7 em cada 10 dívidas de consumidores são pagas em até 30 dias após a negativação, revela Serasa Experian
Os débitos com mais de 1 ano
apresentam os piores índices de pagamento, com 16,5% |
São
Paulo, 17 de junho de 2022 – Em fevereiro deste ano, o Indicador de
Recuperação de Crédito da Serasa Experian registrou uma melhora na jornada de
crédito do consumidor brasileiro em relação a janeiro, quando o índice marcou
41,0%. A avaliação geral mostrou que 55,2% das dívidas foram ressarcidas em
fevereiro em até 60 dias a partir desse mês de referência. A idade da dívida
se mostrou um fator decisivo na hora de quitar as contas, pois 70,3% dos
débitos adquiridos foram pagos em até 30 dias após a negativação. Por outro
lado, aqueles que já ultrapassaram o período de 1 ano mostram o pior cenário,
com 16,5%. Confira os dados completos no gráfico abaixo: |
Para
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a instabilidade econômica no país e
o consumo por necessidade ainda são realidades enfrentadas pela população na
hora da prestação de contas. “O consumidor brasileiro encontra-se mais preocupado
em fechar as contas básicas no fim do mês, priorizando compromissos
financeiros como água, luz e gás. Além disso, mesmo com o encarecimento do
crédito, as pessoas continuam quitando suas dívidas no setor bancário para
seguirem tendo acesso a este recurso”. O setor
de Utilities impulsionou as recuperações, com 73,8% de dívidas liquidadas, a
maior média desde junho de 2019, quando o indicador registrou o mesmo
percentual. Em sequência estão os segmentos de Bancos e Cartões, bem como
Varejo, com 58,1% e 48,6%, respectivamente. Os débitos adquiridos em
Financeiras tiveram 41,7% de recuperação. Aqueles feitos em empresas de
Serviços marcaram 28,5% e em Securitizadoras 22,2%. Para
conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Metodologia O Indicador de Recuperação de Crédito da
Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no
sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para
quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por
refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo
pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do
índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é
possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário
contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise. |
Você também lê esta notícia
no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na
América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das
empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios,
desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores
ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito
do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo
conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa
com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company
em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia,
auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em
qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para
soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do
mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais
avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais
informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em
serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro,
passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se
conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a
gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o
controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem
decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma
mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.600
pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias,
profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem
cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres
(EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Nenhum comentário