Franquia Cream Berry lança cardápio especial de outono-inverno para manter vendas ativas e usufruir do período
Devido à queda dos termômetros em algumas regiões
brasileiras, franquia de açaí cria produtos no cardápio tendo como base o
chocolate quente
A temperatura já começou a cair em algumas regiões
brasileiras, como o sul e sudeste, onde o frio se faz mais presente. Mesmo o
país não registrando invernos rigorosos, os termômetros acabam refletindo
diretamente na baixa do consumo por produtos gelados como sorvete e açaí, já
que é um alimento muito consumido com o intuito de refrescarmos.
Teddy Véras, diretor executivo da franquia Cream Berry
– que tem o açaí como carro-chefe da marca – conta que entre os meses de maio a
meados de agosto o consumo do açaí chega a cair em torno de 20% a 30%. Já com o
sorvete, o reflexo é ainda maior, atingindo 50%.
“Porém, nem sempre as cidades com temperaturas mais
baixas, exemplo de Poços de Caldas (MG) que registra em média 2 graus no
inverno, terá essa sazonalidade. Mesmo com a queda nas vendas, nossos
franqueados conseguem manter um faturamento (bruto) de R$ 40 mil por mês no inverno”,
revela o empresário.
Lançamento
Adotar um novo mix de produtos possibilita amenizar
possíveis oscilações de vendas para os períodos mais frios. Teddy explica que
para isso a franqueadora adota um cardápio especial para as estações
outono-inverno tendo como base o chocolate quente, podendo ser servido com
frutas, chantilly, entre outras coberturas tradicionais do cardápio.
A Cream Berry lançou recentemente o cardápio especial
para 2022 onde foi aprovado e homologado produtos como ganache de chocolate,
petit gateau, brownie, cookies, além do saboroso chocolate quente e café
expresso.
O empresário pontua que os franqueados da rede
trabalharão com o cardápio especial até o final do inverno.
“É necessário saber desfrutar das oportunidades. São
estratégias de adaptação importantes que refletirão positivamente no bolso do
empreendedor. O interessante do açaí é que é um alimento que ganhou a
preferência dos brasileiros e não é visto como uma sobremesa, pelo contrário,
faz parte do consumo no dia a dia. Além do mais, se torna algo nutritivo, por
isso, mesmo em temperaturas amenas conseguimos manter as vendas”, diz.
Analisar o que o cliente busca
As pessoas sempre estão em busca de novidades, por
isso, sempre há a necessidade de diversificar, incluindo o menu de inverno.
Para atender o público, durante alguns meses a franqueadora fez pesquisas e
reuniões com os franqueados e corpo técnico da rede para avaliar possíveis
combinações com o açaí e o que poderia agregar para marca como sabores,
qualidade e principalmente o consumidor final.
“Nessa reunião buscamos soluções mais práticas sem
onerar e prejudicar o operacional da loja. Definindo todos esses processos,
buscamos com os franqueados sugestões e depois de pesquisa e estudo dos
produtos colocamos em testes e aprovamos o cardápio”, afirma Véras.
O diretor executivo salienta ainda que a cada ano
busca ajustar ao cardápio um produto novo, com isso, consegue também ter
parâmetros o que foi bem aceito ou não pelo cliente.
Sair da zona de conforto
Aprender novas técnicas e criar estratégias requer
tempo e investimento. Porém, é necessário em todo tipo de negócio, incluindo o
mercado de alimentação.
Para quem trabalha com produto que pode sofrer
sazonalidade, como é o caso do açaí, Véras dá algumas dicas que podem manter as
vendas ativas neste período de temperatura baixa:
● Criar um cardápio especial
com produtos quentes chama atenção das pessoas para esse período. Incluindo
aquelas que querem mesclar o açaí com o chocolate quente;
● Quem não é visto não é lembrado. Daí a
necessidade de investir em divulgação, redes sociais, influenciadores digitais
e divulgações locais para mostrar as novidades do seu negócio;
● Fidelizar clientes flutuantes no verão,
com cartão fidelidade e promoções mensais;
● Apostar no sistema delivery. Com o frio,
as pessoas tendem ficar mais tempo em casa e pedir um produto para consumir no
conforto de casa também é algo que vale a pena se ter nesse tipo de negócio.
Para enfrentar períodos com possibilidade na queda do
faturamento o franqueado deve estar preparado e planejar o seu caixa. Outra
dica importante é fazer com que o fluxo das vendas nos meses do verão, que
tende a ser maior, guardar para o capital de giro para os meses de inverno onde
as vendas tendem a cair um pouco. Isso possibilita o empresário passar esse
momento sem nenhuma dificuldade no negócio.
A Cream Berry atualmente soma 70 unidades presentes
nos estados de Minas Gerais (berço da marca), São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia,
Goiás, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Sobre a Cream Berry
A Cream Berry entrou para o franchising em 2016 com a proposta de oferecer um produto diferenciado aliando um ambiente moderno e atendimento de excelência. A rede oferece açaí com receita exclusiva, consistente e cremoso, sem cristais de gelo, e mais 70 combinações de sabores. Com três modelos de negócio, To Go, Express e Container, o investimento inicial é a partir de R$ 89.950,00 e prazo de retorno entre 18 a 24 meses. Em 2021 a rede passou a integrar o Grupo Encontre Sua Franquia que soma mais de 1.800 unidades espalhadas no Brasil e exterior. www.creamberry.com.br
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