Magalu recupera margens e marketplace cresce 50% no 1º trimestre
- Companhia registrou aumento de
2,7 pontos percentuais na margem bruta. Margem EBITDA ajustada foi de 5%
no período e de 6,1% em março
- Vendas totais (GMV) atingiram
14 bilhões de reais nos primeiros três meses do ano – crescimento de 13%
na comparação com o mesmo período de 2021
- E-commerce avançou 16% no
trimestre e atingiu mais de 10 bilhões de reais; nos últimos dois anos,
crescimento foi de 149%
- Marketplace chegou a 180 000
sellers, que venderam mais de 3,6 bilhões de reais no trimestre, 50% acima
do mesmo período do ano passado
- Fintech Magalu foi um dos
destaques do período, com crescimento de 89% e 21 bilhões de reais em
volume de transações (TPV)
São Paulo, 16 de maio de 2021 -- O Magalu (B3:MGLU3), empresa que
está digitalizando o varejo brasileiro, acaba de informar à Comissão de Valores
Mobiliários (CVM) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022. O
principal destaque do período foi a recuperação das margens, resultado de uma
série de medidas adotadas pela liderança nos últimos meses a fim de adaptar a
operação ao atual cenário econômico.
A margem bruta do Magalu atingiu 27,8% –
aumento de 2,7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de
2021. A margem EBITDA ajustada ficou em 5% no período, com sinais de evolução.
Em março, chegou a 6,1%. “A evolução da margem é fruto da busca do equilíbrio
entre crescimento e rentabilidade, sobretudo no setor de bens duráveis, no qual
somos líderes", diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. "A empresa
volta a um patamar de margens que só uma operação multicanal como a nossa
consegue garantir."
No primeiro trimestre do ano, as vendas
totais da companhia – lojas e e-commerce – ultrapassaram 14 bilhões de reais, o
que representa um crescimento de 84% da operação nos dois últimos anos. O
e-commerce total – vendas de produtos de estoque próprio (1P) e dos sellers do
marketplace (3P) – avançou 16% na comparação anual. As vendas online atingiram
10,2 bilhões de reais, o que representou 72% das vendas totais do Magalu no
período (em dois anos, o crescimento do e-commerce da companhia foi de 149%).
Caravana Magalu
O marketplace continua a acelerar. As
vendas dos 180 000 sellers presentes na plataforma somaram 3,6 bilhões de reais
de janeiro a março, um crescimento de 50% em comparação ao ano anterior. Com
isso, o marketplace já corresponde a mais de um terço – 36% – de tudo o que é
vendido nos canais digitais do Magalu. Nenhuma linha de negócio expande com
tanta velocidade. Em dois anos, o 3P da companhia – 100% formal e legal, com
sellers com CNPJ e que emitem notas fiscais a cada venda – triplicou de
tamanho. Nos últimos 12 meses, 124 000 novos vendedores foram
incorporados à plataforma.
O primeiro trimestre do ano também foi
de boas notícias para as lojas físicas. As vendas das mais de 1 400 lojas
atingiram quase 4 bilhões de reais e foram 6% superiores às registradas no
mesmo trimestre do ano passado. Janeiro e fevereiro foram significativamente
melhores que os meses finais de 2021, e março teve desempenho ainda melhor em
relação aos meses anteriores.
As lojas físicas estão cada vez mais a
serviço do marketplace. Atualmente, mais de 14 000 sellers usam o modelo da
Agência Magalu para o drop-off dos itens vendidos. Na outra ponta, 13% dos
pedidos do marketplace já são retirados pelo cliente, por sua escolha, em uma
das mais de 1 200 lojas habilitadas para o Retira Loja.
A aceleração da captação de sellers está
diretamente relacionada ao novo papel desempenhado pelas lojas físicas. O marketplace
do Magalu levou quatro anos para chegar a pouco mais de 60 000 sellers e apenas
12 meses para atingir 180 000 vendedores.
Neste semana, começa a “Caravana
Parceiro Magalu”. Maceió, em Alagoas, será a primeira cidade a receber a
liderança e toda uma estrutura montada para digitalizar o varejista local. Ao
longo do ano, a caravana vai percorrer cidades de todo o país, levando
todas as ferramentas do marketplace Magalu e os serviços do ecossistema montado
pela companhia para o micro, pequeno e médio empreendedor.
Novas Receitas e Fintech
No primeiro trimestre, a KaBuM! passou a
fazer parte definitivamente do universo Magalu, com vendas consolidadas e
produtos disponíveis para os 37 milhões de clientes da empresa. Nos três
primeiros meses do ano, a KaBuM! vendeu quase 1 bilhão de reais e gerou 50
milhões de reais em lucro líquido.
Em março, o Magalu lançou o “Compra
Junto”, nova modalidade de compra, incorporada ao SuperApp Magalu. No Compra
Junto, os consumidores se unem em grupos, compartilham ofertas com suas redes
de contato e, assim, conseguem aproveitar percentuais de descontos exclusivos.
O Magalu foi a primeira grande plataforma de varejo a lançar essa modalidade de
social commerce no
Brasil.
Um dos principais destaques do período
foi a Fintech Magalu, marca recém-lançada oficialmente, e que integra todas as
operações financeiras realizadas pela companhia e as empresas adquiridas nos
dois últimos anos (Bit55, Stoq e Hub Fintech). A nova estrutura de serviços
financeiros cresceu 89% no trimestre. Foram 21 bilhões de reais em volume total
de transações processadas (TPV), com avanço de 50% no TPV de cartão de crédito,
que atingiu 12 bilhões de reais nos primeiros três meses do ano. Atualmente, a
Fintech Magalu tem mais de 7 milhões cartões de crédito emitidos e 19 bilhões
de reais em carteira de crédito.
O braço financeiro do ecossistema Magalu
reúne 16 milhões clientes únicos, somando 9 milhões de contas digitais, o que o
coloca entre uma das dez maiores fintechs do país. Juntamente com o anúncio da
marca, realizado em maio, a Fintech Magalu lançou dois novos produtos: um
cartão de crédito corporativo e o crédito pessoal, para clientes pessoas
físicas, que utilizam o SuperApp da empresa. Cerca de 10 milhões de usuários do
SuperApp já têm crédito pré-aprovado.
Sobre o Magalu
O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.481 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 160 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais. Atualmente, o Magalu emprega mais de 40 000 funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.
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