Em escolas públicas, Educação Física é muito mais que esporte, dizem especialistas
Prática esportiva é oportunidade para
compreender realidade de crianças e adolescentes
Não se trata de aprender a jogar
futebol, vôlei ou xadrez, tampouco de falar sobre as regras envolvidas em cada
modalidade esportiva. As aulas de Educação Física, tão amadas por tantas
crianças e adolescentes, são uma boa oportunidade para que a escola e o
professor desempenhem um importante papel social. É o que dizem especialistas
no assunto.
Katia Costa, assessora pedagógica de
Educação Física do Sistema de Ensino Aprende Brasil, atua na formação de
professores da rede pública municipal, com ênfase na Educação Física escolar.
Ela explica que, mais que a prática esportiva, é na Educação Física que se pode
estimular outras habilidades entre os estudantes. “Enquanto estivermos fazendo
da escola uma escolinha de futebol, perderemos a oportunidade de apresentar
outras vivências para nossas crianças”, afirma. Entre essas vivências estão
fatores como a solidariedade, a empatia, o respeito e as questões sociais.
Esse caráter social da Educação Física
está devidamente previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta
a construção do currículo escolar para escolas públicas e privadas de todo o
país. Ela está incluída na área de Linguagens do documento, acompanhada por
componentes como as Línguas Portuguesa e Inglesa e pelas Artes. Essa
característica se deve ao fato de que, de acordo com a BNCC, o movimento humano
tem aspectos culturais. Assim, as práticas corporais são também uma forma de
expressão social.
Mas, para que esse potencial seja
aproveitado, é preciso que os professores estejam atentos a ele. Para o
professor e pedagogo Luis Henrique Martins Vasquinho, autor de materiais
didáticos de Educação Física, não se aprofundar nas proposições da BNCC pode
causar abordagens inadequadas. “Uma leitura superficial da BNCC pode levar o
professor a entender que o aluno vai à escola para aprender a lutar, dançar ou
praticar diferentes modalidades esportivas. Precisamos pensar qual aprendizagem
do aluno sobre essas modalidades na escola é diferente do que ele vai encontrar
em outras instituições”, defende.
O esporte como ferramenta social
Além de ensinar a respeitar regras e
trabalhar em grupo, o esporte é reconhecido, já há algum tempo, como uma
importante ferramenta de inclusão social. São muitas as histórias de pessoas que
viram suas vidas serem transformadas por ele, de atletas profissionais a
adeptos amadores que encontraram um propósito na prática esportiva. Essa
potencialidade é ainda mais significativa quando o trabalho desenvolvido nas
escolas tem foco nas mudanças que o esporte pode promover nas estruturas
sociais.
“Eu posso trabalhar com o esporte e, a
partir dele, observar a realidade que cerca meus alunos, as situações que eles
presenciam em suas comunidades. A partir do esporte, é possível estudar, por
exemplo, a violência, e falar sobre ela com as crianças”, detalha Katia. Para a
especialista, outros aspectos das relações sociais também podem ser abordados.
“Um bom exemplo é a dança. A partir dela podemos debater as relações desiguais
às quais meninos e meninas estão submetidos. Por que é mais fácil para as
meninas terem uma carreira ligada à dança? Por que existe preconceito quando
são meninos dançando? São muitas as possibilidades de melhoria social trazidas
pela Educação Física”, finaliza.
Katia Costa e Luis Henrique Martins
Vasquinho são os convidados do episódio 46 do podcast PodAprender, produzido
pela Editora Aprende Brasil, cujo tema é “A
importância e os desafios da Educação Física na escola”. Todos os episódios
do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino
Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br),
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts disponíveis no Brasil.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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