OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORES| Fundação Grupo Volkswagen e Artemisia anunciam criação do programa ImpactaMOB: inovação aberta em mobilidade urbana
Resultado da parceria inédita da Fundação Grupo
Volkswagen e da Artemisia, o programa ImpactaMOB: inovação aberta em mobilidade
urbana está com as inscrições abertas para negócios de impacto que atuam com
soluções dentro da temática. A iniciativa gratuita - que selecionará até três
soluções com alto potencial de escala e impacto - visa apoiar a implementação de
projetos-piloto, nos quais os selecionados terão até R$ 75 mil cada para apoiar
a execução, além de acesso a uma rede de mentores e especialistas; apoio na
validação da solução; e acompanhamento para aprimorar o negócio. As inscrições
podem ser feitas até 13 de junho pelo site www.artemisia.org.br/impactamob.
São
Paulo | A
Artemisia anuncia uma parceria com a Fundação Grupo Volkswagen para a criação
de uma plataforma de inovação aberta, alinhada ao tema da mobilidade urbana. No
cerne da aliança estratégica está a meta de identificar, testar e validar a
efetividade de soluções e tecnologias criadas por negócios que possam impactar
positivamente o meio ambiente e a vida de milhares de brasileiros. O programa ImpactaMOB: inovação aberta em
mobilidade urbana está com as inscrições abertas e irá
selecionar até três soluções inovadoras dentro da temática para apoiar o
desenvolvimento da solução em campo. Os finalistas receberão até R$ 75 mil para
implementar um projeto-piloto e terão apoio das organizações para o crescimento
e a potencialização do negócio.
Braço de investimento social e de
filantropia do Grupo Volkswagen, a Fundação atua em duas causas prioritárias:
mobilidade urbana e comunidade sustentáveis, e mobilidade social e inclusão,
além de apoiar tecnicamente ações de responsabilidade social das empresas do
grupo no Brasil. A Artemisia, por sua vez, é uma organização brasileira
pioneira no fomento e na aceleração de negócios de impacto social. Juntas no ImpactaMOB: inovação aberta em
mobilidade urbana, esperam apoiar negócios de impacto, com
soluções inovadoras no ecossistema de mobilidade urbana, um dos maiores
desafios do país.
Segundo Priscila Martins, diretora de
Parcerias da Artemisia, a mobilidade urbana é um tema bastante crítico para
toda a sociedade e tem um significado maior do que o dimensionado pelo senso
comum. “Além de um conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e
bens, ela é o resultado da interação das pessoas com a cidade e tem relação
direta com o acesso a serviços essenciais, a autonomia, o direito de ir e vir e
a qualidade de vida. Esses aspectos impactam a população brasileira como um
todo, no entanto, mais gravemente as pessoas em maior vulnerabilidade econômica
e social. Acreditamos que o empreendedorismo e a inovação podem ser uma
via de contribuição para os principais desafios relacionados à mobilidade no
Brasil e, diante desta crença, nos unimos para realizar um programa de inovação
aberta para identificar soluções inovadoras e com potencial de impacto. A ideia
é testar, validar e conectar soluções que apresentem efetividade com potenciais
parceiros, como forma de alavancar seu impacto”, detalha Priscila.
Vitor Hugo Neia, diretor de
Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, destaca
que o programa e a parceria, são frutos de uma das causas abraçadas pela
organização: mobilidade urbana e as comunidades sustentáveis, além de reforçar
a importância de refletir sobre o tema e criar soluções conectadas à realidade
dos territórios e comunidades, sem deixarmos de olhar para as tendências do
futuro. “Para isso, buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que
contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e
democráticos. Essa parceria inédita com a Artemisia fortalece esse movimento,
unindo nosso papel de investidor social privado à experiência de uma
organização que é referência em impacto positivo. Juntos, esperamos transformar
comunidades de todo o Brasil por meio da inovação aberta para uma mobilidade
mais sustentável”, aponta o executivo.
A mobilidade urbana é um desafio
complexo e de alto impacto na sociedade. Segundo análise do IPEA, os trabalhadores
de menor renda no Brasil fazem viagens, em média, 20% mais longas que os mais
ricos, dado que lança luz à desigualdade entre pessoas e territórios. A esse
cenário soma-se à fragmentação dos meios de transporte e, segundo a
consultoria McKinsey & Co, a integração total entre os meios de transporte
disponíveis na cidade permitiria acomodar 30% mais tráfego com redução de 10%
no congestionamento. Além disso, o tempo médio de deslocamento diário de cerca
de 17 milhões de brasileiros em viagens casa-trabalho-casa é de 114 minutos; é
estimado em R$ 111 bilhões o custo de produção sacrificada devido ao
deslocamento pendular, segundo estudo da Firjan.
