Inglês na Educação Infantil: por onde começar?
Créditos: Freepik
Cada nova palavra aprendida por uma
criança é a chave de acesso para um novo universo de possibilidades. Quando
essas palavras são em outro idioma, então, cada nova palavra é a conquista de
horizontes ainda mais amplos. De acordo com a ciência, aprender um novo idioma
é mais fácil quanto mais novas são as crianças. Isso porque o cérebro consegue
armazenar a língua mãe e a língua adicional de formas similares, o que permite
um desenvolvimento bilíngue mais tranquilo.
Entretanto, ensinar um idioma novo para
os pequenos pode ser um desafio. Como, afinal, trabalhar o vocabulário e as
expressões idiomáticas com crianças de três ou quatro anos de idade? A resposta
está em uma série de elementos fundamentais para facilitar esse processo. De
acordo com o assessor de conteúdo do PES English, Adriano Freitas Irala, “as
crianças não aprendem apenas por meio de um sentido, mas utilizam todos os
sentidos. Elas aprendem por meio de ações e movimentos. Por isso, o processo de
ensino de qualquer tema para elas precisa integrar todos eles”.
O especialista explica que uma boa
estratégia é fazer com que elas se mexam, se levantem, toquem em objetos
relacionados ao conteúdo que está sendo ensinado. Assim, elas conseguem
aprender melhor. Irala falou sobre o assunto em painel realizado durante a Bett
Brasil 2022. “Ao ensinar uma nova língua para crianças, principalmente as mais
novas, faça perguntas que estimulem o pensamento criativo. Brinque, por
exemplo, com as cores: ‘se você misturar o red (vermelho) com o yellow
(amarelo), que cor vai encontrar?’. Assim, ela vai poder desenvolver um
raciocínio criativo fazendo a conexão com as palavras que está aprendendo”,
aconselha.
Ambiente influencia no aprendizado
Observando o processo de ensino e
aprendizagem de crianças pequenas, vários estudos confirmam os muitos fatores
capazes de potencializar ou prejudicar a evolução das crianças. Um deles é
muito individual e está relacionado ao ritmo de aprendizagem. Cada criança tem
seu próprio ritmo e, por isso, ensinar a elas um novo idioma precisa ser uma
tarefa individualizada.
Outro fator relevante é o ambiente em
que se dá o ensinar. "A dica é criar um ambiente propício para o brincar.
Não podemos separar o aprendizado do brincar porque, com a brincadeira, o
aprendizado se torna mais significativo e envolvente”, detalha Irala.
Enriquecer esse espaço com cartazes e pôsteres, por exemplo, é uma forma de
torná-lo mais atrativo. Em inglês, fala-se em "enabling environment”, ou
“ambiente facilitador”. Trata-se de um espaço com recursos e estímulos
apropriados para cada faixa etária. “Um espaço em que a criança possa folhear livros
e sentar-se no chão, um ambiente acolhedor e com oportunidades de aprendizagem
favorecidas pelo lúdico. Um lugar em que elas possam arriscar e explorar sem
receio de se frustrar”, afirma.
Por fim, a conexão afetiva entre
professor e estudantes é muito importante. Além disso, o professor precisa
conhecer as crianças e atender às necessidades individuais delas, porque cada
criança é única, estabelecendo, assim, uma parceria entre a escola e a
família”, destaca o assessor de conteúdo do PES English, Adriano Freitas
Irala.
Sobre o PES English
O PES English é um programa de Inglês avançado destinado a escolas particulares. Ele oferece aos professores assessoria pedagógica especializada, portais de conteúdo e uso da língua inglesa, além de materiais didáticos internacionais publicados pela Cambridge University Press. Presente em mais de 260 escolas em todo o país e atendendo a mais de 55 mil alunos, a solução educacional tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, fala, escrita e escuta do Inglês em alunos entre 3 e 16 anos. Com certificação e reconhecimento internacionais, o PES também oferece a escolas e alunos assessoria na administração e aplicação de exames de proficiência Cambridge Assessment English.
Nenhum comentário