Comunicação nas empresas: o que mudou nos últimos 9 anos?
Vivian Rio Stella, especialista em comunicação
corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy, enumera as principais
mudanças que transformaram o meio empresarial
Vivian Rio Stella, doutora em linguística pela
Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação
Divulgação
Você já parou para pensar em como seu
jeito de se comunicar no trabalho mudou nos últimos tempos? Tanto gestores
quanto colaboradores transformaram a maneira de trocar informações, seja
pessoalmente ou por ferramentas digitais.
A consultoria VRS Academy, que
participou desse processo através de treinamentos e cursos de comunicação para
mais de 100 empresas, completa 9 anos de existência em maio de 2022. Para fazer
um balanço do que aconteceu nesse tempo, a fundadora Vivian Rio Stella
relacionou as 9 principais mudanças da comunicação empresarial nos últimos 9
anos:
1 – Crescimento do trabalho remoto ou
híbrido
O avanço das tecnologias de comunicação
possibilitou o crescimento dos modelos remotos e híbridos de gestão. “Até
poucos anos atrás, era necessário passar o tempo todo em um posto físico, com
horários definidos. Nos últimos anos, houve a ampliação de uma cultura de
gestão híbrida e remota”, avalia a especialista em comunicação.
2 – Maior uso de ferramentas online de
comunicação
“A comunicação entre a equipe se
limitava a telefone, e-mail e reuniões presenciais, enquanto hoje há uma
proliferação imensa de ferramentas de gestão remota, que já existiam, mas não
eram tão utilizadas, como Mondays, Teams, Slack, Evernote e WhatsApp”, enumera
Vivian.
3 – Reuniões remotas
Como as equipes passaram a dominar o uso
de ferramentas digitais de comunicação, é cada vez mais comum a realização de
reuniões remotas, sem que gestores e colaboradores precisem se locomover para
um único local. “Se antes era uma loucura encontrar uma sala física para a
reunião, hoje a loucura está em encontrar um horário na agenda para as reuniões
remotas”, brinca a empresária.
4 – Corresponsabilidade
“Esse modo diferente de gerir as
empresas impactou nas competências demandadas, nos temas e nos formatos dos
cursos que são solicitados para nós. Nesse cenário, as corporações saíram do
modelo de gestão de controle de presença, horários e tarefas para um modelo de
mais colaboração, corresponsabilidade e autonomia, em que o tema de cultura de
aprendizagem tem mais espaço”.
5 – Cultura de aprendizagem
As organizações passaram a valorizar
mais a cultura de aprendizagem e o conceito de lifelong learning, que ressalta a importância
do aprendizado contínuo. Além da demanda por aperfeiçoar as técnicas de
comunicação, há um interesse genuíno de absorver melhor as informações. “As
empresas têm valorizado mais os temas de humanização, empatia, escuta, o que
consequentemente possibilitou que incluíssemos mais repertórios sobre ‘aprender
a aprender’, que já faziam parte da nossa cultura organizacional”, explica
Vivian. “O público está mais participativo, há uma maior cultura de
aprendizagem. Por isso, temos adesão quando enviamos material prévio para
leitura antes dos cursos e treinamentos. Depois dos eventos, enviamos materiais
completos, com informações e dicas práticas”.
6 – Dinamismo
Esse maior interesse no aprendizado
mudou a percepção de muitos gestores e colaboradores, que estão mais receptivos
a treinamentos dinâmicos. “Nós da VRS sempre apostamos em formatos mais
criativos, que não se limitam à exposição dos conteúdos, mas nos últimos anos
tivemos mais espaço para incluir as inovações em cursos e treinamentos.
Fomentamos diálogo e colaboração com rodas de conversa, vivências e ferramentas
como Team Building, jogos interativos e clubes de leitura. Podemos utilizar
referências anedóticas mais lúdicas, como gifs e memes”.
7 – Vozes diversas nas redes sociais
Segundo a especialista, as redes sociais
também ampliaram o alcance da comunicação de gestores e colaboradores. “Houve
um sair de dentro dos muros da empresa para expor suas mensagens fora. Isto é,
há mais vozes diversas atuando dentro e fora das corporações, entre porta-vozes
de marcas, multiplicadores e influenciadores internos. Assim, também foi gerado
um aumento nos podcasts de empresas e lives relacionadas”, explica.
8 – Diversidade e inclusão
Essa ampliação de vozes diversas e
influenciadores internos transformou o próprio quadro de recursos humanos:
“Mais vozes implicam em maior diversidade e inclusão nas organizações. Hoje, há
uma preocupação maior nas empresas em incluir a presença de etnias diversas,
pessoas portadoras de deficiência, LGBTQIA+, maior porcentagem de mulheres em
cargos de liderança... É algo que já víamos acontecer, porém de modo menos
massivo”.
9 – Sustentabilidade e responsabilidade
social
Outro aspecto que transformou a
comunicação é a maior responsabilidade social e ambiental por parte das
empresas. “Hoje, as organizações não se limitam à reciclagem de resíduos, e
podemos aliar nossos eventos à doação de mudas de plantas e ações sociais, por
exemplo. É uma preocupação que sempre tivemos como pequena empresa, e agora
percebemos um olhar mais atento presente também nas grandes corporações”,
conclui Vivian.
Sobre Vivian Rio Stella
Doutora em linguística pela Unicamp, com
pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS
Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a
realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de
e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou
anos como consultora, até que montou a VRS Academy. Ao longo dessa trajetória,
Vivian já realizou palestras, workshops e consultorias a mais de 100 empresas,
dos mais variados portes.
Sobre a VRS Academy
Consultoria de aprendizagem corporativa
há 9 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e
workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito
de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de
mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva
dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências
necessárias. A VRS Academy conta com uma rede de facilitadores que têm
experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da
consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.
www.instagram.com/vrs_academy/
(11) 97149-9950
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