O varejo antes e depois da pandemia da covid-19
*Por Renan Mota
É fato que nós vivíamos em um mundo até 2019 e
agora estamos em um planeta que sofreu muitas mudanças depois desse período. O
motivo? A covid-19 transformou muitos setores da sociedade. A doença mudou
comportamentos, hábitos e, principalmente, as formas de trabalho. Lógico que
alguns prejuízos vieram com tudo isso. Muitas empresas acabaram fechando por
não aguentar os impactos, mas aquelas que conseguiram se manter vivas tiraram
muitas lições. Ou seja, oportunidades também surgiram.
O coronavírus exigiu atitudes, e foram várias.
As empresas tiveram que fazer sacrifícios, seja protegendo funcionários, seja
aumentando os canais digitais, ou colocando delivery, enfim, precisaram se
reinventar. As consequências e a recuperação delas foram diferentes em cada setor.
Por exemplo, nos supermercados a demanda aumentou muito, principalmente a
digital depois do distanciamento social. À medida que a pandemia foi
melhorando, as compras físicas foram retornando e as receitas dos canais
digitais também mudaram novamente, mas comprar on-line ainda vai ser algo que o
consumidor sempre buscará.
Agora quando falamos da área de vestuários, que
não era uma demanda essencial, muitos estabelecimentos ficaram fechados, por
isso sofreram uma queda muito mais acentuada na receita, sobretudo quando a
covid-19 ainda era novidade. Esse setor só foi se recuperar, ou ainda está
nessa fase, depois que a vida começou a voltar ao normal.
A pandemia trouxe uma mensagem para o varejo: a
necessidade de investimentos em canais digitais para receber os pedidos e fazer
entregas. A demanda vai ser cada vez mais on-line. Estratégias pensadas para
promoções vinculadas a um ato de humanidade, como por exemplo, doações para
alguma instituição, podem ajudar a marca a ter mais credibilidade. As dificuldades
acarretadas pela doença que atingiu o mundo todo vieram para testar a
flexibilidade dos negócios.
Uma pesquisa da Digital Commerce 360 trouxe
alguns dados sobre problemas enfrentados pelos varejistas. Os atrasos de
produtos lideram com 44%, os desafios de gerar confiança no consumidor 42% e a
falta de estoque estão no topo da lista. Portanto, investir em tecnologia pode
trazer benefícios para enfrentar alguns desses problemas.
Claro que foi um período desafiador para todos
nós, como seres humanos e profissionais, mas com toda certeza, no mundo do
varejo, aqueles que conseguiram sobreviver às dificuldades impostas pelo
coronavírus, que enxergaram os obstáculos como oportunidades já estão ou vão
colher bons frutos.
*Por Renan Mota é co-CEO e founder da CoreBiz
Sobre a Corebiz
A Corebiz é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países junto às maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag.
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