Com que veículo eu vou? Conheça os diferentes modais para entregas no Brasil
Por Vinicius Pessin*
A equação entre aceleração digital e novos
canais de vendas fez o varejo brasileiro dedicar mais atenção a um serviço
essencial para o sucesso de qualquer negócio: a entrega dos produtos. Se antes
era uma preocupação quase exclusiva das lojas virtuais, agora é um assunto
totalmente estratégico para quem deseja ter um bom desempenho em vendas. À
medida que o omnichannel se consolida, é preciso garantir meios de levar
os produtos a seus consumidores – não importa se a compra é na loja ou na web.
Mas quais são esses meios? De bicicleta a caminhão, há diversas opções para os
varejistas escolherem. Confira as características de cada modal para
impulsionar a estratégia de delivery:
1 – Bicicletas
As bicicletas, convencionais ou elétricas,
estão em alta porque proporcionam mais agilidade às entregas. Com a
consolidação de ciclovias nos grandes centros urbanos e a possibilidade de
rotas alternativas para os ciclistas, é possível fugir de problemas comuns à
realidade brasileira, como o trânsito lento. Com essa opção, o lojista pode
fazer entregas no mesmo dia para seus clientes, desde que localizados próximos
à loja ou ao centro de distribuição. A desvantagem é justamente o raio de
atuação: é um tipo de transporte que não consegue atender a longas distâncias.
2 – Motos
É a opção indicada para quem deseja
combinar a mobilidade da bicicleta com a capacidade de atingir regiões mais
afastadas da empresa. As motos não têm a facilidade de explorar ciclovias,
evidentemente, mas são bem mais ágeis do que os carros, permitindo furar o
trânsito engarrafado com mais facilidade – o que também possibilita entregas
realizadas no mesmo dia e até em questão de horas. O problema é que a moto,
assim como a bicicleta, também tem uma limitação física para transportar
volumes maiores.
3 – Carros
A utilização dos carros é uma das opções
mais seguras e eficientes para o transporte dos pedidos realizados pelos
clientes. Primeiro, pela proteção que proporciona aos itens, uma vez que eles
podem ser alocados no porta-malas e não ficam expostos em bagageiros (como nas
bikes e motos). Além disso, é possível fazer longas distâncias, incluindo
viagens a outras cidades. Por fim, também são bem mais econômicos porque
estimulam a utilização do crowdshipping, em que cidadãos comuns utilizam
seus próprios veículos para as entregas. O único ponto negativo é a capacidade
de transporte, impedindo que o veículo leve vários pedidos de uma vez.
4
– Furgões
Conforme o volume de encomendas cresce, a
loja precisa disponibilizar veículos maiores para conseguir levar o máximo de
pedidos de uma vez – e é neste tópico que entram os furgões. É comum ver nas
ruas das grandes cidades brasileiras automóveis desse tipo das principais redes
varejistas. Por meio deles é possível entregar um número bem maior de
encomendas por dia sem precisar deslocar o entregador para pegar novos pedidos
na loja. Com a modalidade elétrica, também se revela uma alternativa de baixo
custo e sustentável. O único contraponto é o tempo de entrega, uma vez que o os
furgões irão cumprir um determinado itinerário e uma compra, invariavelmente,
ficará para o fim do dia.
5 – Caminhões
É o transporte de encomendas mais conhecido
e famoso do Brasil. Com o advento das rodovias, os caminhões se tornaram no
modal mais recomendado para transporte de cargas entre as cidades e estados. A
vantagem, evidentemente, é a capacidade para grandes volumes em sua carroceria,
permitindo que itens pesados como eletrodomésticos sejam levados em segurança.
Entretanto, há um ônus: este veículo não é recomendado para as entregas last
mile, ou seja, aquelas que levam o produto até o consumidor. Assim, ele
pode ser utilizado para transportar diferentes itens pelas rodovias e a parte
final ser complementada com algum modal citado anteriormente.
*
Vinicius Pessin é CEO da Logtech Eu Entrego, startup de
entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com
Sobre Eu Entrego
Criada em 2016, a Eu Entrego é uma plataforma omnienabler que transforma lojas físicas em hubs logísticos e conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos em carros de passeio e bikes elétricas (modais alternativos). Para mais informações, acesse: www.euentrego.com.
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