Estratégia de gestão: tecnologias de ponto em nuvem e geolocalização são imprescindíveis para o RH da sua empresa
*Por Thiago Quadros, CTO da Ahgora
O home office, o trabalho híbrido e o remoto de qualquer lugar (anywhere office) estão cada vez mais populares no Brasil. Para efeito de comparação, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em home office. O IBGE repetiu a pesquisa em meados de 2020 e descobriu que o número havia aumentado para 7,9 milhões. Naquele momento, o Brasil passava pela primeira onda da pandemia de coronavírus e especulava-se o fenômeno seria temporário ou se transformaria em uma tendência.
Hoje
sabemos que o trabalho a distância é uma realidade a ser aplicada por mais
corporações. Mas junto a essa tendência vieram dúvidas e reclamações de
empregados e empregadores a respeito do tempo de trabalho e da produtividade.
As empresas precisam saber se seus colaboradores estão, de fato, prestando os
serviços a que foram contratados dentro do tempo previsto no contrato. Da mesma
forma, os trabalhadores reivindicam proteção contra possíveis abusos, já que
ordens podem ser dadas a qualquer momento do dia ou da noite por meio de
aplicativos de mensagens sem que horas extras sejam pagas por esse esforço
feito fora do horário de expediente.
Na
realidade, essas questões já eram pontuadas antes da pandemia, pois sempre
existiram departamentos cujos trabalhadores atuam nas ruas como representantes
comerciais, só para citar um exemplo. Mas como a quantidade de pessoas que
trabalhava longe da empresa era bem menor, o tema era menos controverso.
A mesma
tecnologia que possibilitou a tanta gente das mais diversas áreas trabalhar
fora das dependências da companhia, criou as soluções necessárias para que haja
o devido controle em benefício de ambas as partes. Trata-se dos sistemas de
ponto em nuvem, que substituem com muitas vantagens os antigos relógios de
ponto, e mais ainda, os livros para a mesma finalidade que podiam ser
facilmente fraudados.
O ponto eletrônico em nuvem
permite o registro das jornadas de trabalho de uma maneira precisa, confiável e
transparente. As informações ficam anotadas em um sistema que pode ser acessado
apenas por pessoas credenciadas. Sem dúvida alguma a gestão de ponto eletrônico
pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Por exemplo: traz mais
confiança para a relação entre colaboradores e gestores;ajuda a
identificar profissionais faltosos, horas extras inadequadas e outras questões.
Com as novas tecnologias, até mesmo as rotinas administrativas burocráticas
podem ser revisadas.
E o principal é que o ponto em
nuvem é regulamentado. Existem leis e portarias que permitem o uso desse
sistema para os registros de jornadas. Então, as empresas que adotam um
mecanismo como esse são beneficiadas e respeitam a legislação trabalhista.
Estabelecer horários para
cumprimento das atividades diárias e implantar formas de marcação de ponto para
controlar a jornada de trabalho permite aos gestores e ao RH monitorar o
desempenho do profissional. A gestão de ponto de colaboradores externos é uma
responsabilidade do RH, mas também faz parte de outros setores da empresa.
Enquanto diretores, proprietários e líderes buscam dados para otimizar os
processos, o departamento financeiro demanda estimativas de custos e a
tecnologia da informação se preocupa com a segurança dos dados.
A implantação e o uso são
simples. Basta baixar um app no
celular de cada trabalhador ou em outro dispositivo, conforme o modelo de
trabalho – híbrido, remoto, home office ou colaborador externo. A
vantagem do uso de smartphones é que há cerca de 234 milhões desses aparelhos em funcionamento no país, mais que toda a população do Brasil. Ou seja, é uma forma de
garantir o acesso a todos os colaboradores ao sistema.
Feito o download, é preciso que
os funcionários preencham um cadastro. Em seguida, cada um deles receberá um login e poderá entrar quando for necessário. É essencial que o
ponto eletrônico no celular siga as recomendações da portaria
671. Assim, não permitindo a configuração de batidas automáticas ou
agendamentos. Aliás, também é possível fazer batidas através
de um navegador, respeitando as mesmas regras.
