Bill Gates estava errado! Pesquisa aponta que viagens de negócios atingirão a marca de US$ 792 bilhões até 2026
Perspectiva é que esse tipo de turismo esteja
entre os principais contribuintes para a economia global
No auge da
pandemia da Covid-19, em novembro de 2020, Bill Gates, bilionário fundador da
Microsoft e atualmente o terceiro homem mais rico do planeta, fez previsões
drásticas sobre o futuro das viagens corporativas: “Minha previsão é de que
mais de 50% das viagens a trabalho e mais de 30% dos dias no escritório vão
acabar”.
Mas o tempo
mostrou que, mesmo com muitas incertezas que ainda pairam em torno da indústria
de viagens, desde o surgimento de mais variantes do Coronavírus e a total
erradicação da Covid-19, a qual parece improvável, e a trajetória da guerra
entre a Rússia e a Ucrânia, no mercado corporativo, as pessoas estão saindo do
on-line para o presencial. Trata-se do retorno das viagens corporativas. Um
estudo de mercado recente publicado pela Global Industry Analysts, Inc. (GIA),
intitulado “Business Travel – Global Market Trajectory & Analytics”,
apontou que as viagens de negócios, domésticas ou internacionais, as quais compreendem
trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte, estão entre os
principais contribuintes para a economia global e a perspectiva é que atinjam
US$ 792 bilhões até 2026.
Propelida
por esta tendência, a Gol viu sua receita líquida com o transporte de
passageiros, em janeiro e fevereiro, atingir patamares de comercialização que
superaram o mesmo período pré-pandêmico de 2019, em 10% e 30%, respectivamente
– valores que expandiram para 60%, em março de 2022, alavancados pelo aumento
de 63% nas vendas para o segmento corporativo e o estímulo para as viagens de
trabalho combinadas com lazer – bleisure.
A Azul, em
comparação com 2019, somente no primeiro trimestre de 2022, teve um crescimento
de 16,8% na receita de passageiros, comparado com o mesmo período de três anos
atrás.
Tanto a Gol
quanto a Azul deixaram claro em sua apresentação trimestral aos investidores a
importância da retomada das viagens a trabalho para a melhora dos indicadores
financeiros: “Terminamos o trimestre com nove meses consecutivos de forte e
crescente demanda de lazer, ao mesmo tempo em que o corporativo acelerou
rapidamente, nos permitindo elevar tarifas para compensar o aumento dos preços
dos combustíveis”, afirmou a Azul em relatório do primeiro trimestre de 2022.
Impulsionadas
pela expansão da indústria de viagens e turismo como um todo, visto que depois
de dois anos de reclusão as pessoas não aguentam mais ficar “trancadas em
casa”, pelo aumento das iniciativas de reuniões, lançamentos de produtos,
feiras, marketing, conferências e eventos, bem como pelo aumento da
globalização de negócios, empresas que operam neste cenário estão tentando
fazer programas bem gerenciados e econômicos aos clientes.
Como a
Onfly, por exemplo, startup 100% nacional que tem por propósito promover e
facilitar a gestão de viagens a trabalho. Por lá, foi registrado, em maio, um
crescimento de 900% em relação ao período pré-pandemia. Marcelo Linhares, CEO
da Onfly, enaltece que é unânime entre seus clientes o conceito de que viajar
nessa modalidade é fundamental para o estabelecimento de parcerias e fechamento
de novos contratos, e as plataformas de gestão de viagens on-line vieram para
facilitar a vida dos empresários e aumentar a produtividade dos colaboradores:
“Então, naturalmente, trata-se de um segmento extremamente promissor”.
Reservas de hotel no sistema da
Onfly aumentaram 417%, enquanto as de avião cresceram em 745%, quando
comparadas ao mesmo período do ano passado: "Tendência do presencial
voltou com tudo", diz CEO
Para se ter
uma ideia da expansão, só no primeiro trimestre do ano, o faturamento com as
reservas de hotel no sistema da Onfly aumentou 417%, enquanto o faturamento com
as viagens de avião cresceu em 745%, quando comparados ao mesmo período do ano
passado.
De olho nessa fatia promissora do mercado, a Onfly vem se aperfeiçoando e se reinventando a cada novo cenário. Um exemplo disso é o lançamento do seu cartão corporativo, em formato físico e virtual, e a inclusão de ônibus em sua plataforma “all-in-one”, que permite que qualquer colaborador, dentro de uma política pré-configurada de viagens e despesas, consiga reservar suas próprias viagens e digitalizar as despesas.
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