Empresas brasileiras movimentam US$4,7 milhões durante a Argenplás
Em edição marcada por inovações com foco em
meio ambiente e economia circular no evento, companhias brasileiras estimam
faturar US$8,7 milhões em negócios nos próximos 12 meses
Apresentando inovações
tecnológicas e máquinas de alta eficiência, empresas brasileiras participaram
da Argenplás, feira internacional do plástico. O evento, que acontece em
Buenos Aires, Argentina, a cada dois anos, é destinado aos setores de máquinas
e equipamentos, moldes e ferramentas, automação e controle de qualidade,
borracha, matérias primas e produtos químicos, meio ambiente e reciclagem,
produtos terminados e semielaborados, transformadores de plástico, além de
bancos, associações, entidades, revistas técnicas e serviços.
Ao todo, 15 companhias
brasileiras escolhidas pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS)
participaram do evento, que aconteceu recentemente, e contou com mais de 180
expositores da Argentina e outros 10 países. A ação com as organizações do
Brasil foi criada para fortalecer a imagem do País como fabricante de bens de
capital mecânicos com tecnologia e competitividade, fruto da parceria entre
ABIMAQ e ApexBrasil.
As empresas brasileiras
participantes movimentaram US$4,78 milhões em novos negócios ao longo do
evento, e estimam faturar US$8,76 milhões nos próximos 12 meses. Os principais
mercados atingidos pelas companhias foram a Argentina, o Uruguai, o Paraguai, o
Peru, a Bolívia, a Colômbia, o México, a Turquia e o Chile.
PANORAMA DAS
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
Os principais
importadores de máquinas e equipamentos brasileiros para a indústria do
plástico, embalagem e impressão são os Estados Unidos, a Argentina, o Peru, o
Reino Unido e o Chile. Em 2021 o Brasil exportou US$15 milhões para os Estados
Unidos, um total de 16% de seus maquinários no setor. A Argentina movimentou
US$14,1 milhões no mesmo período, enquanto o Peru importou US$7,6 milhões. Já o
Reino Unido aumentou sua participação em 79% entre 2020 e 2021, alcançando
US$7,3 milhões. O Chile, por sua vez, totalizou US$6,4 milhões em importações.
Os produtos brasileiros
mais exportados dentro da indústria do plástico, embalagem e impressão são as
máquinas e aparelhos para trabalhar borracha, plásticos ou para fabricação de
produtos dessas matérias. Em 2021, esses produtos tiveram uma participação
total de 27,4% dentro do setor, movimentando US$25,7 milhões. Outro destaque
são as máquinas auxiliares para impressão, que alcançaram US$11,2 milhões nas
exportações brasileiras, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
A Argentina importou no
ano passado, principalmente, máquinas e aparelhos para trabalhar borracha,
plásticos ou para fabricação de produtos dessas matérias, alcançando US$4,1
milhões, um total de 29,6% de suas importações do setor. Outro produto bastante
comercializado no mercado argentino foram as máquinas auxiliares para
impressão, que totalizaram US$2,3 milhões em 2021. A extrusora para materiais
termoplásticos, com diâmetro da rosca inferior ou igual a 300mm também contou
com demanda significativa, sendo que, no ano passado, movimentou US$1,4
milhões, totalizando 10,1% das importações argentinas.
Sobre o Brazil Machinery
Solutions - Fruto
da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de
máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como
fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O
Programa BMS possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de
diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens,
entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS
registraram exportações para 160 países. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação Brasileira
da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o
objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando
o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando
o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu
desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e
modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações: www.apexbrasil.com.br
Nenhum comentário