Comunicação nas empresas: o que mudou nos últimos 9 anos?
Vivian Rio Stella, especialista em comunicação
corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy, enumera as principais
mudanças que transformaram o meio empresarial
Você já
parou para pensar em como seu jeito de se comunicar no trabalho mudou nos
últimos tempos? Tanto gestores quanto colaboradores transformaram a maneira de
trocar informações, seja pessoalmente ou por ferramentas digitais.
A
consultoria VRS Academy, que participou desse processo através de treinamentos
e cursos de comunicação para mais de 100 empresas, completa 9 anos de
existência em maio de 2022. Para fazer um balanço do que aconteceu nesse tempo,
a fundadora Vivian Rio Stella relacionou as 9 principais mudanças da
comunicação empresarial nos últimos 9 anos:
1 – Crescimento do trabalho remoto ou híbrido
O avanço das
tecnologias de comunicação possibilitou o crescimento dos modelos remotos e
híbridos de gestão. “Até poucos anos atrás, era necessário passar o tempo todo
em um posto físico, com horários definidos. Nos últimos anos, houve a ampliação
de uma cultura de gestão híbrida e remota”, avalia a especialista em
comunicação.
2 – Maior uso de ferramentas online de
comunicação
“A
comunicação entre a equipe se limitava a telefone, e-mail e reuniões
presenciais, enquanto hoje há uma proliferação imensa de ferramentas de gestão
remota, que já existiam, mas não eram tão utilizadas, como Mondays, Teams,
Slack, Evernote e WhatsApp”, enumera Vivian.
3 – Reuniões remotas
Como as
equipes passaram a dominar o uso de ferramentas digitais de comunicação, é cada
vez mais comum a realização de reuniões remotas, sem que gestores e
colaboradores precisem se locomover para um único local. “Se antes era uma
loucura encontrar uma sala física para a reunião, hoje a loucura está em
encontrar um horário na agenda para as reuniões remotas”, brinca a empresária.
4 – Corresponsabilidade
“Esse modo
diferente de gerir as empresas impactou nas competências demandadas, nos temas
e nos formatos dos cursos que são solicitados para nós. Nesse cenário, as
corporações saíram do modelo de gestão de controle de presença, horários e
tarefas para um modelo de mais colaboração, corresponsabilidade e autonomia, em
que o tema de cultura de aprendizagem tem mais espaço”.
5 – Cultura de aprendizagem
As
organizações passaram a valorizar mais a cultura de aprendizagem e o conceito
de lifelong
learning, que ressalta a importância do aprendizado contínuo. Além
da demanda por aperfeiçoar as técnicas de comunicação, há um interesse genuíno
de absorver melhor as informações. “As empresas têm valorizado mais os temas de
humanização, empatia, escuta, o que consequentemente possibilitou que
incluíssemos mais repertórios sobre ‘aprender a aprender’, que já faziam parte
da nossa cultura organizacional”, explica Vivian. “O público está mais
participativo, há uma maior cultura de aprendizagem. Por isso, temos adesão
quando enviamos material prévio para leitura antes dos cursos e treinamentos.
Depois dos eventos, enviamos materiais completos, com informações e dicas
práticas”.
6 – Dinamismo
Esse maior
interesse no aprendizado mudou a percepção de muitos gestores e colaboradores,
que estão mais receptivos a treinamentos dinâmicos. “Nós da VRS sempre
apostamos em formatos mais criativos, que não se limitam à exposição dos
conteúdos, mas nos últimos anos tivemos mais espaço para incluir as inovações
em cursos e treinamentos. Fomentamos diálogo e colaboração com rodas de conversa,
vivências e ferramentas como Team Building, jogos interativos e clubes de
leitura. Podemos utilizar referências anedóticas mais lúdicas, como gifs e
memes”.
7 – Vozes diversas nas redes sociais
Segundo a
especialista, as redes sociais também ampliaram o alcance da comunicação de
gestores e colaboradores. “Houve um sair de dentro dos muros da empresa para
expor suas mensagens fora. Isto é, há mais vozes diversas atuando dentro e fora
das corporações, entre porta-vozes de marcas, multiplicadores e influenciadores
internos. Assim, também foi gerado um aumento nos podcasts de empresas e lives
relacionadas”, explica.
8 – Diversidade e inclusão
Essa
ampliação de vozes diversas e influenciadores internos transformou o próprio
quadro de recursos humanos: “Mais vozes implicam em maior diversidade e
inclusão nas organizações. Hoje, há uma preocupação maior nas empresas em
incluir a presença de etnias diversas, pessoas portadoras de deficiência,
LGBTQIA+, maior porcentagem de mulheres em cargos de liderança... É algo que já
víamos acontecer, porém de modo menos massivo”.
9 – Sustentabilidade e responsabilidade social
Outro
aspecto que transformou a comunicação é a maior responsabilidade social e
ambiental por parte das empresas. “Hoje, as organizações não se limitam à
reciclagem de resíduos, e podemos aliar nossos eventos à doação de mudas de
plantas e ações sociais, por exemplo. É uma preocupação que sempre tivemos como
pequena empresa, e agora percebemos um olhar mais atento presente também nas
grandes corporações”, conclui Vivian.
Sobre Vivian Rio Stella
Doutora em
linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em
comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da
Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais
didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria
migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a
VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops
e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.
Sobre a VRS Academy
Consultoria
de aprendizagem corporativa há 9 anos no mercado. A partir de palestras, rodas
de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy
se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com
a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a
interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo
as competências necessárias. A VRS Academy conta com uma rede de facilitadores
que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações
da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e
criativas.
www.instagram.com/vrs_academy/
(11) 97149-9950
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