Confira 5 dicas para administrar melhor o seu negócio
Henrique Carbonell - CEO F360
Quando você tem um papel de liderança, seja como
empreendedor do próprio negócio ou gestor de uma empresa, precisa ser capaz de
entender como gerenciar adequadamente as diferentes frentes de administração.
No varejo, em particular, há uma série de desafios, já que o volume de vendas
ao consumidor final costuma ser alto, o que aumenta a quantidade de dados a serem
gerenciados.
Ter
essas informações bem organizadas ajuda a pensar estrategicamente o negócio e
tomar decisões de forma mais assertiva. Hoje em dia, a automação oferecida por
plataformas de gestão financeira ajuda muito quem faz a gestão da própria loja.
Quando a operação envolve mais de um ponto de venda, então, os softwares podem
ser os melhores amigos do empreendedor.
Henrique
Carbonell, CEO da F360º, plataforma de gestão financeira que atende mais de 8
mil empresas, diz que cerca de 50% das horas de trabalho são reduzidas em um
varejo quando as equipes do administrativo e financeiro utilizam uma boa
ferramenta de gestão. “Ter tudo integrado com apoio de um software aumenta a
performance e confiabilidade dos dados. Ao trabalhar com planilhas para tratar
os dados, a chance de erro é alta”, diz.
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gestão do seu negócio!
Mantenha a DRE em dia
A
demonstração do resultado do exercício é um relatório contábil que evidencia se
as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo. Manter esse
demonstrativo bem organizado permite ao gestor ter visibilidade do que a
empresa está gastando e do que ainda irá desembolsar no futuro próximo. “É uma
visão real da área financeira da empresa”, diz Carbonell.
O
especialista comenta que é difícil ter a DRE bem organizada, principalmente em
empresas menores e do varejo, porque são muitas informações para lançar, tanto
de contas a pagar como de recebíveis. “A empresa vai desembolsando e se o
controle está desorganizado não sabe por que está com o custo alto, se tem
relação com funcionário, produto e por aí vai.”
Um
exemplo prático: o pequeno empresário toma a decisão de pagar um imposto
atrasado, mas não calcula qual o impacto disso nos custos. Na DRE é possível ter
essa visibilidade, de onde está gastando mais. E quando se administra mais de
uma loja, é possível ver facilmente qual está dando mais lucro.
Busque integração de dados e analise
individualmente
O
varejista que tem muitas lojas pode cair no erro de controlar o fluxo de caixa
de forma centralizada. Ou seja, no geral, olhando para todas as unidades, ele
sabe que está tendo lucro. Mas, no detalhe, pode acabar não vendo que uma das
lojas dá prejuízo em determinados momentos do ano.
Quando
a DRE está bem documentada, e a automatização via plataformas de gestão
financeira ajudam a fazer isso em escala, é possível ver qual loja dá prejuízo.
“Para tomar decisões estratégicas é importante ter a DRE por loja”, diz
Carbonell. As plataformas de gestão financeira fazem isso de forma
automatizada, buscando informações diretas nas secretarias da fazenda e já
organizam os dados por estabelecimento. Assim, o gestor faz o controle por
CNPJ, e não precisa ter alguém lançando nota.”
Faça a gestão do fluxo de caixa
Lojas
que atuam com o consumidor final vendem muito no cartão de crédito, parcelam em
três, quatro, dez vezes, e pode ficar difícil conciliar todos esses recebíveis
sem a ajuda de um software. “Imagina milhares de vendas, várias parcelas, uma
venda em duas vezes, a outra em três, a seguinte em quatro, e cada maquininha
com uma taxa. Quanto vai entrar para o caixa no mês?”, exemplifica. A gestão
pode realmente ficar complexa.
Quando
o varejista automatiza a frente de caixa e a gestão financeira, integra tudo no
ponto de venda, com base nas notas emitidas e nos informes das instituições
financeiras. Assim é possível ter clareza de que, apesar de ter vendido R$ 10
mil em um mês, por exemplo, só entrarão no caixa naquele período R$ 4 mil, em
razão de compras parceladas. “Sabendo disso é possível decidir sobre a
necessidade de antecipação de recebíveis, por exemplo”, diz o especialista.
Atenção à conciliação de cartões de crédito e
bancária
Quando
o varejo está automatizado e o estabelecimento vende no cartão de crédito
parcelado, o sistema já parcela essa venda e lança no sistema quanto a loja vai
receber por mês, já descontando, inclusive, a taxa certa cobrada pela
administradora do cartão.
“É
uma forma eficiente de controlar o que já antecipou, o que tem para receber de
fato. É isso que é a conciliação. Imagine organizar 5 mil vendas manualmente,
sem sistema, pode ser que a administração cobre taxa superior e você nem
perceba.”
Olhe para o futuro
Um
dos maiores benefícios das plataformas de gestão financeira é permitir olhar
para frente e fazer orçamentos e previsões financeiras reais. “Projetar o
futuro talvez seja até mais importante do que fazer a gestão do presente”,
pontua Carbonell.
Você
já sabe, por exemplo, que em dezembro as vendas aumentam e precisará contratar
mais funcionários. Quanto isso vai custar e qual o impacto no fluxo de caixa e
no lucro? Softwares de gestão financeira completos permitem ao gestor fazer
essa simulação, que pode ser útil de diversas formas, como na previsão de
aumento anual de aluguel do ponto de venda. “No sistema é possível colocar o
futuro aumento do aluguel e já estimar como vai ficar o fluxo de caixa.”
Sobre a F360º
Plataforma de gestão financeira para pequenos e médios varejistas fundada em 2014 por Henrique Carbonell. Em 2021, recebeu aporte de R$ 50 milhões da HiPartners e HIX Capital. Atende mais de 8 mil pontos de venda com sua solução. https://www.f360.com.br/
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