Últimas

Pesquisa realizada pelo OTRS Group mostra os desafios e tendências para liderança de equipes em rede digital

Um total de 57% dos participantes considera um desafio gerenciar membros da equipe distribuídos em escritórios domésticos

 

O mundo mudou significativamente nos últimos dois anos: home office, trabalho remoto e locais distribuídos. A colaboração em equipes agora não ocorre mais apenas no escritório, mas faz uso muito maior de soluções digitais para comunicação e colaboração. Por esse motivo, o OTRS Group entrevistou 500 executivos internacionais na Alemanha, EUA, Brasil, México e Cingapura sobre o tema da liderança na era digital.

 

Trabalho remoto e presencial

Pouco mais da metade, 53%, dos executivos pesquisados ​​pelo OTRS Group disseram que atualmente suas equipes trabalham entre 25% e 75% do tempo digital e remotamente, apenas 9% delas fazem isso em tempo integral. No entanto, outros 9% das equipes também continuam a concluir suas tarefas inteiramente no escritório corporativo. Embora a maioria das equipes faça uso do home office em graus variados, elas também contam com reuniões regulares no escritório corporativo: 81% se reúnem pessoalmente uma ou mais vezes por semana, mas 10% se reúnem a cada trimestre ou apenas uma vez por ano.

 

Team building é o maior desafio

Um total de 57% dos participantes da pesquisa considera um desafio gerenciar membros da equipe distribuídos em escritórios domésticos. De longe, as tarefas mais difíceis aqui são a formação de equipes e a manutenção de contatos pessoais: 69% dos entrevistados consideram isso “desafiador” ou “muito desafiador”. Em contraste, 49% consideram a transparência dos processos como "pouco desafiador" ou "nada desafiador. Outras tarefas e condições de trabalho em equipe, como processos de tomada de decisão e aprovação; relatórios e gerenciamento; ou suporte de TI, são classificados como bastante desafiadores com valores em torno de 55%.

 

“Esses resultados mostram que a liderança de equipes conectadas digitalmente ainda é uma tarefa difícil para a maioria das empresas e que o maior desafio está justamente em questões pessoais e interpessoais, formação de equipes e gestão de relacionamento”, afirma Sabine Riedel, Head Global de Marketing e Relações Humanas do OTRS Group.

 

Reuniões presenciais e comunicações multimídia

No geral, o espírito de equipe e a compreensão da direção compartilhada também são vistos como as maiores chaves para a liderança digital por 23% dos executivos pesquisados. Entre suas medidas de formação de equipe mais importantes estão: 28% utilizam reuniões regulares e 26% em reuniões regulares de feedback. Ao mesmo tempo, para melhorar a liderança e a colaboração em equipes digitais, 34% dos entrevistados fazem uso de comunicações multimídia e 32% utilizam novas soluções de fluxo de trabalho.

 

Investimentos planejados em BPM e CRM

A intenção de garantir comunicação e colaboração seguras em locais de trabalho distribuídos e com os clientes se reflete no orçamento e nos planos de investimento dos executivos. Soluções de segurança cibernética lidera com 20%, seguidas por soluções de fluxo de trabalho e gerenciamento de processos de negócios com 15%, e gestão de atendimento ao cliente com 14%.

 

“Para enfrentar os desafios da liderança em equipes digitalmente conectadas, os executivos geralmente combinam ambos: reuniões regulares de equipe presenciais e o uso de poderosas soluções de comunicação e fluxo de trabalho”, diz Luciano Alves de Oliveira, Diretor Brasil e Portugal do OTRS Group, resumindo os resultados desta pesquisa. “Aqueles que encontram o equilíbrio certo aqui promovem flexibilidade, colaboração e responsabilidade pessoal na equipe e criam resiliência e uma ampla gama de opções de ação que tornam as empresas aptas para o futuro diante da concorrência de mercado e em tempos de crise.”
 

Luciano Alves de Oliveira, Diretor Brasil e Portugal do OTRS Group


Perfil dos executivos pesquisados:

O OTRS Group entrevistou 500 executivos na Alemanha, EUA, Brasil, México e Cingapura sobre o tema liderança na era digital. Destes, 66% ​​ocupam nível gerencial (sênior), 22% são diretores e 12% são vice-presidentes ou em C Level. Do total, 49% atuam no setor B2B (business to business), 29% no segmento B2C (business to consumer) e 22% na administração pública.

 

Sobre o Grupo OTRS

O OTRS Group é o fabricante e fornecedor mundial do pacote de gerenciamento de serviços OTRS, premiado com o selo de aprovação SERVIEW CERTIFIED TOOL.

Oferece às empresas soluções para comunicação estruturada em atendimento ao cliente, gestão de serviços de TI e gestão de segurança. Além do produto principal OTRS, as soluções de segurança STORM e CONTROL garantem o gerenciamento eficiente de incidentes de segurança cibernética e documentação transparente de acordo com padrões como ISO 27001.

Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, BSI (Escritório Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota e Hapag Lloyd. O OTRS está disponível em 40 idiomas. A empresa consiste na OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong), OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt. Para obter mais informações, consulte o site.

Nenhum comentário