Mercado Livre registra receita líquida recorde de US$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre
Volume
de vendas do Mercado Livre atinge US$ 7,7 bilhões, alta de 31,6% ano contra ano
em moeda constante.
Mercado
Pago processou US$ 25,3 bilhões em pagamentos, alta de 81,2% em moeda
constante.
Receita
líquida da companhia foi de US$ 2,2 bilhões, crescimento de 67,4% em moeda
constante.
A
receita operacional foi de US$ 139 milhões, com margem de 6,2%.
Com
6,7 milhões de novos usuários, a base de usuários ativos atingiu 80,8 milhões
ao final do trimestre, alta de 15,7%.
São Paulo, 05 de maio de 2022 - O Mercado
Livre (Nasdaq: MELI) — empresa líder em tecnologia para e-commerce e
serviços financeiros da América Latina — atingiu um novo recorde de receita
total no primeiro trimestre de 2022, superando a performance do quarto
trimestre do ano passado. A receita líquida alcançou US$ 2,2 bilhões no
primeiro trimestre de 2022, crescimento de 63,1%, em dólar, e de 67,4% em moeda
constante, na comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil representa 55% da
receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 1,2 bilhão e
crescimento de 54,8% em reais.
A receita líquida do negócio de commerce aumentou 40,2%
em dólares na comparação anual, para US$ 1,3 bilhão, impulsionada pelos cerca
de 40 milhões de compradores únicos no trimestre. Os consumidores se mantêm
ativos, gerando crescimento na quantidade de itens por comprador em relação ao
ano passado, mesmo com os efeitos da pandemia. Já a receita líquida de fintech cresceu 107,9%
em dólares, chegando a US$ 971,1 milhões, ano contra ano. No primeiro trimestre,
o Mercado Pago registrou quase 36 milhões de usuários ativos, alta de 31,1%,
com crescimento em todos os mercados da região, sobretudo nos serviços de
pagamento via carteira digital e usuários de crédito.
“Atingimos um novo recorde em termos de
receita total, reflexo da melhora na rentabilidade em ambos os negócios de
commerce e fintech. Nossas margens brutas melhoraram com a melhor alavancagem
operacional sobre nossa base de custos. Em linha com nosso objetivo de crescer
de maneira rentável, mantivemos as margens consolidadas de lucro operacional em
níveis semelhantes aos do ano passado. O desempenho do resultado final foi
igualmente forte, entregando lucro líquido recorde para um primeiro trimestre”,
afirma André Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento
Corporativo do Mercado Livre. “O crescimento do marketplace se manteve
consistente, sobretudo devido ao comportamento e crescimento da base de
compradores. A variedade do sortimento e a qualidade da base de vendedores nos
coloca em uma posição única para impulsionar o crescimento contínuo e rentável.
O Mercado Pago também teve um desempenho muito animador, com a carteira de
crédito apresentando crescimento lucrativo consistente, assim como com
crescimento no volume de pagamentos da conta digital e adquirência. Tivemos um
início de ano muito forte, estabelecendo uma base sólida para os próximos meses
que serão desafiadores”, completa.
Commerce
O volume de vendas (GMV) do marketplace
atingiu US$ 7,7 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 26,5%, em dólar,
e de 31,6% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 266,7 milhões de itens,
o que representa um crescimento de 20,1%. O volume total de anúncios
registrados na plataforma chegou a 329 milhões. O Brasil se destaca na
região com crescimento de 23,2% no GMV, em moeda constante, atingindo US$ 3,4
bilhões, e 137 milhões de itens vendidos no período — sendo 6,6 itens por
comprador, o nível mais alto da média histórica para o primeiro trimestre.
Com o Mercado Envios, 254,3 milhões de itens
foram enviados na região, aumento de 22,2% em relação ao mesmo período do ano
anterior. Foram significativos os avanços na execução e velocidade do Mercado
Envios, cuja penetração atingiu 98,4% de toda operação, acima dos 96,6%
registrados no mesmo trimestre de 2021. Desse total, mais de 90,5% corresponde
à rede gerenciada do Mercado Livre — sendo 40% dos envios via modelo
fulfillment. Do volume geral de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até
48 horas e cerca de 54% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
Os serviços do ecossistema de commerce
seguem em expansão, sobretudo Mercado Ads, que tem sido um destaque consistente
em termos de crescimento e margem. A receita do negócio de publicidade digital
quase dobrou no primeiro trimestre, ano contra ano, tendo investido
consistentemente em tecnologia para ampliar a presença de anúncios no
ecossistema.
