Conheça os tipos de Dark Kitchens que existem no mercado e como elas funcionam
Modelo traz um conceito de operação
simplificada e eficiente para o segmento de alimentação
Independente de
como são chamadas, as dark kitchens (em tradução livre, cozinha escura) possuem
o mesmo conceito: receber os pedidos, preparar a comida e enviar para entrega,
tudo isso sem um contato presencial com o cliente. A diferença entre os
diversos tipos de cozinha disponíveis hoje no mercado é a maneira como elas
operam.
Para esclarecer
o que são e como funcionam cada modelo, conversamos com o empresário Fernando
Bonfá, proprietário do restaurante Famous Chicken, franquia que disponibiliza a
dark kitchen como modalidade de atuação para os franqueados.
Confira os 4 modelos mais comuns e como
eles funcionam:
1. Dark kitchen tradicional
Embora o
conceito não exista há tempo suficiente para chamar de tradicional, essa
configuração é o modelo operacional padrão da cozinha escura.
Uma marca
possui ou aluga um imóvel para instalar e estruturar uma cozinha profissional,
sem oferecer um salão de jantar. O objetivo é operar apenas com pedidos de
entrega online, sem atendimento presencial para o cliente.
A empresa pode
contar com canais de entrega de terceiros ou contratar seus próprios
funcionários para lidar com pedidos e entregas. Este modelo permite a
otimização máxima da operação.
2. Dark kitchen multimarca
Muitos
restaurantes operam somente em um determinado horário, servindo apenas almoço
ou jantar, ficando assim com a cozinha ociosa durante um determinado período do
dia.
Para maximizar
a eficiência e manter os custos operacionais baixos, muitas empresas criam uma
operação extra direcionada exclusivamente para o delivery, podendo atender uma
demanda diferente na região.
3. Dark Kitchen para viagem
Essa configuração
é muito parecida com a cozinha escura tradicional, exceto pela diferença que,
além de realizar a entrega, também recebe o cliente para fazer a retirada no
local.
Neste caso, um
espaço maior e mais investimento em decoração são necessários para este negócio
– mesmo sem salão de jantar –, mas oferece mais oportunidades para criar
conexões com os clientes.
4. Dark kitchen terceirizada
Como essa
modalidade de negócio está crescendo no Brasil, muitas empresas estão
construindo dark kitchens totalmente equipadas e alugando o espaço para pessoas
que querem empreender na área de alimentação, mas não podem ou não querem
investir na adaptação de um imóvel e na compra de equipamentos.
“A maior
vantagem da cozinha escura é a possibilidade de otimizar toda a operação e
reduzir drasticamente os custos, uma vez que sem um salão de jantar, não é
necessário ter um imóvel grande, com estrutura de mesas e buffet,
estacionamento e funcionários para servir e atender”, disse Fernando Bonfá, da franquia
Famous Chicken. “É um modelo ideal para quem quer ingressar neste
mercado sem ter que investir milhares de reais”, concluiu Bonfá.
Site: www.famouschicken.com.br
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