4 dicas de hospitalidade para fechar viagens nas férias de julho
Especialista da Equipotel explica o conceito de
atendimento de qualidade e como alinhar às expectativas de diferentes perfis de
turistas
São Paulo, junho de 2022 – Um bom atendimento sempre fez
diferença nas experiências de viagem, mas com a internet e avanço dos meios de
comunicação, a arte de servir bem virou um parâmetro tão importante quanto
localização, estrutura e serviços na busca por roteiros e pacotes. Por isso,
Daniel Pereira, especialista em hospitalidade da Equipotel, separou algumas
dicas para aqueles que já planejam as férias de julho, um dos períodos mais
aguardados do calendário turístico.
O primeiro ponto que o executivo destaca
é entender o próprio conceito de hospitalidade. A palavra é derivada do termo
“hospice”, um tipo de habitação medieval reservada para o repouso de viajantes.
Na Grécia Antiga, a cultura de receber visitantes estrangeiros com dedicação se
fortaleceu e se espalhou, mas o conceito, entretanto, é amplo.
“Apesar de ser ligada mais
facilmente ao turismo e hotelaria, hospitalidade é algo que se aplica em
qualquer área onde as pessoas são foco, dos hospitais às academias de
ginástica. É a soma de atenção e facilidades para transformar o que seria uma
simples passagem em experiência. Desde sempre as pessoas querem ser bem
atendidas, mas hoje buscam e cobram mais por isso”, explica.
Com a proximidade das férias de julho,
Daniel Pereira explica o que considerar em hospitalidade:
1 Defina o que importa
Gosto e prioridades são
particularidades. Há quem defina viagens considerando maior isolamento,
enquanto outros decidam por mais interação durante o período selecionado.
Enquanto serviços para pets podem ser um diferencial para quem não viaja sem o
bichinho de estimação, esse item será indiferente para quem não tem animais.
“Existem opções para todos os gostos. Então, o primeiro passo é definir o que é
mais importante e qual a maior necessidade naquele período ou viagem
específica. Não dá para esperar um bom resultado quando se escolhe um destino
que não atende o perfil do visitante ou uma estrutura não compatível com suas
expectativas”, diz.
2 Use os rankings de pontuação
A opinião de quem já passou por um local
ou fez o mesmo roteiro ainda é um direcionamento importante. Afinal, nada
melhor do que saber o que pensam as pessoas que já viveram aquilo que buscamos.
Mas se antes a consulta era mais informal, com a internet e redes sociais
ganhou o status de avaliação ou “review”, mais organizada e acessível em
qualquer momento. “É comum que os estabelecimentos tenham sistemas próprios de
avaliação ou sejam pontuados em sites especializados. Depois de definir o que
importa na sua viagem, procure nessas páginas a pontuação dos itens que mais
interessam. Mas, atenção. A internet é um mar de informações, boas e ruins.
Procure sites e plataformas sérias e reconhecidas”, continua o especialista.
3 Questionar sempre
Considerando a relatividade de alguns
assuntos, mesmo que um hotel receba opiniões negativas sobre o café da manhã,
por exemplo, mas tem outros pontos positivos destacados, vale o contato com o
estabelecimento para entender se algo foi feito em relação às reclamações. “Às
vezes, uma classificação mais baixa vem de uma insatisfação muito específica. É
importante considerar que em hospitalidade existem questões comuns a todos,
como cordialidade, ambiente limpo, presteza da equipe, e o que vai do que cada
um considera importante. Às vezes, algo que já foi considerado mediano foi
trabalhado, melhorado ou até substituído. Por isso, é importante checar, se realmente
há interesse”.
4 Procure ações genuínas
É difícil saber se é mais frustrante não
ser atendido ou ser atendido de forma ruim. As férias de julho também
representam uma pausa nas atividades escolares e, para muitas famílias, é uma
das poucas oportunidades de viagem em conjunto. Por isso, o gerente da
Equipotel recomenda atenção aos detalhes. “Alguns estabelecimentos podem
agregar serviços ou atividades sem relação com propósito. Novamente usando o
exemplo dos animais de estimação, não adianta divulgar ser pet friendly e contar com
uma equipe despreparada para lidar com bichos. O restaurante pode ter uma área
kids, mas sem a supervisão especializada e toda preocupação com segurança, os
pais não se sentirão confortáveis em deixar seus filhos, e assim por diante”,
finaliza Daniel.
Equipotel
Na outra ponta, dos profissionais de
diversas áreas que envolvem o atendimento de pessoas, é preciso conexão com
soluções, fornecedores e serviços que ajudem a encantar os consumidores mais
exigentes e questionadores. Hospitalidade é uma área em constante evolução,
onde ideias criativas fazem diferença em negócios. Por isso, a Equipotel, feira
referência em hospitalidade na América Latina, é aguardada com ansiedade por
arquitetos, designers e quem trabalha em hotéis, resorts, bares, restaurantes,
clubes, spas e coletividades. O evento deste ano está confirmado para acontecer
entre 13 e 16 de setembro, mas já é possível acompanhar novidades e conteúdos
no site www.equipotel.com.br.
SERVIÇO
59ª Equipotel
Data: 13 a 16 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos
Imigrantes, km 1,5
Sobre a Equipotel
Maior evento de hospitalidade da América
Latina, conectando marcas, fornecedores e profissionais às inovações na arte de
atender bem. Em 2022, a Equipotel abraça de maneira ainda mais intensa a
pluralidade deste mercado e o respeito pelas características específicas de
diferentes regiões do Brasil, trazendo soluções conectadas com as necessidades
atuais.
RX
A RX constrói negócios para indivíduos,
comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando
dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e
oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22
países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos
positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho
inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises
baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes
corporativos.
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