Fundação ArcelorMittal promove formação de professores na abordagem STEAM
Pesquisa realizada com profissionais da área
revelou que 47% desconheciam método de ensino
As escolas brasileiras estão passando
por um momento de adaptação dos currículos à Base Nacional Comum Curricular.
Atenta a isso, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional,
lançou a Liga STEAM, para promover a formação de professores na abordagem que
dá nome à iniciativa. Profissionais da rede pública de Piracicaba (SP), que tem
cerca de 62 mil alunos em aproximadamente 110 escolas, e de Serra (ES), com
cerca de 60 mil alunos em aproximadamente 160 escolas públicas das redes
estadual e municipal, participam do piloto do projeto, que tem como objetivo
capacitar todos os profissionais das duas cidades.
“Queremos que os participantes dessa
iniciativa sejam multiplicadores da abordagem na sua comunidade escolar, para
contribuirmos cada vez mais com a educação no país”, diz Herik Pires, Diretor
Superintendente da Fundação ArcelorMittal. Amplamente difundida em diversos
países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a
abordagem de educação STEAM tem gerado bons resultados quando o assunto é
valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando
habilidades de diferentes áreas.
A abordagem STEAM, que integra Ciências,
Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, busca formar pessoas para resolução
de desafios reais. Entretanto, a aplicação no Brasil ainda é baixa. Foi o que
revelou a pesquisa “Educação STEAM: reflexões sobre a implementação em sala de
aula, conexões com a BNCC e a formação de professores”, elaborada pela Tríade
Educacional, em parceria com a Fundação ArcelorMittal.
Durante o estudo feito no fim de 2021 e
início de 2022, os pesquisadores Lilian Bacich e Leandro Holanda analisaram as
respostas de cerca de 800 profissionais da educação das cinco regiões do país.
A análise identificou que quase a metade da amostra não conhece bem o STEAM:
47% dos entrevistados entraram em contato com a abordagem pela primeira vez ao
responder o questionário ou afirmaram não saber do que se tratava o termo. 39%
informaram que nunca utilizaram a abordagem ou utilizaram poucas vezes em sala
de aula.
A pesquisa identificou que o principal
desafio na implementação da abordagem é a formação docente específica.
“Investir na formação do professor é o objetivo do projeto. A ideia é que o
educador estimule o aluno em sala de aula a desenvolver um pensamento crítico,
a criatividade, a responsabilidade, fortalecendo a construção de cidadãos
atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade”, finaliza Herik
Pires.
Sobre a Fundação
A Fundação ArcelorMittal é uma instituição do grupo ArcelorMittal que, há mais de 30 anos, contribui para a formação cidadã de crianças e jovens, e busca trazer para a área social as melhores práticas de gestão. Sua proposta é transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação em três eixos prioritários de atuação: educação, cultura e esporte.
Nenhum comentário