O desafio de validar soluções de tecnologia no campo
Por Leonardo Dias, CEO
da NovoAgro Ventures*
Historicamente, a pessoa
que trabalha em atividades agrícolas, na maioria das vezes, tem uma rotina
árdua e rudimentar, repleta de desafios.
Felizmente, essa realidade vem mudando com a implementação de novas tecnologias
na produção. A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos,
multiplicou resultados e aprimorou a qualidade do que é produzido.
É importante ressaltar,
que esta situação ainda está mais
presente na vida dos grandes produtores rurais, que representam apenas 10% dos
produtores brasileiros. Os pequenos e
médios produtores ainda estão pouco
preparados para as novas tecnologias. E como dar acesso a
todos?
Hoje, a agropecuária
visa o manejo com um
conjunto de ferramentas baseadas
em tecnologia da informação. Esse recurso permite o monitoramento das condições do solo e das
culturas, o entendimento de dados gerenciais, entre outras ações que favorecem eficiência,
rentabilidade e sustentabilidade. As ferramentas para o gerenciamento agrícola incluem itens como
robótica, drones, softwares de gestão, rastreabilidade, internet das coisas e muito
mais.
Embora a tecnologia seja uma grande aliada no agro, existem os desafios para validação, implementação e
utilização das soluções
digitais.
O que não falta são dados e necessidades no agro, soluções digitais que resolvam
estes desafios também existem, hoje já são mais de 1600 agritechs (startups
com foco em soluções para o agronegócio) no país, segundo dados da ABS
Startups, o que falta é a oportunidade destes
dois mundos estarem conectados: produtores e tecnologia.
Para tornar o trabalho no campo viável,
um ponto importante a ser levantado nas soluções tecnológicas para o campo é
a validação do ajuste do produto ao
mercado (product market fit). As agritechs precisam
passar por avaliações, antecipação de tendências e validação para vender produtos que sejam atraentes
e gerem valor ao produtor.
Uma das maneiras que estão consolidando como uma grande oportunidade das startups validarem seu produto no campo é o modelo de corporate venture builders que
atuam mapeando as dores dos produtores e contam com redes de técnicos que podem auxiliar nesta
validação de mercado, o que proporciona acesso
aos produtores rurais de diferentes
culturas e com acompanhamento de especialistas.
Em especial, pequenos e
médios produtores rurais têm muita desconfiança
em estar usando novas tecnologias, além de grande aversão ao risco e com a abertura que temos junto
aos produtores e técnicos em função da nossa rede de relacionamento,
vinda de nossos investidores, propiciam as startups
a oportunidade de estar se relacionando com seu cliente
ideal. E consequentemente aproximamos os
produtores rurais de pequeno e
médio porte destas novas tecnologias
*Por Leonardo Dias, CEO
da NovoAgro Ventures, Corporate
Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio. – novoagro@nbpress.com
Sobre a NovoAgro Ventures
A NovoAgro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investíeis em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para estes problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, com mais de 400 mil produtores associados e 600 técnicos agrícolas, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.
Nenhum comentário