Operadoras de telecomunicações inserem mais de 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo
Compartilhamento do histórico de pagamentos de clientes das principais empresas do setor comprovou o potencial de inclusão financeira do Cadastro Positivo.
Brasília, 03/05/22 – O compartilhamento do histórico de pagamentos
dos clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito
gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa, SPC e
TransUnion), iniciado em abril do ano passado, está concluído.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), as
informações enviadas pelas principais operadoras do país totalizaram 100
milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do
Cadastro Positivo. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (3) no Painel
Telebrasil Talks: Finanças e Varejo.
Desse total, mais de 11 milhões de consumidores e empresas são desbancarizados,
portanto, ausentes nos dados enviados anteriormente pelas instituições
financeiras, responsáveis pela primeira onda de compartilhamento de informações
com os birôs de crédito.
Os dados encaminhados pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e
Vivo, referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e
fixa, banda larga e TV por assinatura, permitiram que cerca de 10,3 milhões de
pessoas físicas e mais de 763 mil pessoas jurídicas passassem a ter
visibilidade no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo.
Na visão de Elias Sfeir, presidente da ANBC, a inserção das informações do
setor de telecomunicações confirma os benefícios previstos na implementação do
Cadastro Positivo em julho de 2019, principalmente em relação à inclusão
financeira. “A nova economia demonstra que o desenvolvimento econômico e social
é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. O Cadastro Positivo é uma
ação socioeconômica positiva onde a visibilidade dos consumidores e empresas no
mercado de crédito proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de
crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira
dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos
financeiros. Parabenizo o Ministério das Comunicações, Anatel, Conexis e o
setor de Telecomunicações que atenderam prontamente ao nosso chamado de
parceria e demonstraram seu compromisso com a evolução socioeconômica do Brasil
por meio da inclusão de 11 milhões de desbancarizados”, pontua Elias Sfeir.
Sobre a conclusão da transferência de dados das empresas de telecomunicações,
Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, destaca que a
inclusão desses 11 milhões de brasileiros que não têm conta bancária no
cadastro positivo vai significar um avanço para as ferramentas de análise de
crédito.
“São milhões de brasileiros que podem ser beneficiados do seu bom histórico de
pagamento para conseguir crédito mais barato, com uma análise mais criteriosa
que tem potencial para reduzir sérios problemas enfrentados no mercado de
crédito, como o superendividamento”, afirmou Ferrari.
A implantação do Cadastro Positivo acontece em ondas: a primeira envolveu o
compartilhamento de dados do Cadastro Positivo dos clientes das instituições
financeiras e a segunda abrangeu as operadoras de telecomunicações. A seguinte,
já em andamento, compreende as concessionárias estatais e privadas de
distribuição de energia elétrica. Porém, para que os benefícios do
Cadastro Positivo sejam sentidos em todo o seu potencial e cheguem a mais
consumidores e empresas, é indispensável a entrada dos setores de saneamento e
gás.
“Este é o momento para que os setores de saneamento e gás passem a fazer parte
do Cadastro Positivo, proporcionando assim o benefício socioeconômico do
crédito a seus clientes e aos municípios e estados onde operam”, afirmou Elias
Sfeir.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Sobre a ANBC - A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma
associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o
desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de
proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum
Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover
as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação
de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a
Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).
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