Efeito pandemia: mercado de seguros é alvo da catalização da transformação digital
*Por Rafael Quintana
A pandemia da COVID-19 acelerou novos
movimentos de migração de consumidores para o universo online, gerando um salto
catalizador para a transformação digital. Por conta das restrições do
isolamento social, em todo o mundo, vimos as pessoas adaptando seu
comportamento de compras, passando a consumir de forma periódica - ou até
exclusivamente - pelos canais digitais.
Sabendo deste salto inovador, quando
falamos sobre a indústria de seguros, qual é a primeira coisa que vem à sua
mente? De que maneira o setor de seguros, um dos poucos que ainda mantém
significativa parte de processos no modelo tradicional, vem se preparando para
o mundo online? A resposta é simples: transformação digital. Uma pesquisa da
TransUnion, empresa global de informações e insights de dados, mostra que a
pandemia prejudicou muito mais as seguradoras não transformadas digitalmente do
que as demais.
O que aponta a pandemia como um impulsionador
plurianual da transformação digital, com a mudança de um mundo intermediário
para um ambiente de integração e prestação de serviços sem identificação. A
disrupção já bate firme na porta da indústria de seguros e a tendência é vermos
a intensidade desse movimento só aumentar daqui em diante.
É bem verdade que a oferta de produtos
de seguros por canais digitais não é algo novo. Pelo contrário, já existe por
aqui há algum tempo. São várias as seguradoras oferecendo algum tipo de
iniciativa digital aos seus clientes e parceiros. Porém, cabe a pergunta: será
que as seguradoras estão realmente entregando uma experiência digital completa?
Estamos preparados para atender (e, por que não, exceder) as expectativas
destas novas pessoas consumidoras, que recentemente mergulharam de cabeça na
experiência digital?
Esse novo consumidor é alguém mais
experiente no consumo através de canais digitais e por isso também mais
exigente. Deseja receber a mesma experiência de compra digital que outros
setores já entregam: uma jornada simples, com atritos na medida certa, segura e
focada na sua necessidade.
Arrisco dizer que podemos estar diante
de uma grande tendência de aumento na pesquisa por novas marcas, onde aquelas
empresas que estiverem preparadas para oferecer as melhores experiências
estarão em vantagem. O futuro do processo de compra será moldado pela forma que
vivemos atualmente.
Globalmente, a TransUnion observou que
seguradoras mais avançadas no relacionamento digital com seus consumidores e
parceiros de distribuição de produtos enfrentaram melhor o período de maior
impacto no volume de negócios em suas respectivas regiões.
Como ajudamos o setor? Com soluções
especializadas: analytics e data insights auxiliam as companhias a enxergar
novas dimensões. Por meio do poder de dados alternativos é possível ampliar a
análise de riscos e a capacidade de novos negócios. Além disso, a automação de
processos traz celeridade às operações de seguros nos mais diversos ramos, uma
vez que nossa solução contempla informações de mais de 600 fontes de dados para
a tomada de decisão.
Ao mesmo tempo em que a transformação
digital ajuda tanto empresas e consumidores, também exige atenção. O aumento no
tráfego digital traz novas ameaças para os canais de interação com clientes
neste ambiente online. Nossa função é disponibilizar canais que facilitem a
segurança de dados das empresas. Para isso, atuar de forma colaborativa nas
diferentes camadas de combate à fraude e aumentar o poder de segurança e
prevenção é essencial.
Este é o momento certo para o setor de
seguros apostar na tecnologia e inovação no mercado, captando novos usuários
para os seus serviços e criando novos relacionamentos. Ser inovador em um
ambiente tradicional é quebrar paradigmas. E nossa missão é nos reinventarmos. Te
convido para trilharmos juntos essa jornada!
*Rafael Quintana é Head da Vertical de
Seguros da TransUnion Brasil
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma empresa global de
informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores
alcancem grandes realizações na economia moderna. Fazemos isso fornecendo
um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de
forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão
financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar
transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso
de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há mais de 50 anos no
mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no
Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida
das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas,
empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que
incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs,
Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas.
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