1000. Considerando o acumulado nos últimos 12 meses, a
Receita Bruta apresenta CAGR (sigla em inglês para taxa anual de
crescimento composta) de 14,9% desde 2019, o que evidencia o sucesso na
execução da estratégia do Grupo.
As
Despesas Operacionais atingiram R$ 185,7 milhões ou 10,6% da receita
operacional líquida, praticamente em linha com o mesmo período do ano anterior,
mesmo em um cenário inflácionario desafiador, em especial com relação a fretes
e embalagens que tem apresentado aumentos acima da inflação. O Ebitda do Grupo
alcançou R$ 53,9 milhões no 1T22, evolução de 24,7% em relação ao 1T21, com
crescimento de 5,4% na Profarma Distribuição e 57,1% na Rede d1000. A margem
Ebitda no 1T22 foi de 3,1%, 0,2 p.p superior aos 2,9% registrados no mesmo
período do ano anterior. O Ebitda LTM teve crescimento médio anual de 16,0%
desde 2019, atingindo R$ 267,4 milhões.
O
investimento em estoque adicional por conta do aumento de 10,9% nos preços dos
mecicamentos em 31 de março, somado com as recentes altas na taxa básica de
juros que saiu de uma média de 2,1% em 2021 para 10,4% em 2022, contribuíram
para uma despesa financeira de R$ 15,5 milhões maior. Com isso, no 1T22 o Grupo
registrou resultado líquido negativo de R$ 6,3 milhões. Para excluir tais
efeitos, faz sentido a comparação do resultado líquido acumulado em 12 meses.
Em tal visão, o Grupo apresenta crescimento medio de 90,5% nos últimos 3 anos,
atingindo R$ 63,0 milhões.
O
vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max
Fischer, comentou: “Por mais
um trimestre estamos entregando um resultado operacional consistente e
evolutivo. Nosso desempenho na Distribuição e no Varejo tem se mostrado
alinhado com a nossa estratégia de entregar a melhor experiência aos nossos
clientes, aumentando o market share, sem abrir mão da rentabilidade.”
Destaques por Divisão
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Profarma Distribuição No 1T22, a Profarma
Distribuição atingiu Receita Bruta de R$ 1,9 bilhão no 1T22, 14,3% superior
ao mesmo trimestre do ano anterior, principalmente, em função do crescimento
de vendas para os clientes independentes. O Lucro Bruto foi de R$ 132,8
milhões, aumento de 13,8%, ante o resultado obtido no 1T21 e margem bruta de
7,9%, praticamente em linha com o registrado no trimestre de comparação. O
Ebitda alcançou R$ 28,3 milhões no 1T22, 5,4% acima dos R$ 26,9 milhões do
1T21 e margem de 1,7%, 0,2 p.p. abaixo do mesmo período do ano anterior,
devido aos impactos do cenário inflacionário crescente nas despesas
operacionais. Considerando o acumulado em 12 meses, o Ebitda da Profarma
Distribuição, apresenta evolução média anual de 21,5% nos últimos três anos,
atingindo R$157,7 milhões |
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Rede d1000 No primeiro trimestre de
2022, a Rede d1000 contava com 212 lojas em operação, com 4
reformas/ampliações no trimestre. A Companhia apresentou Receita Bruta de R$
345,2 milhões, evolução de 25,8% versus o mesmo período de 2021. Todas as
categorias continuam com aumento de duplo dígito, com destaque a categoria de
RX, 43,5% maior e incremento de 3,8 p.p em relação ao 1T21. No trimestre, o
Ebitda alcançou R$ 23,2 milhões no 1T22, crescimento de 57,1% em relação ao
ano anterior, com Margem Ebitda de 6,8%, 1,4 p.p. superior à Margem Ebitda do
1T21. A Rede d1000 continua melhorando o seu resultado líquido, que foi
negativo em R$ 7,2 milhões no 1T22 versus os |
Sobre o Grupo Profarma
O
Grupo Profarma é formado pela Profarma Distribuidora de Produtos
Farmacêuticos e pela Rede d1000. Ambas as companhias listadas no Novo
Mercado (B3) fazem parte de um seleto grupo de 145 empresas.
A Profarma (PFRM3), com 61 anoss de atuação e 16 anos com capital
aberto, é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica,
com mais de 45.000 clientes e 13 Centros de Distribuição: Alagoas, Bahia,
Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
A Rede d1000 (DMVF3), criada em 2013, é a rede de drogarias responsável
pela operação das bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e
Drogaria Rosário. Com mais de 200 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito
Federal, Mato Grosso e Tocantins, atende mais de 2 milhões de consumidores/mês.
Para mais informações, visite ri.profarma.com.br.
Sobre a Profarma Distribuição
Fundada
em 1961, a Profarma Distribuição é a segunda maior do Brasil no
segmento de distribuição farmacêutica. Conta com mais de 3.400 colaboradores,
45.000 clientes e 13 centros de distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo,
Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do
Sul e São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Integra o Novo Mercado
(B3) desde 2006 (PFRM3). Para mais informações, visite ri.profarma.com.br.
Sobre a Rede d1000
A Rede d1000, com atuação no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Companhia criada em 2013, como a unidade de varejo do Grupo Profarma (Profarma - PFRM3) – a segunda maior distribuidora de produtos farmacêuticos do Brasil, com mais de 60 anos de atuação – a Rede d1000 ingressou em 2020, no Novo Mercado (B3), como sua controlada. Conta com mais de 200 lojas e atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Todas as suas marcas estão presentes há mais de 40 anos em suas regiões de atuação. Sua plataforma – com posicionamentos múltiplos e complementares – oferece experiências particulares às necessidades de todas as classes sociais, da classe A+ às mais populares. A Rede d1000 vem investindo cada vez mais em expansão, diversificação de canais e evolução da experiência de compra do consumidor. Para mais informações, visite ri.d1000varejofarma.com.br.
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