Customer Experience (CX): como fidelizar clientes e alavancar os negócios
Por Caroline Farinelli
Em um mercado cada vez mais competitivo, o conceito de Customer
Experience (CX) tem ganhado força, tornando a área dedicada ao atendimento ao
cliente um pilar prioritário na estratégia das empresas. Para garantir uma
experiência satisfatória, é preciso atentar-se a todas as etapas da jornada do
consumidor, desde o primeiro contato com a marca, até a finalização de uma
compra. Ao final, a imagem que a companhia transmitirá, positiva ou negativa, é
o que definirá a fidelização, aumentando as chances de indicação dos serviços e
produtos da companhia para a sua rede de contatos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 73% dos líderes de negócio apontam que, atualmente, oferecer uma
experiência relevante e confiável é essencial para o desempenho das empresas e
93% acreditam que a importância destas experiências deve aumentar ainda mais
nos próximos dois anos. Além disso, clientes satisfeitos compram novamente em
80% das vezes e gastam em média 70% mais que na primeira compra, segundo estudo
da WCES.
Diante deste cenário, o ponto de partida para garantir a satisfação
desejada engloba mapear e entender as necessidades da empresa, oferecer
soluções aderentes ao que ela espera, além de traçar um planejamento
estratégico e analisar métricas como NPS (Net Promoter Score), CSAT (Customer
Satisfaction) e CES (Índice de Esforço do Cliente).
Outro aspecto de destaque está relacionado ao acompanhamento da jornada
do cliente, uma vez que é preciso auxiliá-lo durante todo o processo de compra.
Isto aumenta a confiança e fornece a garantia de que a empresa está disponível
e atenta para apoiá-lo em uma jornada 360º. Trazendo para a realidade das
organizações de tecnologia, por exemplo, este caminho contempla desde o
Assessment, ou seja, a análise do ambiente de TI e diagnóstico para definição
do projeto, até a escolha da tecnologia mais aderente, bem como a implementação
e o pós-venda.
A importância de uma equipe engajada e do investimento em tecnologia
Oferecer uma experiência diferenciada está muito alinhado à maneira como
a empresa prestadora de serviços nutre esse propósito internamente. Mais do que
um líder engajado, é fundamental que a cultura da empresa seja voltada
às pessoas e que a equipe, como um todo, esteja satisfeita e inteiramente
dedicada ao projeto. Para isso, é necessário elevar o interesse em desenvolver
uma organização humanizada, com foco central em pessoas e, consequentemente, no
consumidor.
Por outro lado, a tecnologia também apresenta papel imperativo neste
sentido. Segundo um estudo da Gartner, o investimento em tecnologia é a segunda
maior preocupação para os CEOs, atrás apenas do crescimento da companhia. Já
para os CIOs, o Customer Experience é uma das principais opções na busca por
inovação.
Este contexto deixa claro a grande sinergia entre a transformação
digital e a experiência do usuário. Prova disto é a realidade das companhias do
mercado de software e tecnologia, que oferecem aos seus parceiros não apenas a
venda de soluções, mas toda assistência necessária para entender de fato a sua
dor, uma vez que, em determinados casos, a solução procurada não é a necessária
naquele momento. Isto evita gastos indevidos, alavanca os negócios e,
consequentemente, aumenta a sua satisfação.
Desta forma, entregar resultados que superem as expectativas criadas
tornou-se um diferencial significativo para estreitar o vínculo de confiança e
perenidade entre as empresas. A partir disso, não é possível deixar de
mencionar a integridade, que nada mais é do que oferecer exclusivamente aquilo
que garante valor ao negócio em questão, proporcionando um serviço personalizado e que gere benefícios
evidentes a curto, médio e longo prazo. Assim, conseguimos visualizar a jornada
do cliente como um todo, desde a experiência do atendimento do fornecedor
parceiro, até a escolha e implementação de tecnologias que permitam otimizar,
ainda mais, os negócios das empresas.
Caroline Farinelli é Head de Customer Experience na SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.
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