Empresas encontram na inteligência artificial uma forma agilizar o atendimento
SmartComm tem soluções tecnológica para
melhorar o relacionamento com o cliente e reduzir custos
A transformação digital ganha cada vez mais espaço em
nossas vidas. Somos dependentes do computador, do smartphone, dos aplicativos
para resolver questões simples do dia a dia. Hoje somos incapazes de pensar em
executar tarefas sem o apoio da internet.
Nos casos das empresas, oferecer atendimento rápido, a
qualquer momento e dentro dos principais aplicativos de mensagens já é
realidade e isso só é possível por causa dos chatbots, que são sistemas
integrados à inteligência artificial, capazes de entender as solicitações do
seu cliente e dar a resposta de forma automática.
O Brasil ocupa a segunda posição, com 64% do ranking
de países com maior interação diária de inteligência artificial e clientes,
ficando até mesmo à frente dos EUA, com 54%. Atualmente são cerca de
216 mil bots produzidos por 96 empresas pelo Brasil, dados da Mobile
Time, de 2021.
A SmartComm Franchising, primeira rede brasileira especializada em comunicação
inteligente no Brasil, oferece soluções voltadas à redução de custo,
otimização, inovação e tecnologia para empresas. Entre os produtos
comercializados pela marca está o chatbot, software capaz de
manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de
aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais. “O nosso
diferencial está em nossa plataforma de ‘boteria’, lá o cliente consegue criar
um chatbot com poucos cliques e em poucos minutos, tudo muito prático, rápido e
fácil! Sem a necessidade de solicitações de longo prazo como outras empresas
fazem”, explica o CEO da rede, Anderson Lucila.
Evolução digital
O chatbot é um software capaz
de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural por
meio de plataformas digitais. A ferramenta é baseada em inteligência
artificial, capaz de processar um grande volume de informações com rapidez.
Graças a esse recurso, é possível gerenciar as ligações telefônicas e
personalizar os atendimentos.
Podemos dizer que os “bots” são as “crias”
da evolução digital, gerados pela necessidade de estreitar
relacionamentos e permitir o estabelecimento de uma comunicação
imediata, possibilitando a redução de custos operacionais e
a ampliação da capacidade de resposta das empresas.
Existem diferentes pesquisas e estudos
sobre o impacto – positivo e negativo – que a tecnologia e o mundo conectado
trouxeram para a vida dos seres humanos, entretanto, é impossível negar que
ambos ampliaram a capacidade de produzir mais em menos tempo, encurtaram
distâncias e otimizaram centenas de tarefas.
Soluções inteligentes
A SmartComm trabalha com as quatro
principais ferramentas da comunicação empresarial: por meio do envio de
mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de
satisfação, chatbot e integração API é possível dispensar custos
desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes.
0 modelo de negócio traz diferenciais
competitivos, como venda consultiva, acompanhamento operacional, baixo
investimento, alta margem de lucro e modelo de
negócio home office. O suporte ao franqueado
começa com treinamento para transferência de know-how, acompanhamento
permanente da operação da franquia por meio de sistema de gerenciamento e a
plataforma “SmartComm” completa para que o franqueado possa trabalhar.
Um estudo recente da Juniper Research indica
que o número total de aplicativos de mensagens de bots acessados globalmente
aumentará de 3,5 bilhões, em 2022, para 9,5 bilhões, em 2026.
O crescimento de 169% será impulsionado pela crescente adoção de
estratégias que integrem diferentes canais para oferecer ao consumidor uma
melhor qualidade de atendimento ao adquirir um produto ou serviço.
De acordo com Greg Bennett, diretor de design de
conversação da Salesforce, o que mais se destaca no uso de chatbots é a sua
capacidade de personalização. Um relatório mostra que 95% dos líderes de TI têm
priorizado essa tecnologia de automação, sendo que 70% deles observam uma
economia de quatro horas por funcionário toda semana.
Benefícios que agregam
Os chatbots surgiram a partir da
necessidade de estreitar relacionamentos com o consumidor, e permitir uma
comunicação imediata a qualquer hora. Anderson
Lucila enfatiza que: "Qualquer empresa pode ter um bot, afinal toda
empresa precisa de um cliente, e todo cliente precisa de um atendimento. O
chatbot faz isso automaticamente e 24 horas por dia. Essa ferramenta faz o que
a empresa quer, seja para atendimento, agendamento, pesquisa de satisfação,
entre outros. Em nossa boteria há muitas possibilidades”, diz o empresário.
Lucila pontua que a SmartComm trabalha com dois
programas:
● Business - migra para o atendimento humano quando
há necessidade de ações estratégicas ou que dependam da intervenção humana;
● Business Talk – o próprio bot direciona o atendimento
conforme as escolhas do usuário, ou seja, cada opção selecionada pelo cliente
vai indicar o rumo da conversa de forma totalmente interativa, com respostas
simples e objetivas.
“Uma empresa pode economizar em diversas formas com o
chatbot, mas acredito que a principal delas é poder contar com menos
funcionários para o “front” do atendimento. Já que o chatbot faz isso muito
bem, e até resolve problemas rápidos que o cliente possa ter”, concluiu.
Outras vantagens são a disponibilidade 24 horas por
dia: ofertar um atendimento de qualidade full time é essencial para
fidelizar seu público. O chatbot consegue prestar o atendimento com excelência,
sem a necessidade de interagir com um agente;
- Agilidade no atendimento: ninguém quer esperar para ser
atendido. O chatbot consegue realizar vários atendimentos em um curto espaço de
tempo, enviando milhares de mensagens por dia, de maneira mais inteligente e
interativa;
- Possibilidade de ter mais dados sobre os
clientes: a empresa
pode (e deve) fazer uso da solução para conseguir mais informações e dados
sobre seus clientes. Estudando os dados, ela se antecipa na realização de um
bom atendimento, prevenindo problemas e vendendo mais;
- Automatização de processos: não precisa de botões específicos
para ser atendido, basta enviar uma mensagem. Com isso a empresa consegue
oferecer um serviço automatizado,
capaz de alcançar o resultado por meio de uma simples interação com o sistema;
- Melhoria no relacionamento com o
cliente: o mundo hoje
demanda praticidade, e as pessoas não têm mais paciência nem querem perder
tempo para resolver problemas simples. Os bots respondem rapidamente,
proporcionando uma melhor experiência ao cliente;
- Diferenciação do serviço: Hoje, por exemplo, já é
possível ofertar produtos ou serviços pelos bots, como enviar lembretes de
contas a pagar, acordos, etc. Essa inovação pode ser maior ou menor, dependendo
do setor de atuação. A marca passa a ser vista como inovadora e altamente
competente;
- Auxílio na retenção e fidelização
de clientes: o
básico não é mais aceito como padrão para o cliente do século XXI, é preciso
sair do lugar comum e entregar serviços de qualidade e que tragam real valor
para os usuários. Aplicando inovações que melhorem a experiência do cliente, a
empresa passa a ter consumidores fiéis e propagadores espontâneos da
marca.
Sobre a SmartComm
A SmartComm é a primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com soluções voltadas à redução de custo, otimização do processo atual das empresas, inovação e tecnologia. Através de envios de mensagens corporativas e notificações através de SMS, WhatsApp, pesquisa de satisfação, chatbot e integração IPI é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. Com dois modelos de negócios: a franquia solicita investimento a partir de R$ 24.999 na modalidade home office e R$49.999 na modalidade FDA, ambas com prazo de retorno estimado entre 10 a 12 meses. www.smartcomm.digital
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