Como as tecnologias de hiper personalização estão revolucionando o mercado
Fundador da JustForYou, empresa líder no
segmento de personalização de produtos para o cabelo, explica os desafios e
oportunidades ao apostar em soluções personalizadas
Caio de Santi, fundador e CEO da JustForYou
Divulgação
São Paulo, maio de 2022 - Já imaginou comprar um produto feito
por você - ou melhor - sob medida para você? O que começou com indicações
personalizadas de filmes e vídeos nas plataformas de streaming ou até mesmo
músicas recomendadas pelo algoritmo se expandiu para uma verdadeira revolução
do varejo contemporâneo: a hiper personalização de produtos através de
inteligência artificial. Para Caio de Santi, CEO e cofundador da JustForYou, maior beauty tech a
personalizar cosméticos da América Latina, essa experiência 100% customizada
consiste em oferecer produtos altamente alinhados às necessidades de cada
pessoa.
“É uma estratégia para proporcionar ao
consumidor um papel realmente ativo na escolha dos produtos, dando protagonismo
às suas decisões. Afinal, quem não gosta de se sentir único e ter acesso a
itens ou fórmulas exclusivos, conectados aos seus gostos, queixas e
características?”, questiona o empresário.
Um bom exemplo está na gigante Amazon,
que recentemente expandiu seu serviço experimental de roupas personalizadas com
camisas esportivas, que permite aos compradores criarem roupas projetadas para
suas medidas corporais exatas, definidas por software. As camisetas podem ser
personalizadas com cerca de 50 maneiras diferentes, selecionando tipos de
ajuste, decotes, comprimento da manga, cores e outras opções.
Uma das principais tendências do mercado
atual, a hiper personalização de produtos é uma ferramenta que, além de
oferecer produtos ideais para cada pessoa, é capaz de ajudar a marca a conhecer
melhor o próprio cliente, indica Caio. “A inteligência artificial que desenvolvemos
é única no Brasil e nos permite analisar o comportamento dos nossos
compradores, desenvolver fórmulas únicas para cada pessoa e ainda nos ajuda a
fortalecer a experiência de compra com base em dados coletados e estratégias
focadas em fidelização dos clientes”.
Para o especialista, além de permitir
que os compradores explorem suas individualidades, as tecnologias de
personalização contribuem para práticas eco conscientes, como o minimalismo
sustentável. “A personalização vem de uma demanda latente do mercado por
soluções específicas e experiências customizadas, mas sem o prejuízo da
produção em massa de produtos que não serão consumidos, perdem validade e são
descartados. É a alternativa tecnológica para a produção on demand, sem
estoques e sem perdas. Por isso, é uma das principais tendências que já
começaram a moldar o futuro do varejo mundial e que será cada vez mais
acessível para os consumidores”, destaca.
As oportunidades
Tratar os consumidores de forma
individualizada é uma escolha eficaz para aumentar a conversão de vendas,
garantir mais compradores recorrentes diante da ampla concorrência e é ainda um
caminho para manter uma comunicação mais humana com o cliente mesmo sem
interação física. De acordo com a pesquisa realizada pela OpenText, que
entrevistou 2 mil brasileiros, 73% deles voltam a comprar de marcas que apostam
na personalização do atendimento.
Essa estratégia está diretamente
alinhada a uma nova metodologia, comum em empresas B2B de software as service
(SaaS), como a JustForYou, que é o Product
Led Growth - em livre tradução significa crescimento liderado pelo
produto. Caio explica que, na prática, isso significa que o produto é
responsável pelo crescimento do negócio, ou seja, a ideia é que as empresas
trabalhem para desenvolverem e aprimorarem constantemente as ofertas, de modo
que, a partir da primeira experiência de uso, o consumidor seja fidelizado e
engaje com a marca de forma mais genuína.
“O que vale destacar aqui é justamente a
não imposição do consumo das marcas para os consumidores. O consumidor quer ser
respeitado, tratado e entendido como único, e personalizar um produto é apenas
a ponta do iceberg do que fazemos aqui na JustForYou. A jornada de compra de
cada cliente é única, a experiência que ele quer ter com a marca também, a
forma como quer ser chamado, o canal que quer ser atendido, o horário, tudo
isso passa diretamente pela hiper personalização”, avalia.
Os desafios
Fazer hiper personalização de
formulações é estar alinhado ao desejo das pessoas, mas que ainda acontece em
poucos setores. “A maioria das companhias aposta hoje na personalização por
recomendação, usando inteligência artificial apenas para indicar produtos do
portfólio que se adequam ao cliente”, comenta Caio.
Um grande obstáculo, para pequenas e
médias empresas que desejam aderir à revolução da personalização é o
investimento necessário para desenvolver inteligência artificial e algoritmos
de automação que irão coletar e cruzar os dados dos consumidores para criar
perfis de consumo e indicar os produtos finais. Diante dessa questão, o
empresário sugere alternativas como investidores, fundos de investimento e
outros recursos disponíveis para empresas que buscam inovar seus
processos.
“Mais do que personalização dos
produtos, o verdadeiro futuro do consumo precisa contemplar a personalização em
todas as etapas da jornada de compra, desde o primeiro contato da pessoa com a
marca, passando pela compra com a criação de fórmulas personalizadas para suas
necessidades, checkout rápido e deve continuar com o trabalho de pós-venda,
para garantir que o produto atenda aos desejos de seu dono”, finaliza.
Sobre a JustForYou
Pioneira em oferecer produtos para cabelo personalizados por meio de inteligência artificial no Brasil, a beauty tech JustForYou começou a operar em 2019 diante de um sonho: oferecer produtos que respeitem a individualidade de cada pessoa e resolvam necessidades reais. Com a proposta de usar a tecnologia para oferecer produtos de alta performance e adaptados para as características, rotina e desejos de cada pessoa, a JustForYou une beleza personalizada, minimalismo sustentável e bem-estar para produzir fórmulas exclusivas com ingredientes naturais, espuma natural, sem químicos agressivos e sem testes em animais. Iniciativa de três sócios-fundadores - Caio de Santi, Rodrigo Stoqui e Alex Eduardo - a empresa começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação de medicamentos personalizados.
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