Fintech
A carteira de crédito atingiu mais de
US$ 2,4 bilhões — era US$ 1,7 bilhão ao final de 2021 —, apresentando
crescimento lucrativo consistente, alinhado com nossas expectativas. No
período, o Mercado Crédito concedeu mais de US$ 1,7 bilhão em créditos, quase o
triplo do valor registrado no primeiro trimestre de 2021.
Já o volume total de pagamentos (TPV)
via Mercado Pago atingiu US$ 25,3 bilhões pela primeira vez, crescimento de
72,0%, em dólar, e de 81,2% em moeda constante. Já o volume total de transações
(TPN) no período cresceu 73,2%, ano contra ano, superando cerca de 1,1 bilhão
no primeiro trimestre, o segundo consecutivo.
O volume total de pagamentos via Mercado
Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também continua crescendo, atingindo
US$ 17,2 bilhões, crescimento de 103,2%, em dólar, e de 138,6% em moeda
constante. Os pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre estão crescendo muito
no Brasil,
onde avança também o número de novos vendedores, sobretudo devido às operações
com PIX.
O total de pagamentos processados pode
ser dividido entre o volume total de cobranças processadas e o volume total de
transações de contas digitais. O primeiro inclui cobranças na plataforma do
Mercado Livre, cobranças online e cobranças processadas por meio das
maquininhas de cartão Point e dispositivos QR, que totalizaram US$ 17,4
bilhões, crescendo 46,4% em dólar, ano contra ano, e 52,4% em moeda constante.
No primeiro trimestre, foram vendidas mais 1,1 milhão de maquininhas, alta de
18,2% ano contra ano, com destaque para Brasil, Argentina e México.
No Brasil, ainda é notável o crescimento da
base de vendedores que passaram a adotar dispositivos QR, sobretudo micro e
pequenos empreendedores que já utilizavam maquininhas e adotaram também essa
modalidade. Com isso, o volume total de pagamentos via código QR quadruplicou
no trimestre, ano sobre ano.
O volume de transações por meio da
carteira virtual, que inclui ainda transferências entre usuários do Mercado
Pago, transações de cartão de crédito, débito e pré-pago, cresceu 178,5% em
moeda constante, na comparação anual, totalizando quase US$ 8 bilhões.
Ao final de março, mais de 22,7 milhões
de usuários contavam com fundos investidos no fundo, que reúne os usuários de
conta digital com rendimento. O portfólio de produtos de poupança e
investimentos mantém seu rápido crescimento, impulsionado pelo lançamento
da carteira de criptomoedas ao final do ano passado. No Brasil, único país onde
o serviço opera atualmente, a base de usuários da carteira de criptomoedas
segue crescendo.
No período, foram distribuídas mais de
522 mil apólices de seguros, volume 6,0% maior do que aquele registrado no
primeiro trimestre do ano passado, impulsionado pela maior penetração dos
produtos na Argentina, Brasil e México. No Brasil, a distribuição de seguros para
cartão e para pagamentos via PIX reforçam a oferta de seguros do Mercado Pago.
Desempenho financeiro
O lucro bruto do Mercado Livre foi de
cerca de US$ 1,1 bilhão, aumento de 81,5% em dólares na comparação com o mesmo
período do ano anterior. As margens brutas melhoraram ano a ano, com melhor
alavancagem operacional sobre a base de custos. A receita operacional foi de
US$ 139 milhões, crescimento de 53,5% em dólares, e o lucro líquido bateu os
US$ 65 milhões.
A base geral de usuários únicos ativos
do ecossistema atingiu 80,7 milhões ao final do trimestre, alta de 15,7% em
comparação com o mesmo período de 2021 — sendo 6,7 milhões de novos usuários
incorporados somente no primeiro trimestre deste ano.
Em linha com a estratégia e
investimentos previstos para a América Latina, o Mercado Livre anunciou que
mais de 14 mil novos colaboradores diretos serão incorporados à operação, em
todo ecossistema de commerce e fintech. Com isso, o total de colaboradores vai
saltar dos atuais 29 mil colaboradores — ao final de dezembro de 2021 — para
mais de 44 mil até o final de 2022.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre
(NASDAQ: Meli) é a empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico e
serviços financeiros digitais na América Latina, com presença em 18 países.
Oferece um ecossistema completo de soluções para que pessoas físicas e jurídicas
possam comprar, vender, anunciar, obter crédito e seguro, coletar, enviar
dinheiro, economizar e pagar bens e serviços online e em lojas físicas. O
Mercado Livre busca democratizar o comércio e os serviços financeiros na
América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial
de crescimento. Aplica tecnologia de classe mundial para projetar soluções
intuitivas adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de
pessoas na região.
Mais informações em http://investor.mercadolibre.com/
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