Modelos de negócios atrativos e vantajosos atraem o empreendedor para o mercado de açaí
A Cream Berry possui os modelos To Go, Express e Container, com investimento inicial a partir de R$ 89.950 e retorno previsto a partir de 18 meses
Uma das primeiras escolhas após tomar a decisão de
adquirir uma franquia é a definição pelo modelo de negócio, isso se a rede
oferecer mais de uma opção. Essa escolha é de extrema importância, pois o
modelo selecionado será aquele que irá definir como a sua unidade irá criar,
entregar e capturar o valor. Dessa forma, o empreendedor conseguirá transformar
a sua produção de receita em lucros e retorno para todos.
Na maioria das vezes é a própria franqueadora que
apresenta ou oferece o melhor modelo de negócio para a região definida pelo
franqueado. Pois, afinal, é de interesse dela que o seus franqueados tenham o
maior sucesso possível e, consequentemente, uma maior rentabilidade. Mas, é
sempre interessante fazer algumas adaptações desses modelos à sua realidade e a
como é o local em que será aberto a sua unidade.
Mesmo sendo uma escolha importante para o sucesso do
franqueado, alguns acabam não se importando pelo modelo escolhido. Porém,
definir o modelo de negócio da sua unidade é de alta necessidade pelo fato dele
ajudar o empreendedor a guiar as ações de longo prazo, facilitar o entendimento
do mercado, aumentar as chances de sucesso e manter a unidade com os padrões da
franquia.
Dentro disso, a rede de açaí Cream Berry disponibiliza
três modelos de negócio que possuem seus diferenciais e vantagens. O diretor
executivo da franquia, Teddy Veras, afirma que possui modelos que contam com espaço
de loja, de 6 a 10 m², e de 30 a 60 m² e o container de aproximadamente 40 pés.
“Além disso, também está incluso toda a mobília, equipamentos e um projeto
arquitetônico padronizado.”
Diferenciais e vantagens dos modelos de negócios
Cada modelo de negócio possui as suas características
e os seus diferenciais. Alguns contam com um investimento inicial mais baixo,
já outros têm o investimento inicial mais alto, porém com uma rentabilidade
maior. Tudo isso deve ser observado atentamente pelo empreendedor, para que ele
tome a melhor decisão na hora de definir o modelo da sua unidade.
A Cream Berry oferece aos possíveis franqueados o
modelo To Go, Express e Container. Para quem deseja investir em uma rede
de açaí, mas que quer um investimento inicial menor, o modelo To Go (onde
a pessoa compra o seu produto para consumir na rua, não existe a
necessidade de se sentar para consumir no local) tem como um de seus
privilégios possuir um valor mais baixo para investir.
“O modelo To Go é o mais barato entre eles,
pois solicita um investimento inicial de R$ 89.950, estando incluso a taxa de
franquia, o capital de giro e o estoque inicial. Nesse formato, o faturamento
bruto mensal tem a tendência de chegar a R$ 40 mil, com retorno previsto do
investimento entre 18 e 24 meses. Já o lucro do negócio é em torno de 25%, com
apenas um funcionário”, contou Veras.
No modelo de franquia Express o seu principal
diferencial é o atendimento self-service, onde o próprio cliente monta o seu
açaí, do seu jeito e com os ingredientes que mais gosta. Porém, por ter esse
distintivo, o valor de investimento inicial dessa opção é um pouco maior do que
a do modelo Convencional.
“É necessário ter uma estrutura capaz de comportar os
equipamentos para o atendimento self-service, por isso o investimento inicial é
de R$ 162.500, também incluso a taxa de franquia, capital de giro e as taxas
para instalação. Apesar de ter um investimento inicial maior, nesse modelo o
faturamento do franqueado também será mais alto, podendo chegar a R$ 60 mil por
mês, com lucro líquido de 30% e prazo de retorno do investimento entre 18 e 24
meses”, explicou o diretor executivo da rede.
Outro modelo bem promissor e inovador oferecido pela
rede de açaí é o Container. Esse formato oferece uma experiência ainda
maior aos clientes. “O espaço da loja no modelo Container é de aproximadamente
40 pés, em um ambiente totalmente adequado para que o cliente tenha a melhor
experiência possível. O investimento inicial para esse tipo de negócio é de R$
186.450 (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxas para instalação).
Nesse modelo o faturamento pode chegar a R$ 60 mil, tendo um lucro líquido de
25% e o prazo de retorno do investimento também entre 18 e 24 meses”, salienta
Teddy.
Receita própria é aliada para o sucesso do negócio
A Cream Berry possui uma receita própria do seu açaí,
sendo possível distribuir para os franqueados um açaí padronizado, com o mesmo
sabor e textura em todas as unidades da franquia.
“A nossa receita é composta por uma maior concentração
de açaí, fazendo com que o nosso produto seja bem mais cremoso, sem aqueles
cristais de gelo, assim temos a possibilidade de trabalhar também com delivery,
pois o açaí não derrete em menos de 1 hora e é entregue em perfeitas condições
para o cliente”, comenta Teddy Veras.
Com a expansão da marca foi preciso terceirizar a
produção do produto para conseguir expandir para todo o Brasil e exterior.
“Através dessa terceirização, nós conseguimos chegar na padronização do
produto. Por esse motivo, independentemente de onde seja a unidade de
instalação, é entregue para o franqueado o nosso açaí de melhor qualidade. Isso
também nos ajuda a gerar uma capacidade de crescimento maior em número de
unidades”, explica o diretor executivo da rede.
Outra vantagem encontrada na Cream Berry é que eles
possuem mais itens no seu cardápio além do açaí tradicional, conta Veras.
“Também temos o açaí zero, açaí com morango e açaí com banana. Além disso, para
aumentar o nosso mix de produtos temos o gelatto de maracujá, manga, cupuaçu,
pitaya, tapioca com coco. Isso nos faz ter um diferencial dos concorrentes, que
é a variedade de produtos e também os potes biodegradáveis.”
Segmento de alimentação segue em ritmo de alta
Segundo os dados da Associação Brasileira de
Franchising (ABF), o setor de food service segue em constante aumento,
recuperando da crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19.
De acordo com a ABF, o setor de alimentação alcançou
um faturamento de R$ 32.776 bilhões no ano passado, sendo que em 2020 o valor
arrecadado pelo segmento tinha sido de R$ 31.158 bilhões. Isso representa um
aumento de 5,2% no setor.
Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de
Alimentos (Abia), estima que no ano passado as vendas da indústria alimentícia
para o setor de refeições fora do lar tiveram uma participação de 27% nas
vendas totais no mercado interno, sendo R$ 173,3 bilhões em 2021.
Esse aumento representa 23,9% a mais do que o
registrado no ano de 2020, precedendo a recuperação completa do setor de food
service em 2022.
Sobre a Cream Berry
A Cream Berry entrou para o franchising em 2016 com a proposta de oferecer um produto diferenciado aliando um ambiente moderno e atendimento de excelência. A rede oferece açaí com receita exclusiva, consistente e cremoso, sem cristais de gelo, e mais 70 combinações de sabores. Com três modelos de negócio, To Go, Express e Container, o investimento inicial é a partir de R$ 89.950 e prazo de retorno entre 18 e 24 meses. Em 2021 a rede passou a integrar o Grupo Encontre Sua Franquia que soma mais de 1000 unidades espalhadas no Brasil e exterior. www.creamberry.com.br
Nenhum comentário