NFT além do metaverso: como a tecnologia afeta o mercado de pagamentos
Ricardo Celeguin*
Há poucos temas em tamanha evidência
como os NFTs. De acordo com o relatório elaborado pela plataforma de dados e
análise NFT Nonfungible.com, em parceria com a
organização de pesquisa L’Atelier, as negociações de NFTs aumentaram 21.000% no
último ano. O dado demonstra exatamente a força da inovação, que ganhou tamanha
notoriedade recentemente.
Criados em 2012, os tokens não
fungíveis, tradução de non
fungible tokens (NFT) para o português, podem ser definidos como
ativos digitais únicos, validados pela tecnologia de blockchain e disponíveis
nas corretoras habilitadas a negociá-los. Os NFTs podem ser classificados em
diversas categorias e ecossistemas, como uma imagem, uma gravação, uma obra de
arte, um ingresso ou até mesmo um avatar - as opções são diversas. O intuito é
realmente dar um caráter insubstituível e único a qualquer que seja o conteúdo,
trazendo a possibilidade de se tornarem itens colecionáveis, em que seu acesso
pode ser disponibilizado a algo ou alguém, ou até ser um modelo de
investimento.
Representantes de uma nova realidade do
cenário tecnológico e social, os NFTs abrem espaço para diferentes negócios.
Estamos falando sobre oportunidades dentro de esferas como arte, música,
esportes, jogos e até moda, por exemplo. Segundo os dados da empresa DappRadar,
empresa especialista em acompanhamento de mercado, as vendas dos tokens não
fungíveis atingiram cerca de 25 bilhões de dólares em 2021. A companhia ainda
aponta que os NFTs mais populares foram os colecionáveis, seguidos pelos de
arte; os mais valiosos foram os terrenos comprados em ambientes do
metaverso.
Com repercussão em diferentes escalas
mercadológicas, também passa a ser inegável o impacto dos tokens no setor de
pagamentos no médio e longo prazo. Devido ao seu pilar estabelecido em
blockchains, responsável pela transação de maneira distribuída, sem a
necessidade de um intermediário, toda a indústria de payments pode ser afetada e
questionada.
É fato que a atuação das grandes
empresas do setor está diretamente ligada aos serviços de transação financeira,
no qual desempenham papel de intermediadores. Com o fortalecimento do NFT, a
possibilidade de um ecossistema transacional, que opere de maneira autônoma,
faz com que empresas, antes essenciais aos serviços transacionais, deixem de
ser imprescindíveis.
O mercado de pagamentos brasileiro é
extremamente marcado pela predominância de grandes players. Com o fortalecimento dos NFTs, e,
consequentemente, de blockchains, existe a possibilidade de empresas menores e
startups ganharem notoriedade, já que terão a oportunidade de conectar essas
tecnologias em seus negócios de maneira mais eficiente.
A ideia de oferecer novos modelos de
pagamentos, mais disruptivos e até mais rentáveis, afeta diretamente os
serviços e o posicionamento das grandes companhias do setor. A nova tecnologia
com certeza irá movimentar a configuração do mercado atual. Como prova desse
impacto, já é possível ver grandes corporações, como Elo e Mastercard, criando
um NTF da primeira transação realizada pela bandeira e realizando 15 pedidos de
registro de marcas ligadas à cripto,metaverso e NFT, respectivamente.
As incertezas, as especulações e a
volatilidade também fazem parte das diversas possibilidades que os NFTs
carregam consigo. Apesar da pouca regulamentação inicial e da falta de um fundo
garantidor de crédito, é fato que os tokens não fungíveis são um caminho sem
volta, podendo proporcionar inúmeras inovações e com muito espaço para
crescimento e expansão de sua aplicabilidade.
Ricardo Celeguin é Business Executive na
NAVA Technology for Business
Sobre a NAVA
Com mais de 26 anos de atuação, a NAVA Technology for business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br
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