Cerveja atinge nível histórico de consumo no Brasil, aponta estudo da Kantar
Desafio é a retomada
da frequência do consumo fora de casa, que ainda não atinge níveis pré-pandemia
O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores
no Brasil, segundo dados do mais recente relatório Consumer Insights da Kantar,
líder global em dados, insights e consultoria. São 5,1 milhões a mais nos 12
meses terminados em março de 2022 em comparação ao ano móvel que acabou em
março de 2021. No entanto, apesar do aumento, e mesmo com o avanço da vacinação
e o fim de muitas restrições, a frequência do consumo fora do lar ainda não
atingiu o nível pré-pandemia.
Além da ginástica que o cidadão brasileiro tem
feito no bolso para driblar a alta dos preços, muitos ainda não se sentem
seguros para confraternizar. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar, feito em março
deste ano, mostrou que 61% dos brasileiros declaram sair apenas para atividades
essenciais.
Também nos 12 meses terminados em março de 2022, o
ganho de ocasiões para o consumo de cerveja fora de casa foi de expressivos 16%
e a queda dentro do lar foi 7,9%, totalizando um aumento geral de ocasiões em
+2,1% frente ao período anterior, o que comprova que as pessoas estão saindo
mais de casa, mas ainda não com a mesma frequência de antes da pandemia.
No mesmo intervalo houve um incremento de 1,6% na
compra de unidades de cerveja para consumo fora de casa e uma retração de 7,1%
dentro do lar, que representam uma variação de –4% no consumo total de unidades
de cerveja dentro e fora de casa. Há mais gente consumindo, porém em menor
quantidade, principalmente pelo fator preço.
O valor gasto com a bebida fora de casa cresceu
8,6% e diminuiu 6,5% dentro do lar em comparação ao ano anterior, indicando que
o hábito de beber cerveja dentro do lar vem migrando para fora, porém ainda não
nos níveis do pré-pandemia.
Marcas mainstream continuam sendo as grandes
impulsionadoras do crescimento do consumo de cerveja no País, mas o segmento premium
continua tendo seu público, que, para fazer caber no bolso, diminui a
frequência do consumo, mas segue fiel ao produto.
O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar
contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do
país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e
consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende
como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao
combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil
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