NFT mais cara da internet é lançada pela ONG Mães da Sé
A imagem de uma criança foi lançada como a NFT
(token não fungível) mais cara do mercado e chama atenção para a ONG Mães da
Sé, que atua na busca de pessoas desaparecidas
A NFT #InfânciaDesaparecida; acesse o link no OpenSea: https://shre.ink/5Tq
Com a ação #InfânciaDesaparecida, a
ONG acaba de lançar uma NFT (um token criptográfico não fungível) com o maior valor aceito pela
plataforma OpenSea: 99
trilhões da criptomoeda Etherium, que equivale a quatrilhões de dólares -
uma quantia inestimável, como a vida de uma pessoa. A imagem da NFT é uma foto
de Fabiana Esperidião da Silva, desaparecida desde 23/12/1995, em São Paulo.
Fabiana é filha da fundadora da ONG, Ivanise Esperidião, que segue à sua
procura.
Diariamente, 172 pessoas desaparecem no
Brasil. São crianças, em sua maioria. Mesmo durante o período da pandemia,
segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o Brasil registrou
mais de 63 mil desaparecimentos. A estatística já chegou a um patamar
aterrorizante: um brasileiro desaparecido a cada 3 minutos.
No dia internacional da criança
desaparecida (25 de maio), celebridades como Ana Maria Braga, Gloria Pires, Renata Falzoni e Taís Araujo, entre
outras, vão se unir à ONG Mães da Sé e divulgar em suas redes sociais a imagem
mais cara da internet: uma criança desaparecida.
A NFT foi lançada no OpenSea pelo valor
máximo permitido pela plataforma (cuja moeda digital utilizada é a
Ethereum/ETH): na cotação
de 22 de maio, a imagem estava avaliada em mais de 201 quatrilhões de dólares.
O objetivo da ação é chamar atenção para a causa e o fato de uma vida não ter
preço. Na descrição da imagem é possível encontrar um link para efetuar doações
diretas para a ONG - que, hoje, carece de estrutura para seguir com seu
trabalho.
Com a pandemia, a ONG Mães da Sé enxugou
sua estrutura e regrediu para a mesma equipe de 26 anos atrás, quando iniciou
seus trabalhos: conta apenas sua fundadora. Até hoje, Ivanise está em busca de
sua filha Fabiana e de tantas outras crianças desaparecidas.
“A gente nunca acredita que vai ser com
alguém que conhecemos, com alguém da nossa família. Precisamos chamar atenção
para um problema real, já imaginou a dor da incerteza de uma mãe que não sabe
onde está sua filha?” – desabafa Ivanise Esperidião, fundadora da Mães da Sé.
A campanha #InfânciaDesaparecida
foi criada por um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários, que se
reúnem anualmente para impactar organizações do terceiro setor que precisam de
visibilidade, doações ou apenas disseminar suas mensagens.
Sobre a Mães da Sé
Para colaborar com a ONG Mães da Sé,
siga @maesdase.
Doe direto para a ONG via PIX
01.474.085/0001-02.
Caso tenha informação dos desaparecidos
entre em contato ou ligue 190.
Ficha técnica da campanha
Concepção: Eduardo Cabral, João Victor
Lovise e Felipe Garone
Produção: Talita Mendonça
PR: Caroline Cabral e Silvia Rossetto
Apoio: Camila Camargo
Parceiros: BR Media
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