Instagram lidera engajamento nas plataformas digitais
Relatório da Comscore aponta que rede social se destaca como a plataforma com maior número de ações e comentários. Acesso às redes sociais cresceu 31% em 2021 e brasileiros contabilizaram mais 13,4 bilhões de ações nestes canais
São Paulo, maio de 2022 - As mudanças no comportamento e nos
hábitos de consumo da sociedade vividas nos últimos dois anos continuam gerando
efeitos na população digital, que segue ascendente no Brasil e em todo o mundo.
O recente relatório da Comscore intitulado “Tendências e Comportamentos Digitais
2022” indica que o número de pessoas acima de 18 anos
conectadas no País chegou a 131,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, uma
alta de mais de 4% em relação ao mesmo período no ano passado, quando eram
126,5 milhões.
O paper
aponta também que, entre as tendências de consumo, o Metaverso deve trazer
importantes transformações para os negócios: desde outubro de 2021, o termo já
registrou 228 mil menções nas redes. Já as movimentações dos usuários de
maneira geral nas redes sociais registraram um aumento de 31% durante o ano de
2021, chegando à marca de 13,4 bilhões de ações. Também foram contabilizados
mais de 9,8 milhões de conteúdos produzidos, 19% acima da média de 2020.
Neste sentido, o Instagram se destaca
como a plataforma com maior share de ações e de comentários. Entre as 9 bilhões
de interações, a rede foi responsável por 68% do share de ações e respondeu por
50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas - crescimento de
52% em relação ao último ano. Dentro deste volume, os Influencers já respondem
por quase 64% do total de engajamento registrado em 2021, porém representam
apenas 10% do total de conteúdos publicados.
Em relação às categorias em alta, embora
responda por apenas 26% do share nas redes sociais, o Facebook ainda se destaca
no número total de ações voltadas às áreas de Publishing e Media/Entertainment.
Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esportes e Mídia Online possuem maior
engajamento entre os conectados. E, sem surpresas, o fenômeno Anitta aparece
como a principal influencer na categoria Música, seguida por Gusttavo Lima,
Luisa Sonza, Larissa Manoela e Zé Felipe no top 5.
Conexão mobile
Ainda segundo a Comscore, o acesso via
dispositivos móveis cresceu em ritmo ainda mais acelerado no último ano,
atingindo uma audiência de 120,5 milhões de usuários em março de 2022 - uma
alta de 7,5% em relação ao início de 2021 (112 milhões). Quanto ao total de
pessoas conectadas no País, aquelas que acessam a internet exclusivamente por
mobile chegam à marca 84,6 milhões, as que usam apenas dispositivos desktop são
11,6 milhões, e as que utilizam ambas as plataformas são 35,9 milhões.
Além disso, a análise mostra que o
brasileiro passa, em média, 3 horas e 38 minutos por dia conectado à rede.
Dentro deste tempo, a quantidade de minutos consumida por meio de dispositivos
móveis teve uma alta de 12% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, enquanto
o acesso via desktop diminuiu 26% - a maior queda no comparativo com os últimos
três anos. Como resultado, 79% dos vídeos reproduzidos na internet são
consumidos nos celulares ou tablets.
“Na América Latina, o Brasil é destaque
em audiência exclusiva móvel, seguido de México, Colômbia e Argentina. Isso
reforça que as marcas precisam pensar em conteúdos que atendam os usuários
conectados por meios destas plataformas, com alta navegabilidade e baixo tempo
de respostas”, analisa Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.
No mundo, entre os quase 216 milhões de
usuários conectados globalmente, Google, Facebook e Microsoft alcançam juntas
mais da metade da população digital, já entre as propriedades de maior alcance,
Xiaomi, Byte Dance,INC. (TikTok) e Spotify são as que mais cresceram em unique visitors entre 2020 e
2021.
Em relação às categorias mais acessadas
em todo o mundo, Serviços, Notícias, Social Media, Entretenimento e Varejo
formam o top 5. Enquanto isso, no Brasil, entre as que despertam maior
interesse entre os indivíduos conectados, Entretenimento segue como a líder,
seguida por Games, o que reforça a relevância dos dois territórios para a
comunicação das marcas em território nacional.
