Pesquisa realizada pelo OTRS Group mostra os desafios e tendências para liderança de equipes em rede digital
Um total de 57% dos participantes considera um desafio gerenciar
membros da equipe distribuídos em escritórios domésticos
O mundo mudou significativamente
nos últimos dois anos: home office, trabalho remoto e locais distribuídos. A
colaboração em equipes agora não ocorre mais apenas no escritório, mas faz uso
muito maior de soluções digitais para comunicação e colaboração. Por esse
motivo, o OTRS Group entrevistou 500 executivos internacionais na Alemanha,
EUA, Brasil, México e Cingapura sobre o tema da liderança na era digital.
Trabalho remoto e presencial
Pouco mais da metade, 53%, dos
executivos pesquisados pelo OTRS Group disseram que atualmente suas equipes
trabalham entre 25% e 75% do tempo digital e remotamente, apenas 9% delas fazem
isso em tempo integral. No entanto, outros 9% das equipes também continuam a
concluir suas tarefas inteiramente no escritório corporativo. Embora a maioria
das equipes faça uso do home office em graus variados, elas também contam com
reuniões regulares no escritório corporativo: 81% se reúnem pessoalmente uma ou
mais vezes por semana, mas 10% se reúnem a cada trimestre ou apenas uma vez por
ano.
Team building é o maior
desafio
Um total de 57% dos participantes
da pesquisa considera um desafio gerenciar membros da equipe distribuídos em
escritórios domésticos. De longe, as tarefas mais difíceis aqui são a formação
de equipes e a manutenção de contatos pessoais: 69% dos entrevistados
consideram isso “desafiador” ou “muito desafiador”. Em contraste, 49%
consideram a transparência dos processos como "pouco desafiador" ou
"nada desafiador. Outras tarefas e condições de trabalho em equipe, como
processos de tomada de decisão e aprovação; relatórios e gerenciamento; ou
suporte de TI, são classificados como bastante desafiadores com valores em
torno de 55%.
“Esses resultados mostram que a
liderança de equipes conectadas digitalmente ainda é uma tarefa difícil para a
maioria das empresas e que o maior desafio está justamente em questões pessoais
e interpessoais, formação de equipes e gestão de relacionamento”, afirma Sabine
Riedel, Head Global de Marketing e Relações Humanas do OTRS Group.
Reuniões presenciais e
comunicações multimídia
No geral, o espírito de equipe e a
compreensão da direção compartilhada também são vistos como as maiores chaves
para a liderança digital por 23% dos executivos pesquisados. Entre suas medidas
de formação de equipe mais importantes estão: 28% utilizam reuniões regulares e
26% em reuniões regulares de feedback. Ao mesmo tempo, para melhorar a liderança
e a colaboração em equipes digitais, 34% dos entrevistados fazem uso de
comunicações multimídia e 32% utilizam novas soluções de fluxo de trabalho.
Investimentos planejados em
BPM e CRM
A intenção de garantir comunicação
e colaboração seguras em locais de trabalho distribuídos e com os clientes se
reflete no orçamento e nos planos de investimento dos executivos. Soluções de
segurança cibernética lidera com 20%, seguidas por soluções de fluxo de
trabalho e gerenciamento de processos de negócios com 15%, e gestão de
atendimento ao cliente com 14%.
“Para enfrentar os desafios da
liderança em equipes digitalmente conectadas, os executivos geralmente combinam
ambos: reuniões regulares de equipe presenciais e o uso de poderosas soluções
de comunicação e fluxo de trabalho”, diz Luciano Alves de Oliveira, Diretor
Brasil e Portugal do OTRS Group, resumindo os resultados desta pesquisa.
“Aqueles que encontram o equilíbrio certo aqui promovem flexibilidade,
colaboração e responsabilidade pessoal na equipe e criam resiliência e uma
ampla gama de opções de ação que tornam as empresas aptas para o futuro diante
da concorrência de mercado e em tempos de crise.”
Perfil dos executivos
pesquisados:
O OTRS Group entrevistou 500
executivos na Alemanha, EUA, Brasil, México e Cingapura sobre o tema liderança
na era digital. Destes, 66% ocupam nível gerencial (sênior), 22% são
diretores e 12% são vice-presidentes ou em C Level. Do total, 49% atuam
no setor B2B (business to business), 29% no segmento B2C (business to consumer)
e 22% na administração pública.
Sobre o Grupo OTRS
O OTRS Group é o fabricante e fornecedor mundial do pacote de
gerenciamento de serviços OTRS, premiado com o selo de aprovação SERVIEW
CERTIFIED TOOL.
Oferece às empresas soluções para comunicação estruturada em
atendimento ao cliente, gestão de serviços de TI e gestão de segurança. Além do
produto principal OTRS, as soluções de segurança STORM e CONTROL garantem o
gerenciamento eficiente de incidentes de segurança cibernética e documentação
transparente de acordo com padrões como ISO 27001.
Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, BSI (Escritório Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota e Hapag Lloyd. O OTRS está disponível em 40 idiomas. A empresa consiste na OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong), OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt. Para obter mais informações, consulte o site.
Nenhum comentário