Dia das Mães online: dicas de segurança para não cair em golpes e ter prejuízo
A expectativa é que a data movimente na economia do país cerca de R$ 28 bilhões; saiba como se proteger
De acordo com
dados do setor, o Dia das Mães é uma data de grande movimentação no comércio
varejista, ficando atrás apenas do Natal. Neste ano, a expectativa é de que a
data gere cerca de R$ 28 bilhões em receita para o varejo, como
aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL).
Esse índice é alimentado, em grande parte, pelas compras online. Segundo
pesquisa feita pelo Mercado Ads, em parceria com a Ipsos, 80% das pessoas
pretendem comprar o presente do Dia das Mães online ou de forma híbrida, ou
seja, comprando pela internet e retirando na loja.
Se por um lado a retomada da economia é motivo de alegria e comemoração para os
lojistas, do outro lado acende o alerta para os consumidores, pois aumenta o
número de golpes na internet. Entre os golpes mais comuns no e-commerce em 2021
está o da “compra confirmada”, conforme estudo realizado pela OLX e AllowMe.
Segundo Fellipe Guimarães, CEO da
Codeby,
a Keyrus Companny, empresa de tecnologia especializada em e-commerce,
alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça
e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o
cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online,
verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links
suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas
redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”.
“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia,
além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os
criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os
presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo
WhatsApp”, explica o especialista.
Como se proteger durante as compras de Dia das Mães na internet?
Confira algumas dicas:
1. Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre
verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro.
2. Observe se há um cadeado de segurança logo no início da
barra de endereços, o que significa que este é um site seguro.
3. Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão
virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do
cartão de crédito físico.
4. Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes
de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso,
basta olhar a barra de endereço/URL.
5. Sempre procure as redes sociais da loja e leia os
comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por
atraso na entrega ou outros motivos, evite.
6. Desconfie de preços muito menores do que o valor real do
produto. Este é um forte indício de golpe.
7. Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp,
e-mail, direct message ou qualquer outra forma.
8. Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
9. Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar
pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento.
Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é
preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser
feito nesses casos:
- Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.
- Recupere os registros e protocolos para entrar em contato
com a empresa.
- Registre as reclamações em sites de consumidores, como o
Reclame Aqui.
- Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da
Justiça.
- Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de
crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e
registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
- Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para
bloquear programas maliciosos.
- Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na
dúvida, procure sua agência bancária.
- Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e
denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.
Codeby,
a Keyrus Company
Empresa
de tecnologia com mais de 7 anos no mercado, especializada no desenvolvimento e
implementação de e-commerces. A empresa tem evoluído e transformado
a realidade de negócios digitais de grandes marcas, contribuindo com soluções
tecnológicas personalizadas para ambientes digitais. Com sede em São Paulo –
Capital e presença física em quatro países: Brasil, Portugal, Itália e
Alemanha, e com a Keyrus Company em mais 30 países, o grupo busca ampliar seu
cenário de atuação, registrando crescimento acima de 160% ao ano. A Codeby é
MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil.
Recentemente, recebeu investimento estratégico da multinacional Keyrus. Saiba
mais: https://codeby.global/
PORTA-VOZ
Fellipe Guimarães, especialista em negócios digitais | Startup
Maker | Desenvolvedor Full Stack l Autor do livro “Universo do Ecommerce”.
Founder do Grupo Codeby, empresa de tecnologia especializada em
desenvolvimento de funcionalidades que agregam o crescimento para negócios
digitais. A empresa que possui 7 anos de mercado atende grandes marcas como,
por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder,
Valisere, Alpargatas, entre outras.
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