Diversidade é palavra-chave dentro das empresas
Vice-presidente da Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, aponta o quanto
companhias vêm buscando a inclusão no ambiente interno
A polêmica recente em
torno de uma propaganda automotiva tomou conta das redes sociais, ocupou as
primeiras colocações nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter
e tornou-se motivadora para diversos memes que circularam em grupos de
WhatsApp. Tudo porque a peça publicitária mostrou um casal homossexual formado
por dois homens e o automóvel como parte da vida deles.
No entanto, apesar das
piadas que circularam sobretudo em grupos formados por homens, a montadora pode
ter cometido um grande acerto. Para Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, empresas que buscam a
diversidade têm mais resultados e o “barulho” provocado pela peça publicitária
levou muita gente a conhecer o carro em questão. “Nesta empresa, além de fazer
um grande barulho para as pessoas conhecerem o novo carro, ela teve o
resultado”.
Há cinco anos Alexandre
tem visitado empresas instaladas no Vale do Silício, localizado na parte sul da
Baía de San Francisco (EUA) e a palavra que o especialista mais ouve dentro
dessas companhias é “diversidade”. Foram mais de cinco visitas e, na maioria
dessas ocasiões, a empresas de tecnologia, as quais normalmente contam com
pessoas mais tradicionais em seus quadros de colaboradores.
“Pensamentos
divergentes levam à inovação e a inovação leva ao resultado. E a partir do
momento em que você tem, no mesmo ambiente, pessoas com pensamentos diferentes,
com culturas diferentes, com realidades diferentes, você consegue promover um
ambiente de inovação”.
O especialista gostou
do que viu no comercial, justamente por vivenciar e estudar a diversidade
dentro das empresas. Muitas palestras por ele ministradas acontecem dentro de
companhias que lutam pela diversidade. “E esta é uma bandeira que eu vou
levantar. Talvez no meu passado eu tivesse alguns traços de preconceito, mas eu
evoluí. Tive uma formação religiosa e durante muitos anos entendi que a família
era a tradicional, mas percebi ao longo dos anos que o mundo evolui, o ser
humano evolui e a pluralidade e a diversidade fazem parte do ser humano, fazem
parte da nossa sociedade. De sete, oito anos para cá, eu comecei a admirar a
diversidade”.
Alexandre lembra este é
um pensamento que tem cada vez mais ocupado o universo corporativo. “Se você
ainda não entendeu que o nome do jogo da vida hoje é diversidade e inclusão, é
melhor você se preocupar, porque pode ser que, em alguns anos, você seja
excluído, assim como muitas pessoas foram nesses últimos anos. A diferença
enriquece e o respeito une”.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.
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