Últimas

Como se preparar para o tempo seco em Brasília

Pessoas que apresentam algum problema respiratório, como rinite, sinusite, bronquite e asma, devem ter atenção redobrada

Créditos: iStock

Chegou o inverno na capital brasileira, e junto do tempo frio, se intensifica o clima seco, com baixa umidade do ar, que deve durar até setembro. Nesse período, é importante que os brasilienses tomem alguns cuidados mais específicos com a saúde e com o ambiente doméstico, principalmente quando a umidade ficar abaixo de 50%.

Dentre as principais preocupações dos moradores e turistas da cidade, deve estar a ingestão de bastante líquido como água e sucos; dentre os alimentos, dar preferência a frutas e comidas mais leves e refrescantes, como saladas cruas. Além disso, evitar sair de casa ou praticar atividades ao ar livre no período de sol mais intenso, entre 10h e 16h, sob o risco de incorrer em insolação e desidratação grave. O horário mais indicado é logo no início da manhã ou no fim do dia, após as 17h, e busque locais com presença de água para facilitar a respiração, como o Lago Paranoá.

Saia sempre de casa com protetor solar, chapéu ou sombrinha e óculos escuros, para aumentar a proteção. Abuse dos hidratantes corporais, labiais e faciais, principalmente em crianças e idosos, que tendem a ter a pele mais sensível. Outros itens indispensáveis nesse tempo seco é o fluidificador nasal, para evitar sangramento ao respirar o ar muito seco, e um colírio lubrificante, especialmente indicado para pessoas que já possuem histórico de ressecamento ocular, de modo a prevenir o surgimento de alergias severas.

Cuidados no ambiente doméstico

Em casa, quando a umidade do ar estiver abaixo de 50%, espalhe bacias com água e toalhas molhadas pelos ambientes, ou caso possua, ligue um umidificador em alguns ambientes, como quartos e sala, mas não deixe o aparelho ligado o dia todo, pois o excesso de umidade possibilita a proliferação de ácaros e fungos nos ambientes. Outro equipamento que deve ser utilizado com atenção é o ar-condicionado, pois ele tende a desumidificar o ar, deixando o ambiente mais seco. Outra dica é realizar manutenções na casa com mais frequência e, de preferência, apenas com água. Evite varrer o chão para não levantar poeira.

Mantenha portas e janelas fechadas o máximo possível para manter a umidade dentro de casa, principalmente nos horários mais quentes. Mesmo que muitas pessoas indiquem que é para manter tudo aberto, para refrescar, no período de seca, o melhor é manter fechado, para evitar que o vento quente entre e traga poeira para o ambiente doméstico. Nesse meio tempo, você pode utilizar um purificador de ar para ajudar a manter o ambiente mais limpo.

A atenção deve ser redobrada em pessoas que apresentam algum problema respiratório, como rinite, sinusite, bronquite e asma. É importante continuar os cuidados médicos e o tratamento adequado para evitar crises maiores como dor de cabeça, falta de ar, tosse, coriza e cansaço.

Mesmo quem já está acostumado com o clima de deserto que acomete o cerrado brasileiro, entre os meses de maio e setembro, deve seguir as recomendações para enfrentar esse período com tranquilidade. Afinal, apesar do clima mais difícil, é também nessa época que se pode prestigiar a floração dos diversos ipês espalhados pela cidade, que começam a florescer pelo roxo, seguido pelos amarelos e, por fim, os brancos, indicando o fim do inverno.

Nenhum comentário