Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) promove empresas brasileiras durante a IFFA 2022
Feira abre oportunidades para apresentações de
novas tecnologias no setor de carnes ao mercado externo; evento conta com a
participação de seis empresas brasileiras selecionadas pelo BMS
A IFFA 2022, feira
líder mundial no setor de carnes, acontece até 19 de maio, em Frankfurt, na
Alemanha, e terá a presença de empresas brasileiras fornecedoras de máquinas e
equipamentos para a indústria. O evento é uma rota internacional de negócios
para o setor – 70% dos visitantes e 63% dos expositores são de fora do país
europeu – com a apresentação de diversos segmentos de produtos, como
tecnologias do processamento de carnes e outras proteínas alternativas,
tecnologias de empacotamento, sistemas de pesagem, e processos de automatização
e soluções de T.I., além de equipamentos de limpeza, higiene operacional e
segurança do trabalho, entre outros.
As empresas Equimatec,
Farenzena, Hightech, Plasmetal, Torfresma e Varpe Brasil participarão da IFFA
2022, convidadas pelo Programa Brazil
Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre ApexBrasil e
ABIMAQ, expondo seus produtos para fortalecer a imagem brasileira como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. A
presença de todas é custeada pelo BMS, que promove um estande coletivo para
exposição de seus lançamentos.
Segundo Daniel Maffi,
diretor Geral da Hightech, a empresa pretende expandir os negócios em quatro
territórios nos próximos anos. “A feira é a nossa chave para entrada em novos
mercados. Já estamos fortes na Eurásia, Europa e América Latina, porém o
objetivo para os próximos três anos é a busca ao mercado americano”, explica.
Para Maffi, o evento é um projeto de longo prazo, que reverbera por anos em
vendas decorrentes das prospecções locais. “Sempre temos como meta, entre uma
IFFA e a próxima, atingirmos em média 180 novos contatos, fidelizando em torno
de 25% a 40%, e efetuando venda para 20 novos clientes”, acrescenta.
A Equimatec também
projeta a entrada em novos destinos nos próximos anos: América Latina, América
do Norte, Europa, Ásia e África. Ao falar sobre a principal novidade a ser
apresentada no evento, Ingobert Piske, diretor geral da Competitiva Consultoria
e Treinamento, empresa contratada pela Equimatec, detalha o produto e aponta as
perspectivas: “apresentaremos uma linha automática de fatiamento de frios com
integração a máquinas automáticas de embalagem. Durante a feira, a nossa
estimativa de vendas para o mercado internacional é de cerca de US$ 1 milhão”,
diz.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Os principais
importadores de máquinas e equipamentos brasileiros para preparo de carnes e
embalagens são a Argentina, os Estados Unidos, e o Paraguai. A Argentina
importa 11,8% dos maquinários brasileiros, em 2021, o total foi de US$5,6
milhões. Já os Estados Unidos aumentaram suas importações em 20% entre 2020 e
2021, atingindo US$5,45 milhões. No mercado paraguaio o aumento chegou a 53%,
totalizando US$3,97 milhões em 2021.
Outros dois países
sul-americanos se destacam em movimentações de maquinários: a Colômbia, com
US$2,8 milhões e o Chile, que totaliza US$2,45 milhões. Em 2021, o Brasil
exportou um total de US$47,6 milhões de dólares nesse setor.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto
da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de
máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O
Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de
diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens,
entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS
registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas,
estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para
aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos
humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário