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Conheça os tipos de Dark Kitchens que existem no mercado e como elas funcionam

Modelo traz um conceito de operação simplificada e eficiente para o segmento de alimentação

 

Independente de como são chamadas, as dark kitchens (em tradução livre, cozinha escura) possuem o mesmo conceito: receber os pedidos, preparar a comida e enviar para entrega, tudo isso sem um contato presencial com o cliente. A diferença entre os diversos tipos de cozinha disponíveis hoje no mercado é a maneira como elas operam.

 

Para esclarecer o que são e como funcionam cada modelo, conversamos com o empresário Fernando Bonfá, proprietário do restaurante Famous Chicken, franquia que disponibiliza a dark kitchen como modalidade de atuação para os franqueados.

 

Confira os 4 modelos mais comuns e como eles funcionam:

 

1. Dark kitchen tradicional

 

Embora o conceito não exista há tempo suficiente para chamar de tradicional, essa configuração é o modelo operacional padrão da cozinha escura.

 

Uma marca possui ou aluga um imóvel para instalar e estruturar uma cozinha profissional, sem oferecer um salão de jantar. O objetivo é operar apenas com pedidos de entrega online, sem atendimento presencial para o cliente.

 

A empresa pode contar com canais de entrega de terceiros ou contratar seus próprios funcionários para lidar com pedidos e entregas. Este modelo permite a otimização máxima da operação.

 

2. Dark kitchen multimarca

 

Muitos restaurantes operam somente em um determinado horário, servindo apenas almoço ou jantar, ficando assim com a cozinha ociosa durante um determinado período do dia.

 

Para maximizar a eficiência e manter os custos operacionais baixos, muitas empresas criam uma operação extra direcionada exclusivamente para o delivery, podendo atender uma demanda diferente na região. 

 

3. Dark Kitchen para viagem

 

Essa configuração é muito parecida com a cozinha escura tradicional, exceto pela diferença que, além de realizar a entrega, também recebe o cliente para fazer a retirada no local.

 

Neste caso, um espaço maior e mais investimento em decoração são necessários para este negócio – mesmo sem salão de jantar –, mas oferece mais oportunidades para criar conexões com os clientes.

 

4. Dark kitchen terceirizada

 

Como essa modalidade de negócio está crescendo no Brasil, muitas empresas estão construindo dark kitchens totalmente equipadas e alugando o espaço para pessoas que querem empreender na área de alimentação, mas não podem ou não querem investir na adaptação de um imóvel e na compra de equipamentos.

 

“A maior vantagem da cozinha escura é a possibilidade de otimizar toda a operação e reduzir drasticamente os custos, uma vez que sem um salão de jantar, não é necessário ter um imóvel grande, com estrutura de mesas e buffet, estacionamento e funcionários para servir e atender”, disse Fernando Bonfá, da franquia Famous Chicken. “É um modelo ideal para quem quer ingressar neste mercado sem ter que investir milhares de reais”, concluiu Bonfá.

 

Site: www.famouschicken.com.br

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