Últimas

Camorim embarca em jornada de transformação digital em nuvem em parceria com a SOU.cloud

Empresa tradicional de serviços marítimos fez a migração para cloud através de indicação da própria Microsoft

 

Com quase 30 anos de atuação no segmento de apoio portuário, chegou a hora de a Camorim iniciar sua jornada de transformação digital. A empresa, que já estava em diversos pontos do Brasil, agora via-se diante de um novo desafio: desbravar a nuvem.

 

O Gerente de TI da Camorim, Alexandre Cândido, conta que a equipe trabalhava com servidores antigos, que já não suportavam o dia a dia da empresa. “Existia a necessidade de substituição do sistema. Analisamos as possibilidades entre comprar novos servidores ou migrar para a nuvem”, relata.

 

A solução? Entrar em contato com a Microsoft, a qual indicou uma parceira de confiança para a tarefa: a SOU.cloud. A empresa brasileira especializada em serviços em nuvem é destaque na América Latina, sendo a 2ª do segmento a conquistar o status de MSP Expert.

 

“A SOU.cloud conduziu o processo da forma mais tranquila possível”, relembra Cândido, “A migração aconteceu de forma bem transparente. Fizemos todo um cronograma e configuramos tudo antecipadamente para fazer a virada na sexta-feira. Ocorreu tudo bem e não houve perda de dados”.

 

Essa primeira “virada” para a nuvem focou no sistema de e-mails, o qual migrou para o Microsoft Exchange, sistema de correio eletrônico e calendários corporativos. “O antigo sistema de e-mails era barato, mas falhava muito. Então, escolhemos partir para algo que funciona melhor e que tem maior segurança, além de funcionar em qualquer máquina. Ficou mais funcional, dá para trabalhar de qualquer lugar”, explica o Gerente de TI.

 

A próxima etapa da transformação digital voltou-se para o SharePoint, plataforma de aplicações Web da Microsoft, com utilização na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos. Além disso, a Camorim também investiu na utilização do Microsoft Intune, serviço com foco em MDM (gerenciamento de dispositivo móvel) e em MAM (gerenciamento de aplicativo móvel).

 

E, é claro, o Microsoft Teams não poderia ficar de fora. “O Teams é a nossa ferramenta de comunicação. Os diretores gostam muito porque além do chat, ele também tem calendário, dá para organizar tudo por ali, inclusive agendar as reuniões. Além disso, antes eu tinha equipes trabalhando em várias ferramentas diferentes. Então, agora temos um padrão”, destaca Cândido, que completa: “A migração para a nuvem gerou muitos benefícios em termos de trabalho, pois facilita para trabalhar em casa. Afinal, temos gente espalhada no Brasil inteiro, de ponta a ponta”.

 

A transformação digital ajudou o próprio Gerente de TI, que agora não precisa mais realizar tarefas que podem ser automatizadas. “Antes eu tinha que gerar backups diários e tomava muito tempo. Essa é uma das coisas que agora estão sendo geradas na nuvem”.

 

Segundo o Account Manager da SOU.cloud, Gustavo Moyses, foi um trabalho a “quatro mãos”. “Estamos felizes com os resultados e com a satisfação da Camorim, que continua buscando ainda mais mudanças. É legal desenvolver um projeto no qual o cliente está com a cabeça pronta para migrar para cloud e disposto a trabalhar em conjunto”, conta.

 

Ao todo, foram um terabyte de dados migrados e 200 usuários com diferentes licenças para serviços em nuvem Microsoft. Tudo com apoio da SOU.cloud. “A equipe é muito boa, o pessoal atende super bem”, destaca o Gerente de TI da Camorim, “Eu conto com o Gustavo e com a SOU.cloud para tudo”.

Nenhum comentário