Franquia de varejo aposta nas redes sociais para fidelizar o consumidor e incrementar vendas
"As redes sociais sempre serão canais
importantes de comunicação com a nossa audiência", afirma Giovanna
Domiciano, CEO da Arena Baby
O setor de moda e
vestuário ainda é um dos que causa grande impacto à natureza. Mas, com uma população
mais consciente, o mercado de roupas usadas tem crescido de maneira importante.
Os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos,
tanto em lojas físicas quanto no ambiente online, através WhatsApp, Instagram
ou Facebook.
Segundo dados da
Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o
setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de
bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022. Já o
faturamento do segmento, por sua vez, cresceu em 8,09% também em janeiro deste
ano.
Os irmãos fundadores da
rede e adeptos ao Garage Sales,
Giovanna Domiciano e Flávio Thenório adaptaram este modelo bastante difundido
nos EUA para poderem utilizá-lo no Brasil, focando como público-alvo bebês e
crianças. O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam
produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor
com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de
outros produtos novos ou seminovos da loja.
A rede é atrativa tanto
para investidores quanto para o consumidor final, pois a maioria dos produtos à
venda são 80% mais baratos que nas lojas convencionais. “Com o crescimento
exponencial da Arena Baby, fica claro que o brasileiro está deixando de lado o
pré-conceito sobre o uso de produtos seminovos e adotando, como cultura, a
prática de trocar e vender roupas e acessórios que não têm mais utilidade para
os filhos”, pontua Giovanna Domiciano.
Esses modelos de
negócios circulares, podem permitir que a indústria corte cerca de 143 milhões
de toneladas de emissões de GEE em 2030. Segundo pesquisa do GlobalData Market
Sizing and Growth Estimates, nos próximos 10 anos o mercado de segunda mão
tende a crescer mais do que outro setor.
As peças da Arena Baby,
por exemplo, passam por uma avaliação minuciosa, onde é verificado se há
manchas ou qualquer outra avaria. Como diferencial, a rede também disponibiliza
produtos novos - todos identificados por tags recicláveis. “Nos preocupamos
muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos
sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além disso, ao reutilizar as
peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando outra
família que estará comprando item de qualidade com valor bem abaixo do
mercado”.
Com expectativas de
venda de 100 unidades e faturamento de R$ 30 milhões para 2022, os donos da
franquia de Brechó e Outlet infantil fizeram um alto investimento em
tecnologia. Além dos franqueados, poderem vender através do WhatsApp para todo
o Brasil, e também através das outras redes sociais como o Facebook e
Instagram, a Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento, o “Clube
Arena Baby”, que já está nas configurações finais e ficará disponível tanto
para Android quanto iOS.
Giovanna finaliza
informando que no ano de 2021 a rede teve mais de 30 mil avaliações
(troca/venda de produtos) realizadas nas redes. “Este número tende a aumentar
em 2022, visto que teremos um ano letivo completo e também pela volta do hábito
de compra em lojas físicas, graças a vacinação, fim das restrições, etc.”.
Raio-x de Investimento:
Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
Lucro Médio Mensal: de 25%
Faturamento médio
mensal (estimado): R$ 50 mil a 90 mil
Prazo retorno do
investimento:
24 meses
Mais informações: https://www.arenababy.com.br/
Sobre a Arena Baby
Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de Brechó e Outlet infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, 80% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.
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