Cresce a venda de livros com temática LGBTQIA+
Redes sociais ajudam na divulgação; Grupo Livrarias Curitiba cria ação promocional até o fim de junho
As
mudanças de comportamento na sociedade também costumam gerar reflexos no meio
literário. E quando o assunto se refere às transformações envolvendo o público
jovem, as variações acontecem numa velocidade ainda maior.
De olho
nas demandas crescentes e no contato com seus diferentes clientes do varejo e
do atacado, a maior rede de livrarias do Sul do Brasil identificou um nicho de
mercado ávido por novidades: livros que abordam o assunto LGBTQIA+.
“Com o
boom do TikTok, surgiram perfis literários com muitos vídeos indicando livros
dessa temática. Foi nesse momento que a procura aumentou e tivemos que agir
rápido”, conta a diretora de Varejo do Grupo Livrarias Curitiba, Rute Pedri.
Em ritmo
acelerado, a companhia – que tem 26 lojas físicas nos estados do Paraná, Santa
Catarina e São Paulo – estreitou os contatos com seus fornecedores, ampliou o
leque de produtos nos pontos de vendas (PDVs) físicos e online e encontrou
novas oportunidades de mercado.
Série
originada em livros
A estreia
da série Heartstopper
na Netflix, em abril deste ano, causou ainda mais alvoroço entre os fãs.
Baseado
em quatro livros escritos pela ilustradora e autora inglesa Alice Oseman - Dois
Garotos, Um Encontro (2017), Minha Pessoa Favorita (2019), Um
Passo Adiante (2020) e De Mãos Dadas (2021) - o enredo envolve os
adolescentes Charlie e Nick que descobrem que são mais do que apenas amigos e
precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.
A trama
logo se tornou a queridinha da plataforma de streaming e de milhares de
admiradores, que vivenciam situações semelhantes no cotidiano e que, por vezes,
não conseguem expressar em palavras o que sentem.
No varejo
e no atacado, o reflexo também foi imediato. De acordo com a diretora do Grupo
Livrarias Curitiba, a série impulsionou a procura desses títulos. “Já
comercializamos 20.623 exemplares dessas obras. No dia 07 de julho – quando
será lançado o 4º volume da série - venderemos os 4 títulos juntos, numa
coleção especial. Quem adquirir pelo site ainda terá 25% de desconto. Até agora
já fizemos a pré-venda de 1.600 unidades somente do 4º volume”, comemora Rute
Pedri.
Pelos
quatro cantos do país
O Grupo
Livrarias Curitiba realiza serviços de distribuidora, opera com grandes volumes
de produtos e abastece cerca de mil pequenas livrarias em todos os estados
brasileiros. Ao mesmo tempo em que o consumidor final demanda por histórias de
conteúdo LGBTQIA+, as livrarias de cidades menores seguiram a mesma tendência.
“Mais de
70% dos pequenos livreiros que atendemos no atacado começaram a pedir livros
deste assunto. Fizemos um grande esforço para suprir essa demanda num curto
intervalo de tempo, já que o público jovem [de 12 a 15 anos] busca o produto
imediatamente e não gosta de esperar”, explica a diretora de Varejo.
Livros
promocionais
Para
celebrar o Dia Internacional
do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), mais de 100 títulos de livros
relacionados à temática estarão em promoção nos PDVs do Grupo Livrarias
Curitiba até o dia 30 de junho. Diversas obras sairão por R$ 23,90 cada e as
lojas terão espaços dedicados para facilitar a escolha dos clientes.
“Essa data de 28 de junho tem o principal
objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à
homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e
igualitária. Por isso, vamos destacar esses livros em nossas lojas”,
complementa Rute Pedri.
Campeões
de vendas
Dentro
desta temática e com grande procura nas lojas do Grupo Livrarias Curitiba,
destaque para Vermelho, Branco e Sangue Azul, escrito por Casey
McQuiston. O enredo - com ares de fanfic - aborda a história de amor entre o
filho bissexual da presidente dos Estados Unidos, Alex, e o príncipe gay da
Inglaterra, Henry.
Já Os
dois morrem no final – de Adam Silvera - mostra uma história sensível e
emocionante em que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte,
nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.
Em
Conectadas, de Clara Alves, a trama é sobre duas adolescentes se
descobrindo. Mas é muito mais que isso. É sobre amizade, família, aceitação,
bullying, diversidade, primeiro amor e segunda chance.
Sobre
O Grupo
Livrarias Curitiba nasceu na capital paranaense em 1963, tem 26 lojas físicas
no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e é a maior rede de livrarias do Sul do Brasil.
A
companhia engloba a Libris (editora infantil), a LivLov (marca própria de
papelaria), o Leio+ (clube de fidelidade), a Hora do Conto em Casa (clube de
assinatura), a marca Livrarias Catarinense (em algumas cidades de Santa
Catarina) e uma distribuidora de livros.
A empresa tem área de vendas por atacado, comercializa mais de 100 mil produtos envolvendo livros, artigos de papelaria, de tecnologia, games, presentes e brinquedos. Também realiza centenas de eventos culturais gratuitos em suas lojas, ao longo do ano.
Nenhum comentário