Como o brasileiro escolhe seu banco? Elementos funcionais são os mais relevantes para os clientes, aponta Bain
Levantamento da consultoria com mais de 30 mil
pessoas apontou também uma baixa importância para aspectos relacionados a
impacto social na tomada de decisão
Uma nova pesquisa da Bain & Company,
com mais de 30 mil clientes de bancos no Brasil, mapeou seus anseios e os que
eles mais valorizam na hora de escolher uma instituição financeira. O
levantamento apontou que os elementos funcionais, aqueles relacionados aos
atributos objetivos que o produto ou serviço oferece ao consumidor, são os que
mais pesam na decisão.
Entre as razões mais apontadas pelos
entrevistados, lideram a lista as motivações “Me ajuda a não perder tempo”, “Me
ajuda a economizar dinheiro”, “Me oferece produtos e serviços de qualidade” e
“Reduz complexidade e facilita a minha vida”. Estes foram os únicos tópicos a
ficarem acima dos 30% no ranking de relevância dos elementos.
O elemento emocional, vinculado a
sensações e emoções, apareceu pela primeira vez na sétima posição, com o tópico
“Me ajuda a ter acesso a informações, produtos e serviços”. Já o elemento de
mudança de vida mais relevante foi o “Me ajuda a atingir meus objetivos”,
classificado como importante para 18% das pessoas.
A pesquisa da Bain também revelou uma
baixa valorização dos clientes pelos elementos de Impacto Social. “Me ajuda a
ajudar os outros e o mundo” foi considerado relevante por apenas 6% dos
clientes.
Motivações mudam por renda e idade
Embora pertençam à mesma dimensão dos
elementos de valor, há motivações distintas dos clientes de baixa, média e alta
renda no Brasil. Enquanto os dois primeiros grupos priorizam a economia de
tempo, os clientes de maior poder aquisitivo colocam a qualidade dos produtos e
serviços no topo das prioridades.
Fenômeno parecido ocorre quando os dados
são analisados pela idade dos respondentes. Pessoas até 25 anos dão mais
relevância para economia de dinheiro e de tempo. O público acima dos 40 anos,
valoriza, em primeiro lugar, a otimização de tempo e, na sequência, a
qualidade.
Entenda os Elementos de Valor
Desenvolvido pela Bain em 2016, os
Elementos de Valor representam as aspirações mais profundas por trás das
decisões de compra dos clientes B2B e B2C. A consultoria identificou 30
atributos, divididos em quatro categorias: funcional, emocional, mudança de
vida e impacto social.
Alguns elementos são mais internos,
abordando principalmente as necessidades pessoais dos consumidores. Outros são
focados no exterior, ajudando os clientes a interagir ou navegar no mundo
externo.
Empresas e setores que desempenham bem múltiplos elementos de valor registram crescimento de receita mais acelerada e clientes mais leais, com índices mais altos de NPS (Net Promoter Score).
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