Temas e critérios do programa
Estão credenciados à inscrição
empreendedores de impacto que atuam com mobilidade urbana; possuam negócios já
estabelecidos, estruturados e em operação, e que suas soluções busquem
beneficiar a sociedade, ajudando a tornar a mobilidade urbana mais acessível,
segura e sustentável.
Estão credenciadas a participar,
negócios focados em:
_Transformar
as pessoas nos principais ativos da mobilidade urbana (soluções
que buscam superar desafios de mobilidade como foco nas necessidades das
pessoas, conferindo autonomia no planejamento, segurança e eficiência de tempo
e custo);
_Diminuir
as distâncias e desigualdades entre centro e periferia (soluções
que propõem a diminuição das distâncias e/ou desigualdades entre regiões
centrais, periféricas e/ou rurais);
_Melhorar a logística para facilitar o
acesso a serviços básicos (soluções
que impulsionam a economia de áreas urbanas ao tornar a mobilidade logística
sustentável e de possível acesso a todos, transpondo particularidades
geográficas e reduzindo custos);
_Garantir um transporte acessível,
seguro e sustentável aos trabalhadores (soluções que possibilitem aos trabalhadores de menor renda
um deslocamento mais efetivo e saudável até o trabalho);
_Ampliar e garantir a acessibilidade dos
meios de transporte (soluções
que ofereçam e ampliem a autonomia para que todas tenham assegurado o direito de
se locomover nas cidades);
_Tornar a mobilidade urbana sustentável
e integrada ao meio ambiente (soluções
que utilizem matrizes energéticas mais sustentáveis, contribuindo com a redução
da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera de forma
acessível;
_Promover a melhoria da qualidade dos
transportes coletivos (soluções
que otimizam custos e garantem qualidade, conforto e segurança no transporte
coletivo para todos, em especial para mulheres, crianças e idosos); e
_ Ampliar
o uso de dados da mobilidade urbana nas estratégias e decisões (soluções
que permitam a utilização de dados sobre trânsito para planejamento e tomadas
de decisões relacionadas à melhora da rede pública de transporte e
desenvolvimento urbano, levando em conta a demanda local dos cidadãos.
Critérios
_Alinhamento com a Mobilidade Urbana| Negócios com soluções dentro da
temática de mobilidade urbana, que tenham propostas para torná-la mais
acessível, segura e/ou sustentável.
_Impacto socioambiental | Negócios capazes de causar e mensurar
impacto socioambiental positivo por meio do produto/serviço principal e/ou na
sua cadeia de valor.
_Maturidade | Negócios em fase de operação, tração
ou escala.
_ Sustentabilidade
financeira | Negócios que possuem visão sobre a sua
sustentabilidade financeira, com indicadores atualizados, margens e projeções
para o futuro.
_Resultados | Negócios que apresentam resultados
recorrentes e cases
de sucesso da solução aplicada.
_Visão dos sócios e da
equipe | Sócios e equipe dispostos a trabalhar na busca por
soluções para desafios da mobilidade urbana no Brasil. Além disso, pelo menos
um sócio deve estar 100% dedicado ao negócio.
Entre os motivos para participar,
os três finalistas receberão até R$ 75 mil para a implementação de
projetos-piloto; conexão com uma forte rede de mentores e
especialistas; apoio na validação do produto/serviço em parceria com um
grande grupo do setor; suporte no engajamento com o setor privado, entendendo
os desafios do relacionamento e os potenciais caminhos para a escala; e
acompanhamento individualizado da Artemisia para aprimoramento do negócio,
apoiando em todas as etapas do design e da execução do piloto.
FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN | Desde 1979, a Fundação Grupo
Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com
recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente,
abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades
sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente
ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos
a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram
mudanças, transformando potenciais em realidade. www.fundacaogrupovw.org.br
ARTEMISIA | A Artemisia é a organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Tem como foco de atuação identificar e potencializar negócios que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal. Fundada em 2005, a Artemisia possui atuação nacional e já Impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. https://artemisia.org.br/
Nenhum comentário