Na área de Games, que soma 16 milhões de
usuários, o relatório aponta que o perfil dos Game Experts é formado em 70,7%
por homens e 28,9% por mulheres, majoritariamente (44,7%) da classe C,
empregados (65,2%) e com o segundo grau completo (36,6%). Dentre eles, 11,4%
desejam mudar de emprego, 12,9% pretendem comprar a primeira casa ou
apartamento, 9,5% querem se casar, 12,3% planejam viajar pela primeira vez ao
exterior, e, coincidentemente, 12,3% têm a intenção de começar ou retornar à
universidade, até outubro de 2022.
Tendências de consumo
O relatório da Comscore indica ainda que
o comportamento do brasileiro na internet aponta para tendências de consumo. As
cinco categorias que mais cresceram em tempo de acesso exclusivamente mobile entre dezembro de
2020 e dezembro de 2021 foram: Atividades Imobiliárias (31%), Educação (26%),
Saúde (24%), Governo (21%) e Viagem (18%) - esta última impulsionada pelas
subcategorias Informações sobre Viagens e Companhias Aéreas.
Na categoria de Viagens, formada
principalmente por consumidores da classe C, 39 milhões de usuários pretendem
viajar de avião até outubro de 2022 - aproximadamente 76,6 mil têm planos de ir
ao exterior e 75,8 mil preferem conhecer o Brasil.
Na categoria Varejo, o número de minutos
consumidos por usuário também cresceu durante os meses de compras de final de
ano em 2021: em média, 4 a 5 horas foram gastas por visitante entre outubro e
dezembro do último ano. Os períodos que antecedem a Black Friday e o Natal
cresceram 23% e 8%, respectivamente, enquanto o mês de novembro registrou um
aumento de quase 10% no número de minutos consumidos em varejo digital.
Entre os marketplaces com mais acesso no
Brasil, Mercado Livre segue líder, junto da B2W e da Shopee, a gigante chinesa
que em menos de um ano alcançou o top 3. Amazon e Magalu entram no ranking das
top 5, porém, apenas B2W, Shopee e Amazon apresentaram crescimento em número de
usuários únicos no último semestre.
Outro destaque neste período foi que,
embora a Black Friday de 2020 tenha sofrido o impacto da pandemia com retração
de vendas comparado ao ano anterior, em 2021, o Varejo atingiu sua melhor
performance dos últimos dois anos, com 107% de aumento em usuários únicos
navegando na categoria no último ano.
Quem são e como se comportam os usuários
brasileiros
Ao analisar o perfil dos usuários
brasileiros, a Comscore comprovou uma equidade entre os gêneros da população
digital: 50% são homens e o mesmo percentual são mulheres. Já o recorte sob a
faixa etária revela que a maior concentração desses usuários está entre as
gerações baby boomer (45+ anos) e millenial (25 - 34 anos). Enquanto,
geograficamente, a região que lidera em número de consumidores é o Sudeste
(47%), seguida pelo Nordeste (25%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%)
em quantidade de pessoas conectadas.
Os baby boomers também têm passado mais
tempo conectados. Segundo a Comscore, a população digital acima dos 45 anos
aumentou seu consumo de internet em 17% quando comparado ao mesmo período do
ano anterior. Além disso, o relatório da empresa também constatou que as
categorias Social Media e Services foram líderes de audiência em dezembro de
2021, nas quais os usuários acumularam 346 bilhões e 162 bilhões em minutos de
navegação pelas plataformas de interação social - entre elas o Facebook segue,
com folga, na liderança em relação ao tempo de consumo e números de usuários
entre os internautas.
Já entre os aplicativos mobile
preferidos dos usuários, os líderes de audiência são WhatsApp, Instagram,
YouTube e Facebook.
O relatório completo da Comscore sobre
Consumo Digital pode ser acessado aqui.
Sobre a Comscore
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