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Fundação ArcelorMittal promove formação de professores na abordagem STEAM

Pesquisa realizada com profissionais da área revelou que 47% desconheciam método de ensino

As escolas brasileiras estão passando por um momento de adaptação dos currículos à Base Nacional Comum Curricular. Atenta a isso, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional, lançou a Liga STEAM, para promover a formação de professores na abordagem que dá nome à iniciativa. Profissionais da rede pública de Piracicaba (SP), que tem cerca de 62 mil alunos em aproximadamente 110 escolas, e de Serra (ES), com cerca de 60 mil alunos em aproximadamente 160 escolas públicas das redes estadual e municipal, participam do piloto do projeto, que tem como objetivo capacitar todos os profissionais das duas cidades. 

“Queremos que os participantes dessa iniciativa sejam multiplicadores da abordagem na sua comunidade escolar, para contribuirmos cada vez mais com a educação no país”, diz Herik Pires, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal. Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem de educação STEAM tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. 

A abordagem STEAM, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, busca formar pessoas para resolução de desafios reais. Entretanto, a aplicação no Brasil ainda é baixa. Foi o que revelou a pesquisa “Educação STEAM: reflexões sobre a implementação em sala de aula, conexões com a BNCC e a formação de professores”, elaborada pela Tríade Educacional, em parceria com a Fundação ArcelorMittal. 

Durante o estudo feito no fim de 2021 e início de 2022, os pesquisadores Lilian Bacich e Leandro Holanda analisaram as respostas de cerca de 800 profissionais da educação das cinco regiões do país. A análise identificou que quase a metade da amostra não conhece bem o STEAM: 47% dos entrevistados entraram em contato com a abordagem pela primeira vez ao responder o questionário ou afirmaram não saber do que se tratava o termo. 39% informaram que nunca utilizaram a abordagem ou utilizaram poucas vezes em sala de aula. 

A pesquisa identificou que o principal desafio na implementação da abordagem é a formação docente específica. “Investir na formação do professor é o objetivo do projeto. A ideia é que o educador estimule o aluno em sala de aula a desenvolver um pensamento crítico, a criatividade, a responsabilidade, fortalecendo a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade”, finaliza Herik Pires. 

 

Sobre a Fundação

A Fundação ArcelorMittal é uma instituição do grupo ArcelorMittal que, há mais de 30 anos, contribui para a formação cidadã de crianças e jovens, e busca trazer para a área social as melhores práticas de gestão. Sua proposta é transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação em três eixos prioritários de atuação: educação, cultura e esporte.

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