Camorim embarca em jornada de transformação digital em nuvem em parceria com a SOU.cloud
Empresa tradicional de serviços
marítimos fez a migração para cloud através de indicação da própria Microsoft
Com quase 30
anos de atuação no segmento de apoio portuário, chegou a hora de a Camorim
iniciar sua jornada de transformação digital. A empresa, que já estava em
diversos pontos do Brasil, agora via-se diante de um novo desafio: desbravar a
nuvem.
O Gerente de TI
da Camorim, Alexandre Cândido, conta que a equipe trabalhava com servidores
antigos, que já não suportavam o dia a dia da empresa. “Existia a necessidade
de substituição do sistema. Analisamos as possibilidades entre comprar novos
servidores ou migrar para a nuvem”, relata.
A solução?
Entrar em contato com a Microsoft, a qual indicou uma parceira de confiança
para a tarefa: a SOU.cloud. A empresa brasileira especializada em serviços em
nuvem é destaque na América Latina, sendo a 2ª do segmento a conquistar o
status de MSP Expert.
“A SOU.cloud
conduziu o processo da forma mais tranquila possível”, relembra Cândido, “A
migração aconteceu de forma bem transparente. Fizemos todo um cronograma e
configuramos tudo antecipadamente para fazer a virada na sexta-feira. Ocorreu
tudo bem e não houve perda de dados”.
Essa primeira
“virada” para a nuvem focou no sistema de e-mails, o qual migrou para o
Microsoft Exchange, sistema de correio eletrônico e calendários corporativos.
“O antigo sistema de e-mails era barato, mas falhava muito. Então, escolhemos
partir para algo que funciona melhor e que tem maior segurança, além de
funcionar em qualquer máquina. Ficou mais funcional, dá para trabalhar de qualquer
lugar”, explica o Gerente de TI.
A próxima etapa
da transformação digital voltou-se para o SharePoint, plataforma de aplicações
Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets
empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais
colaborativos. Além disso, a Camorim também investiu na utilização do Microsoft
Intune, serviço com foco em MDM (gerenciamento de dispositivo móvel) e em MAM
(gerenciamento de aplicativo móvel).
E, é claro, o
Microsoft Teams não poderia ficar de fora. “O Teams é a nossa ferramenta de
comunicação. Os diretores gostam muito porque além do chat, ele também tem
calendário, dá para organizar tudo por ali, inclusive agendar as reuniões. Além
disso, antes eu tinha equipes trabalhando em várias ferramentas diferentes.
Então, agora temos um padrão”, destaca Cândido, que completa: “A migração para
a nuvem gerou muitos benefícios em termos de trabalho, pois facilita para
trabalhar em casa. Afinal, temos gente espalhada no Brasil inteiro, de ponta a
ponta”.
A transformação
digital ajudou o próprio Gerente de TI, que agora não precisa mais realizar
tarefas que podem ser automatizadas. “Antes eu tinha que gerar backups diários
e tomava muito tempo. Essa é uma das coisas que agora estão sendo geradas na
nuvem”.
Segundo o
Account Manager da SOU.cloud, Gustavo Moyses, foi um trabalho a “quatro mãos”.
“Estamos felizes com os resultados e com a satisfação da Camorim, que continua
buscando ainda mais mudanças. É legal desenvolver um projeto no qual o cliente
está com a cabeça pronta para migrar para cloud e disposto a trabalhar em
conjunto”, conta.
Ao todo, foram um terabyte de dados migrados e 200 usuários com diferentes licenças para serviços em nuvem Microsoft. Tudo com apoio da SOU.cloud. “A equipe é muito boa, o pessoal atende super bem”, destaca o Gerente de TI da Camorim, “Eu conto com o Gustavo e com a SOU.cloud para tudo”.
Nenhum comentário