Marketing digital e comunicação movimentam Comex durante os desafios do novo lockdown na China
Especialista mostra como empresas podem
avançar, mesmo diante de restrições
Kauana Pacheco, diretora da Comexland
Enquanto o mundo tirava
as máscaras e festejava a redução no número de casos de COVID-19, a China, um
dos principais mercados do planeta e o principal parceiro comercial do Brasil,
andou na direção contrária e promoveu mais de uma vez o lockdown em algumas de
suas maiores cidades, dado o avanço da doença. Só que o mundo não parou – e nem
poderia – em virtude do que vinha ocorrendo no país asiático. Foi justamente
neste momento que o marketing digital e a comunicação ganharam ainda mais
importância dentro do comércio exterior. O trabalho foi ponto fundamental para
que o setor continuasse a caminhar, mesmo com a população estando recolhida em
suas casas.
“Assim como vimos no
início da pandemia, em 2020, o lockdown na China gera consequências em toda a
cadeia de suprimentos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Isso porque
diversos países dependem do gigante asiático em suas compras e vendas
internacionais”, lembra Kauana Pacheco, diretora da agência de marketing e comunicação
para Comércio Exterior, a Comexland. “Com
o novo lockdown na China, além dos atrasos, exportadores e importadores
brasileiros voltam a enfrentar desafios como a escassez de container, a
dificuldade em conseguir bookings, o aumento do valor do frete internacional e,
consequentemente, o aumento de preço para os consumidores”, complementa.
Durante o lockdown
chinês, as empresas da área de logística que possuem um bom posicionamento
digital comunicaram em sua audiência nas redes sociais e/ou newsletter mais
detalhes sobre o que acontecia com a cadeia de suprimentos, minaram
importadores e exportadores com dados e informações relevantes para que estes
buscassem melhores estratégias. “Em tempos tão complexos para a logística
internacional, ter uma boa comunicação com clientes é essencial. Dessa forma, o
marketing digital está fazendo um excelente trabalho junto com o comex”.
No primeiro lockdown na
China em 2020, o mercado teve que aprender a se readaptar. E as empresas de
comércio exterior e logística não tinham presença forte no ambiente digital. De
lá para cá, empresas e profissionais começaram a investir na comunicação
digital, com lives, webinários e eventos on-line sobre comércio exterior.
“Aqueles que iniciaram seus investimentos em marketing digital durante a
pandemia, hoje já colhem resultados com a fidelização de seus clientes,
autoridade no mercado, networking e novos leads para desenvolver”, lembra a
especialista.
A pandemia mostrou a
volatilidade nos valores de frete internacional. Tanto que o valor não é mais
um diferencial. “As empresas tiveram que encontrar seus diferenciais
competitivos para se posicionar no mercado e esse é um trabalho do marketing.
E, após encontrar seus diferenciais, as empresas precisam comunicá-los”.
Outro ponto importante
é saber a quem entregar a comunicação. “Para que as empresas atinjam resultados
no digital é necessário entender exatamente para quem a comunicação será feita.
É necessário entender quem são os tomadores de decisão e, desta forma, criar
estratégias para atraí-lo”.
Para empresas do
comércio exterior manterem a comunicação forte, Kauana alerta sobre a
necessidade de investimento em uma agência que não só entenda do comércio
exterior, mas esteja imersa neste mercado e em suas atualizações. “Hoje a
Comexland atua com empresas do comércio exterior na execução dessas estratégias
para atrair resultados. Fizemos um rebranding da nossa marca, mostrando o
reflexo de bons resultados atingidos com os nossos clientes. Isso impacta tanto
a marca, quanto o meio digital em que estamos inseridos”.
Sobre Kauana Pacheco
Kauana Pacheco é diretora da agência de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a Comexland, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é o entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.
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