Junto ao ponto em
nuvem, é importante usar também sistemas de geolocalização. Dessa forma, além do controle do tempo trabalhado, os gestores
também poderão saber se os colaboradores estão no local onde deveriam estar. Da
mesma forma, o funcionário tem em mãos uma ferramenta que comprova o
cumprimento de sua jornada. O mercado brasileiro
conta com diversos aplicativos que fazem tanto o registro de ponto em nuvem
quanto o serviço de geolocalização.
O Pontoweb, por
exemplo, conta com aplicativo
para smartphone para gestão e controle de ponto. Os benefícios para a empresa e
seus colaboradores são claros. O sistema possui todos os protocolos de
segurança, certificado pela ISO 27001 e permitindo
que seja acessado apenas por pessoas com o login. Assim, o colaborador não precisa ter medo do vazamento de
informações. O aplicativo também segue todas as recomendações da Portaria
671 do Ministério do Trabalho e da MP do Teletrabalho. Dessa forma, os registros são válidos para mostrar que o
colaborador realmente esteve presente na empresa em determinado dia, assim como
ajuda a avaliar as horas extras realizadas.
Outro exemplo de aplicativo para registro de
ponto em nuvem é o Multi, que
funciona conectado ao Pontoweb. Ele conta com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), permitindo que as informações sejam
acessadas de qualquer lugar do mundo. Também possibilita aos colaboradores
acompanharem os registros. Eles passam a ter certeza de que as informações
estão corretas, então, ficam mais tranquilos e confiam na empresa, o que é
excelente para garantir um bom desempenho desses profissionais. É uma
ferramenta que melhora bastante a relação entre patrão e empregado.
O Multi também
faz geolocalização e identificação
biométrica através de reconhecimento facial, reduzindo a possibilidade de
fraudes; e evita filas como ocorre em empresas com grande número de
colaboradores e sistema de ponto fixo. Em suma, é uma ferramenta que reduz
custos, pois evita o retrabalho dos profissionais do RH, que não precisam mais
avaliar dados registrados, pois o aplicativo entrega tudo condensado.
Por fim, também parte do Pontoweb, o Livemaps é um
software capaz de analisar tendências por meio de gráficos dinâmicos. Faz a comparação
entre as informações que estão sendo apresentadas e torna o RH verdadeiramente
estratégico na empresa. Funciona de maneira organizada, reunindo dados
que são emitidos por diferentes fontes. Tudo isso é condensado e entregue de
uma forma compreensível para ajudar a distribuir a força de trabalho, não
deixando nenhum posto de operação descoberto.
O Livemaps torna a
gestão do negócio focada e competitiva. O módulo permite, por exemplo, comparar
o desempenho laboral de funcionários e times em tempo real. A partir
disso, possui características como gestão de eficiência operacional; controle
de acesso e presença; alavancagem de dados de ampliação de ROI; dashboards estratégicos e alertas automáticos.
Como se vê, o mundo mudou
rapidamente e o uso de tecnologias inovadoras, como essas que atuam com
arquivamento de dados em nuvem e geolocalização, são imprescindíveis para os departamentos de RH. Tais
ferramentas possibilitam a entrega de dados assertivos sobre a força de
trabalho. Dessa forma, consagram-se como base na estratégia de gestão de
empresas de todos os portes.
*Thiago Quadros é CTO da HR Tech Ahgora, desenvolvedora de tecnologias inovadoras para
recursos humanos, com o objetivo de empoderar e tornar os profissionais
da área mais estratégicos. – ahgora@nbpress.com
Sobre a Ahgora
A Ahgora, HR Tech fundada em 2010, desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real, a fim de torná-los mais estratégicos. O objetivo é facilitar rotinas, reduzindo custos e simplificando a gestão do capital humano por meio de um ecossistema de aplicações que promove transparência nas relações de trabalho. Em 2021, adquiriu as empresas WebTraining e Velti em um movimento de consolidação em HCM (Human Capital Management). Com as aquisições, formou um ecossistema de startups focado em gestão de pessoas que já contava com a Ahfin – fintech destinada à saúde financeira de colaboradores. Por meio dessas tecnologias, gerencia uma base de quase 2 milhões de vidas.
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