Empresas brasileiras estimam US$2,7 milhões em novos negócios em máquinas têxteis
Com participação promovida pelo Programa BMS,
empresas brasileiras lançaram soluções na Simatex 2022; movimentações durante o
evento atingiram US$980 mil
As principais novidades
sobre o setor internacional de máquinas têxteis foram o foco da Simatex 2022. A
feira, ocorrida entre 30 de maio e 2 de junho em Buenos Aires, Argentina,
contou com aproximadamente 200 expositores em uma área de 12 mil metros
quadrados. Na ocasião, companhias brasileiras apresentaram os principais
destaques de produtos para acabamento têxtil, tecidos de malha, corantes e
produtos químicos, softwares, reciclagem e serviços para a indústria no estande
coletivo do Programa Brazil
Machinery Solutions (BMS).
Ao todo, as empresas
Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Delta Máquinas Têxteis, Porta Cabos e
Socio Tec movimentaram US$980 mil em negócios durante a feira. Além disso, as
organizações estimam faturar, juntas, US$2,7 milhões nos próximos 12 meses. A
presença dessas companhias foi promovida pelo BMS, fruto da parceria entre
ApexBrasil e ABIMAQ, ação criada para fortalecer a imagem brasileira como
fabricante de bens de capital mecânicos com tecnologia e competitividade.
O principal mercado
atingido pelas empresas brasileiras foi o argentino. A Argentina é o quarto
maior parceiro comercial do Brasil dentro do setor, tendo importado no ano
passado um total de US$4,8 milhões. Os produtos mais comercializados pelo país
são os teares circulares para malhas, com cilindro de diâmetro superior a
165mm. Em 2021, este produto representou 40,7% das importações, com US$1,95
milhão - variação de 351,2% entre 2020 e 2021. Outros maquinários brasileiros
frequentemente importados pela Argentina são as máquinas para secar roupa, que
movimentaram US$777 mil no ano passado, e as cardas para preparação de outras
matérias têxteis, com um total de US$414 mil.
Em 2021, o Brasil
exportou US$57,5 milhões em máquinas e equipamentos têxteis. Seus
principais importadores são a Alemanha, os Estados Unidos, o Paraguai, a
Argentina e o México. Em 2021, a Alemanha movimentou US$13,9 milhões, um total
de 24,2% dos maquinários têxteis brasileiros. Os Estados Unidos por sua vez
importaram US$8,2 milhões, aumentando suas importações em 71,6% entre 2021 e
2020. Já o mercado paraguaio teve um aumento de 96,7% nas importações,
alcançando US$6,3 milhões. A Argentina, sede da ação, movimentou US$4,8 milhões
no ano passado, enquanto o México totalizou US$3,6 milhões.
Dentre os produtos mais
exportados pelo Brasil ao mercado externo, encontram-se as máquinas de lavar
roupa, de capacidade, expressa em peso de roupa seca, superior a 10kg, com uma
participação de 33,9%, totalizando US$19,4 milhões em movimentações. As
máquinas para preparação de matéria têxtil foram responsáveis pelo faturamento
de US$6,5 milhões. Em seguida, as agulhas para máquinas de costura alcançam
US$6 milhões no total das exportações.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria
de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa
a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como
fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com
tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente mais de 200
membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de
mineração, plástico, embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas
associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países. Mais
informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando
o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu
desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e
modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário