Iguá completa 100 dias de Operação no Rio de Janeiro
Com foco na segurança, eficiência e
modernização dos sistemas, concessionária inaugura dois Centros de Controle
Operacional, entre outras ações inovadoras nos serviços de distribuição de água
e esgotamento sanitário
Com ações de melhorias nos sistemas,
obras de modernização e equipes técnicas nas ruas, a Iguá completa os 100
primeiros dias de operação plena dos serviços de água e esgoto na região da
Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de
Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.
Durante este período, entre outras
iniciativas, a concessionária inaugurou dois
Centros de Controle Operacional (CCO), com capacidade de
monitoramento da rede 24 horas por dia, em tempo real; instalou 250 pontos digitais de medição de
pressão para conferir maior precisão no controle e na
distribuição da água para a população atendida; e efetuou mais de 2.500 reparos emergenciais
em estruturas que fazem parte da rede de abastecimento de água e de esgotamento
sanitário.
A Iguá irá investir R$ 250 milhões em ações que contribuam
para a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá,
principal contrapartida ambiental da companhia. Como iniciativa de curto prazo,
a concessionária construiu um viveiro
com 40 mil mudas de mangue vermelho que serão plantadas, no
início de 2023, na extensão da Lagoa do Camorim para restaurar o corredor
ecológico entre o Maciço da Tijuca e a Pedra Branca. Também realizou a remoção
de resíduos sólidos e o cercamento de 2,5 km das margens. Para tanto, foram
contratadas 15 pessoas das comunidades do entorno do complexo.
Além disso, a concessionária deu
andamento às ações de médio e longo prazos com os projetos de implantação de coletores de tempo seco
(sistema que consiste na interceptação de esgoto nas tubulações de drenagem) e expansão dos sistemas de abastecimento
de água e esgotamento sanitário nas áreas irregulares
não-urbanizadas.
Em relação à geração de empregos, a Iguá
já tem cerca de mil colaboradores entre próprios e terceiros trabalhando na
operação do Rio de Janeiro, que envolve a região da Barra da Tijuca e
Jacarepaguá e os municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Ao longo do
ano, estão previstas
outras 350 contratações, entre próprios e terceiros, o que
levará a companhia a empregar em torno de 1.400 pessoas no estado.
“O saldo desse início de operação é
muito positivo. Implementamos ações fundamentais e necessárias, aumentando a
segurança operacional dos nossos ativos e focando na entrega dos projetos que
requerem aprovações e licenciamentos dos órgãos competentes para termos
início. Não abrimos mão de ações socioambientais de curto prazo como a
remoção dos resíduos sólidos e o cercamento das margens da lagoa do Camorim e a
contratação de colaboradores das áreas vulneráveis de nosso perímetro de
atuação. Seguimos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de
vida para 1,2 milhão de pessoas, tendo como meta a ampliação da cobertura de
água e da coleta e tratamento de esgoto, oferecendo um serviço de saneamento
básico eficiente e inovador”, explica o Diretor-geral da Iguá no Rio de
Janeiro, Eduardo Dantas.
Na capital, a concessionária é
responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto – a
captação e o tratamento da água ficam por conta da Companhia Estadual de Águas
e Esgotos (CEDAE) – e no interior do Estado cuida do ciclo completo do
saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada,
assim como os serviços de esgotamento sanitário.
Melhorias estruturais
Na capital, a Iguá deu início às inspeções estruturais em
travessias, reservatórios, Estações Elevatórias e nas Estações de Tratamento de
Esgoto (ETEs), implementando gradativamente melhorias para garantir segurança
operacional para o sistema. Entre os projetos, foram instalados geradores de energia em
Estações Elevatórias de Esgoto e de Água, conferindo abastecimento à população
atendida, mesmo em casos de emergência, e implementados sistemas de automação para
garantir a segurança, inteligência e eficiência.
Além disso, diariamente, as equipes de
operação vêm trabalhando em diferentes frentes com serviços de manutenção,
fiscalização, troca de hidrômetros e novas ligações de água e esgoto. Nesse início da operação
plena, a concessionária também desenvolveu o projeto básico para o retrofit da ETE Barra da Tijuca,
bem como deu entrada no licenciamento junto ao órgão ambiental para modernização da estação.
Já nas ETEs de Vargem Grande, Pequena, Novo Horizonte II e Urussanga, foram
feitas intervenções de recuperação e pintura da estrutura e a instalação de
equipamentos sobressalentes.
No Centro-Sul Fluminense, em Miguel Pereira e
Paty do Alferes, além do Centro
de Controle Operacional, a Iguá também instalou bombas dosadoras nas
Estações de Tratamento de Água, conferindo precisão no tratamento e na
potabilidade da água. O uso desse equipamento torna a gestão de qualidade mais
eficiente, pois o monitoramento é feito de forma constante e previne a saturação
dos filtros por excesso de produtos químicos. Nesse período, também foi criada uma base operacional
posicionada estrategicamente nos dois municípios para dar mais agilidade no
atendimento à população.
O processo de fornecer água tratada para
a população possui inúmeras etapas e representa um compromisso com a saúde.
Para isto, a Iguá trabalha diariamente realizando testes de qualidade da água,
que na capital é fornecida pela CEDAE. Somente nesses primeiros meses de
operação, mais de 6.825 testes foram realizados em laboratórios credenciados
para comprovar o atendimento às exigências do programa do Ministério de Saúde,
que visa assegurar a qualidade da água fornecida à população.
Também com o objetivo de aumentar o
controle operacional de qualidade da água, a companhia está investindo na construção de laboratório próprio e
instrumentação, onde serão feitas as análises de turbidez, cor
aparente, pH, fluoreto, cloro livre residual, coliformes totais e Escherichia
Coli. Além disso, iniciou o Plano de Segurança da Água (PSA) que estabelecerá
novos processos tanto para manter a qualidade e oferta do recurso, quanto para
os investimentos e trabalhos com as comunidades.
Clientes
Para oferecer mais comodidade à
população, a Iguá reformou
por completo as quatro lojas de atendimento: duas localizadas
na Capital e duas no interior do Estado. Por meio de um layout moderno,
ambientes climatizados e totens integrados à plataforma digital DigiIguá, o atendimento
ao público nas unidades da Barra, Jacarepaguá, Miguel Pereira e Paty do Alferes
foi pensado para proporcionar uma nova experiência mais humanizada, tanto pelo
conforto e experiência, quanto pela agilidade no tempo de resposta.
Nesses meses iniciais de operação, a
concessionária já realizou 11
mil atendimentos nas lojas, dando solução a pedidos de
parcelamento, religação, atualização de cadastro e tirando dúvidas sobre
consumo. O call center, que funciona 24 horas por telefone e
Whatsapp (Rio de Janeiro: 0800 400 0509 / Paty do Alferes: 0800
400 0510 / Miguel Pereira 0800 400 0511), também é um dos principais canais de
atendimento da Iguá e recebeu 70 mil solicitações que foram prontamente
resolvidas.
Para conhecer melhor o cliente e
aprimorar o atendimento, a Iguá iniciou a campanha de recadastramento, com as primeiras
ações em Jacarepaguá. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, agentes
uniformizados e identificados com o crachá da empresa, trabalham de forma
presencial, com visitas a residências que tenham ligação individual de água. Os
moradores também podem fazer a atualização cadastral por conta própria, pelo
aplicativo DigiIguá, ou entrar em contato com a Central de Atendimento da Iguá,
por meio do serviço 0800. O cadastro atualizado proporciona aos clientes um
atendimento ainda mais personalizado, ágil e seguro, uma vez que as informações
ficam registradas na base de dados da concessionária.
Ações no Complexo Lagunar de Jacarepaguá
Com a consultoria do biólogo Mario
Moscatelli, a execução do projeto ambiental da Iguá teve início ainda na fase
de operação assistida, em dezembro de 2021, com a remoção de resíduos sólidos
na Lagoa do Camorim e cercamento das margens, principalmente no encontro com o
mangue, para evitar o retorno desses detritos ao local. Nas incursões no
Camorim, em um trecho de quatro quilômetros, até o momento, já foram recolhidas mais de 45 toneladas de lixo.
Além disso, a concessionária realizou a batimetria em 10 km dos rios afluentes
do complexo para medir a profundidade dos leitos, e coletou amostras para
determinação da espessura e caracterização físico-química das camadas de
sedimentos, lodo orgânico e lixo existentes no fundo das lagoas. Esta ação tem
por finalidade contribuir para a elaboração dos estudos técnicos necessários
para os processos de licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual do
Ambiente (INEA), etapa que antecede o início dos trabalhos de dragagem do lodo,
sedimentos finos e lixo na região.
Para as intervenções diretas no Complexo
Lagunar de Jacarepaguá, formado pelas lagoas de Marapendi, Jacarepaguá, Camorim
e Tijuca, a Iguá realizará diversas ações que contribuem para a recuperação
ambiental desse importante ecossistema. As iniciativas de maior impacto se
encontram em fase de estudos para posterior apresentação e aprovação pelos
órgãos competentes.
Instalação de Coletores de Tempo Seco e
ampliação da rede em áreas irregulares
A implantação dos Coletores de Tempo
Seco (CTS), sistema que consiste na interceptação do esgoto bruto despejado nos
rios e afluentes que deságuam nas lagoas de Jacarepaguá, é outro projeto importante
e tem como finalidade o direcionamento
do efluente para o tratamento adequado na ETE da Barra.
Atualmente, todo o esgoto direcionado de forma irregular às galerias de águas
pluviais chega às lagoas da região sem nenhum tipo de tratamento.
Em até cinco anos, posteriormente ao licenciamento
ambiental, a previsão é que 50 pontos de captação e cerca de 40 quilômetros de coletores de tempo
seco estejam instalados para operar na interceptação de 676 litros por segundo
de esgoto in
natura,
atualmente lançados em cinco sub-bacias e uma microbacia da região, até a ETE
Barra. Dentre os afluentes que compõem essas sub e microbacias estão
importantes rios, como: Arroio Fundo, Muzema, Anil, Guerenguê, das Pedras, Rio
Grande e Canal das Taxas (Lagoinha). Além dos coletores, a concessionária implantará 28 elevatórias
responsáveis pelo escoamento até a ETE Barra. Este projeto, estimado em R$ 126
milhões, beneficiará
diretamente 200 mil moradores do entorno desses corpos
hídricos, distribuídos em 69
comunidades, e ajudará
a proteger 30 rios da região e seus afluentes.
Nos próximos anos, a Iguá também prevê investimentos de R$ 305 milhões para ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água e expansão dos serviços de esgotamento sanitário nas áreas irregulares não urbanizadas, como as comunidades do entorno. O compromisso da concessionária é oferecer um serviço de saneamento básico eficiente, ampliando o direito à saúde e ao bem-estar da população atendida
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