Boa gestão de negócios causa impactos positivos
Práticas de liderança geram bem-estar dentro da
empresa e motivam colaboradores, garantindo produtividade e mais resultados
Para gerir
um negócio, um líder precisa ter habilidades que vão além da cobrança de
resultados. Isso porque, cada vez mais, o mercado exige que ele tenha a
capacidade de conduzir uma empresa, um setor ou uma equipe de forma que o
ambiente de trabalho seja organizado e agradável para os colaboradores. O
bem-estar de todos e as boas relações interpessoais, afinal, motivam os
funcionários, gerando, assim, resultados positivos para todos os departamentos.
Mas, para
que isso seja possível, não basta ter conhecimento técnico, embora isso também
seja importante. Ainda que o gestor faça cursos, participe de worskhops,
palestras e leia diversos livros sobre gestão de negócios, é preciso adotar
algumas práticas que garantem mais produtividade e consequentemente mais
resultados. Em termos gerais, essas práticas separam o bom gestor do chefe que
só exige de seus funcionários e que não impacta positivamente o dia a dia da
empresa.
O presidente
da WSI Brasil, co-fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet
Consultancy Advisory Board, Caio Cunha, considera que uma das primeiras
características para uma boa gestão de negócios é a valorização da equipe. “Um
bom líder entende o fluxo do setor, o desempenho da equipe, as vontades, os
desejos e os medos dos seus colaboradores para incentivá-los a fazerem um
trabalho melhor. Ele é visto como um amigo que se preocupa e não apenas como
uma pessoa importante”, afirma.
Além disso,
um bom gestor deve estudar o mercado: “É preciso ter informações completas
sobre a concorrência e o público-alvo, saber quem são os clientes em potencial
e como eles se comportam. Isso ajuda a entender qual caminho a empresa deve
tomar para que o produto ou serviço tenha um diferencial e se destaque no
mercado”. Portanto, atualização e capacidade de inovação também são
características de um bom líder. E, para complementar, auditorias precisam ser
feitas no sentido de garantir a análise do processo, a fim de que o gestor
possa providenciar ajustes no que não está funcionando bem.
Vale
ressaltar que a boa gestão de negócios também exige que o profissional tenha
conhecimento sobre os mais variados setores da empresa, inclusive das ações
desenvolvidas interna e externamente pela equipe de comunicação. “A área de
marketing é fundamental para atrair novos clientes e manter uma boa relação com
eles. Mas o endomarketing também é importante, já que trabalha a comunicação
entre os colaboradores e os gestores e, dessa maneira, melhora a imagem da
empresa, incentivando os funcionários a continuarem nela”, finaliza
Cunha.
Sobre a WSI | A WSI Consultoria
oferece soluções de marketing digital aliadas a expertise sobre negócios e
gestão financeira, trazendo resultados efetivos aos clientes, tais como mais
leads, oportunidades e negócios e lucratividade. A multinacional atua há mais
de 25 anos como líder global de fornecimento de soluções de Internet. Está
presente em 80 países, onde implementou milhares de estratégias digitais em
empresas de diversos portes, ajudando-as a alcançar seus objetivos com foco e
qualidade.
Sobre Caio Cunha | Caio Cunha é Presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior.
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