Estratégias de ESG minimizam o impacto da logística no meio ambiente
*Antonio Wrobleski
O desenvolvimento sustentável é uma
prática cada vez mais exigida no mercado mundial, que chega a ganhar um peso de
obrigatoriedade para as empresas que atuam no e-commerce. Em total alinhamento com isso, o
ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) vem ganhando força,
já que trata da adoção de soluções para melhorar as estratégias de logística,
reduzindo os impactos no meio ambiente, enquanto o e-commerce continua em crescimento
acelerado.
O termo ESG é usado, portanto, para
medir e incentivar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma
empresa e está totalmente alinhado à sustentabilidade. Na NRF Retail’s Big Show
2022, em Nova York, uma das maiores feiras de varejo do mundo para apresentar
novidades e tendências, um dos temas mais discutidos foi o ESG. É fato que cada
vez mais o consumidor vai levar em consideração essas práticas e as empresas
que as adotarem sairão na frente.
Dentro desse contexto, olhando através
das lentes ESG, existem desafios para as empresas do segmento do e-commerce,
que, em março de 2022, representou 13,2% do comércio varejista restrito (exceto
veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses,
a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%. Vale
destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do
Comércio do IBGE, divulgada no dia 10 de maio.
Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust |
Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara
Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Ao comparar as vendas praticadas
pela internet, abril de 2022 (em relação ao mesmo mês do ano passado) teve uma
leve alta de 1,52%. No acumulado do ano, o crescimento segue em 9,63%.
A expectativa é que o e-commerce vai
continuar em ascensão, mas só vai se beneficiar quem evoluir e conseguir manter
os consumidores satisfeitos. Além disso, um dos grandes desafios do setor é
garantir que a operação logística emita cada vez menos poluentes sem encarecer
o processo, promovendo benefícios para as empresas, para o meio ambiente e para
a sociedade.
Nesse sentido, a roteirização é uma
tendência que surge como solução sustentável capaz de promover a otimização da
cadeia logística. Roteirizar as entregas gera economia ao passo que evita que
os produtos passem por lugares desnecessários ao longo da rota. O ESG é um tema
que está em voga e, por isso, merece atenção por parte das empresas de
logística.
Para o e-commerce, a adoção de práticas sustentáveis
dentro dos critérios ESG é, portanto, uma forma de minimizar os impactos da
logística na natureza. Dessa forma, o mercado logístico não limita seu
crescimento mas, ao mesmo tempo, garante soluções para o setor e para o meio
ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, avaliamos que o e-commerce tem o poder de
ajudar na redução de carbono e promover um mundo mais verde. Sendo assim,
implementar soluções que promovam a melhoria dos processos e ainda garantam a
preservação dos recursos naturais são questões urgentes.
Sobre Antonio Wrobleski
Presidente do Conselho de Administração da BBM Logística, Conselheiro da Pathfind, especialista em logística. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008, em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu, há 13 anos, e pratica o esporte há 30 anos.
Nenhum comentário